Depois de tanta consulta nesse fórum para planejamento, nada mais justo do que retribuir com mais informação
No meu relato, vou procurar abordar alguns pontos que eram dúvidas mesmo lendo a grande maioria dos relatos aqui. Acredito que boa parte deles já é mais antigo (cerca de 3/4 anos atrás), então acho bom dar uma atualizada em alguns detalhes e valores.
Antes de tudo, uma pequena introdução da viagem:
Meu namorado e eu estávamos há um tempo desejando fazer um mochilão pela Europa. Com o câmbio desfavorável, opções de cidades mais "caras" como Londres e Paris estavam fora de cogitação. Em meados de junho, comecei a pesquisar por aqui mesmo sobre alguns países mais em conta para o mochilão e acabamos decidindo por realizar a Europa Central. Sempre me interessei muito pela história da 2ª Guerra/Guerra Fria e tudo aconteceu basicamente por ali. Isso foi outro combustível para a decisão.
Compramos a passagem no fim de julho e teríamos (eu sozinho basicamente ) seis meses para planejar tudo.
Em relação às hospedagens: não temos muito pique para hostel, especialmente porque não curtimos compartilhar cozinha e banheiro. Nossa escolha foi Airbnb definitivamente não nos arrependemos.
O roteiro ficou o seguinte:
08/12 - BH -> SP -> Frankfurt
09/12 - Frankfurt
10/12 - Frankfurt -> Munique
11 até 14/12 - Munique
15/12 - Munique -> Praga
16 a 18/12 - Praga
19/12 - Praga -> Viena
20 a 22/12 - Viena
23/12 - Viena -> Budapeste
24 a 27/12 - Budapeste
28/12 - Budapeste -> Cracóvia
29 a 01/01 - Cracóvia
02/01 - Cracóvia -> Viena
03/01 - Viena -> Frankfurt -> SP -> BH
Inicialmente, Cracóvia não estava no roteiro, mas a LATAM alterou o horário do nosso vôo de volta, que estava marcado para o dia 28/12. Quando percebemos, a empresa tinha alterado a conexão em SP e teríamos que ficar em uma escala de 8 horas. Entramos em contato e descobrimos que quando a empresa altera algum dos vôos, você pode alterar livre de taxas a data da ida ou da volta para até 15 dias antes ou depois do marcado, assim como cancelar a passagem. Assim, decidimos passar o ano novo por lá também e voltar no dia 03/01, incluindo a Cracóvia no roteiro. Por isso a parte final acabou não ficando encaixadinha e tivemos que voltar para Viena para pegar o vôo de volta.
Transportes internos:
Todos foram comprados com 2 meses de antecedência, exceto Flixbus.
Frankfurt -> Munique: ICE (trem de alta velocidade) da DB Bahn (19 euros)
Munique -> Praga: Ônibus da DB Bahn (14 euros)
Praga -> Viena: RJ (trem regional = menor velocidade) da OBB (19 euros)
Viena -> Budapeste: Ônibus da Orange Ways (10 euros) = Golpe (informações no relato) + Ônibus da Flixbus (22,5 euros)
Budapeste -> Cracóvia: Ônibus da LuxExpress (5 euros)
Cracóvia -> Viena: Ônibus da Polskibus (4 euros)
Dá pra perceber que comprando com antecedência é economia na certa. Indico demais a quem tem viagem já planejada, já chegar com as passagens compradas.
Demais gastos prévios:
Passagem de avião: BH -> Frankfurt na ida e Viena ->BH na volta nos custou R$2500 para cada.
Mochila Ozark Trail 45 litros: R$99,00. Recomendo para quem vai fazer um mochilão urbano. Não queríamos nada extremamente resistente, apenas queríamos viajar somente com bagagem de mão. Acho péssimo ter que ficar puxando mala de rodinha para cima e para baixo caçando o local onde você vai ficar. A mochila correspondeu e está novinha até hoje, mas não espere uma Deuter. Outro detalhe é que deixamos para comprar as roupas de frio lá, então levei uma mala dobrável dentro da mochila (dica super válida). Acabei levando roupas para uma semana e fui lavando no decorrer da viagem nos apartamentos.
Seguro Viagem: R$208,00
Apartamentos no Airbnb: No total foram cerca de R$2800,00, dividindo, cada um pagou R$1400,00. Ficamos em apartamentos com média de custo de R$60,00 por dia para cada um. Dá pra achar muita coisa boa no Airbnb se procurar com antecedência.
Mas quanto ficou a brincadeira toda?
Sempre gostei de relatos que jogam o valor total de cara. Então, vou fazer o mesmo, mas antes preciso explicar o nosso perfil. Somos um casal e estamos juntos há 2 anos. Eu tenho 22 e ele 30. Não curtimos noitada. Pra gente um programa noturno é jantar em um restaurante ou tomar cerveja em um pub. Geralmente tomávamos café da manhã em casa, e almoçávamos ou jantávamos em casa, sendo assim, a outra refeição acabava sendo na rua. Somos mais controlados com dinheiro , mas não mãos de vaca. Fazemos apenas o que achamos justo o valor a pagar e não somos muito de sair entrando em tudo quanto é atração só porque estamos no local. Selecionamos o que mais nos interessa ao chegar no destino.
Nossa viagem saiu ao todo cerca de R$8000,00 para cada. Fiquei com a sensação que é possível diminuir esse valor em até R$1500,00 para os mesmos 25 dias. Querendo ou não, fazíamos pelo menos uma refeição por dia na rua além de que escolhemos alugar apartamentos inteiros nos lugares onde ficamos. Essa espécie de mochilão "confortável" agrega mais custo.
Como fiz as contas para quanto levar em euros?
Bom, como comentei, sou econômico. Criei um raciocínio que acabou funcionando bem. Pesquisei as cidades "caras" e as mais "baratas". Dentre as mais caras ficaram: Frankfurt, Munique e Viena. O restante entrou na lista das baratas. Para cada dia inteiro em uma cidade cara, contei 60 euros, para uma cidade barata, 40 euros (valor para cada pessoa). Meus deslocamentos sempre foram pela manhã, onde escolhíamos o primeiro horário para chegarmos por volta de meio-dia no destino. Assim, teríamos meio dia na cidade de destino. Então, meio dia em uma cidade cara, nos custaria 40 euros(joguei 10 euros a mais do que a metade para gastos com transporte até o apartamento), enquanto em uma cidade barata, custaria 30 euros. Desse modo, de acordo com o meu roteiro, eu sozinho deveria levar cerca de 1150 euros. Levamos, cada um, 1300 por precaução e acabamos gastando apenas 900 euros cada por lá . Cabe ressaltar que esse valor inclui apenas gastos com transporte urbano + atrações + alimentação. Hospedagem e transportes entre cidades foram pagos previamente.
Dia 1 - Frankfurt:
Chegamos em Frankfurt por volta de 15 horas. A imigração foi um pouco enjoada. Para todo mundo, os agentes estavam fazendo todas as perguntas de praxe. Para nós, nos perguntaram qual o motivo da viagem, quanto tempo passaríamos por lá, onde ficaríamos (pedindo os comprovantes de reserva), quanto estávamos levando de dinheiro e qual era nossa profissão. Tinha ido para a França em 2014 e consegui passar sem me fazerem qualquer pergunta. Acredito que deve ser de dia e os alertas de terrorismo devem influenciar bem na situação. A dica que posso dar é só estar com os documentos obrigatórios que tem no site da UE que vai dar tudo certo.
Depois disso, fomos em direção ao S-Bahn para irmos ao centro da cidade em direção ao hotel em que passaríamos uma noite. O aeroporto é bem grande e a parte próxima à entrada para os trens é um pouco confusa. Não sabíamos se o S-Bahn passava por ali ou se eram trens vindos de outras cidades. Perguntamos ao rapaz do guichê da DB Bahn, compramos os tickets de transporte público diário nas máquinas e fomos para o centro.
Ficamos no Hotel Garni. Um ponto um pouco desconfortável foi que a atendente não sabia falar o mínimo de inglês, então o check in foi uma batalha até uma colega dela chegar para ajudar. O ponto positivo foi que reservamos um quarto e eles nos alocaram num apartamento no último andar de 3 quartos, sala e cozinha . Isso tudo sem custo adicional.
Quando anoiteceu, fomos à famosa rua Zeil comprar nossas roupas. Primark é vida. Comprei cachecol, luva, touca e uma bota com pelinhos por dentro por 30 euros. O casaco de frio acabei comprando na C&A por 49,90 euros. Gastei ao todo 80 euros para me equipar bem .
Depois disso, fomos procurar algum lugar para jantar. Passamos na Paulaner da Römer para tentar uma mesa, mas a atendente foi super grossa dizendo que a gente deveria esperar a fila, dando a entender que queríamos passar na frente sendo que não havia a menor sinalização de fila. Saímos na hora e fomos pra Römer visitar o mercadinho de Natal que estava lotado. Não ficamos muito tempo e logo fomos para o McDonald's em frente à estação de metrô da Zeil e jantamos por lá mesmo por 15 euros. Voltamos cedo para a casa, pois no dia seguinte o nosso trem para Munique sairia às 6:50 da manhã.
Depois de tanta consulta nesse fórum para planejamento, nada mais justo do que retribuir com mais informação
No meu relato, vou procurar abordar alguns pontos que eram dúvidas mesmo lendo a grande maioria dos relatos aqui. Acredito que boa parte deles já é mais antigo (cerca de 3/4 anos atrás), então acho bom dar uma atualizada em alguns detalhes e valores.
Antes de tudo, uma pequena introdução da viagem:
Meu namorado e eu estávamos há um tempo desejando fazer um mochilão pela Europa. Com o câmbio desfavorável, opções de cidades mais "caras" como Londres e Paris estavam fora de cogitação. Em meados de junho, comecei a pesquisar por aqui mesmo sobre alguns países mais em conta para o mochilão e acabamos decidindo por realizar a Europa Central. Sempre me interessei muito pela história da 2ª Guerra/Guerra Fria e tudo aconteceu basicamente por ali. Isso foi outro combustível para a decisão.
Compramos a passagem no fim de julho e teríamos (eu sozinho basicamente
) seis meses para planejar tudo.
Em relação às hospedagens: não temos muito pique para hostel, especialmente porque não curtimos compartilhar cozinha e banheiro. Nossa escolha foi Airbnb definitivamente não nos arrependemos.
O roteiro ficou o seguinte:
08/12 - BH -> SP -> Frankfurt
09/12 - Frankfurt
10/12 - Frankfurt -> Munique
11 até 14/12 - Munique
15/12 - Munique -> Praga
16 a 18/12 - Praga
19/12 - Praga -> Viena
20 a 22/12 - Viena
23/12 - Viena -> Budapeste
24 a 27/12 - Budapeste
28/12 - Budapeste -> Cracóvia
29 a 01/01 - Cracóvia
02/01 - Cracóvia -> Viena
03/01 - Viena -> Frankfurt -> SP -> BH
Inicialmente, Cracóvia não estava no roteiro, mas a LATAM alterou o horário do nosso vôo de volta, que estava marcado para o dia 28/12. Quando percebemos, a empresa tinha alterado a conexão em SP e teríamos que ficar em uma escala de 8 horas. Entramos em contato e descobrimos que quando a empresa altera algum dos vôos, você pode alterar livre de taxas a data da ida ou da volta para até 15 dias antes ou depois do marcado, assim como cancelar a passagem. Assim, decidimos passar o ano novo por lá também e voltar no dia 03/01, incluindo a Cracóvia no roteiro. Por isso a parte final acabou não ficando encaixadinha e tivemos que voltar para Viena para pegar o vôo de volta.
Transportes internos:
Todos foram comprados com 2 meses de antecedência, exceto Flixbus.
Frankfurt -> Munique: ICE (trem de alta velocidade) da DB Bahn (19 euros)
Munique -> Praga: Ônibus da DB Bahn (14 euros)
Praga -> Viena: RJ (trem regional = menor velocidade) da OBB (19 euros)
Viena -> Budapeste: Ônibus da Orange Ways (10 euros) = Golpe
(informações no relato) + Ônibus da Flixbus (22,5 euros)
Budapeste -> Cracóvia: Ônibus da LuxExpress (5 euros)
Cracóvia -> Viena: Ônibus da Polskibus (4 euros)
Dá pra perceber que comprando com antecedência é economia na certa. Indico demais a quem tem viagem já planejada, já chegar com as passagens compradas.
Demais gastos prévios:
Passagem de avião: BH -> Frankfurt na ida e Viena ->BH na volta nos custou R$2500 para cada.
Mochila Ozark Trail 45 litros: R$99,00. Recomendo para quem vai fazer um mochilão urbano. Não queríamos nada extremamente resistente, apenas queríamos viajar somente com bagagem de mão. Acho péssimo ter que ficar puxando mala de rodinha para cima e para baixo caçando o local onde você vai ficar. A mochila correspondeu e está novinha até hoje, mas não espere uma Deuter. Outro detalhe é que deixamos para comprar as roupas de frio lá, então levei uma mala dobrável dentro da mochila (dica super válida). Acabei levando roupas para uma semana e fui lavando no decorrer da viagem nos apartamentos.
Seguro Viagem: R$208,00
Apartamentos no Airbnb: No total foram cerca de R$2800,00, dividindo, cada um pagou R$1400,00. Ficamos em apartamentos com média de custo de R$60,00 por dia para cada um. Dá pra achar muita coisa boa no Airbnb se procurar com antecedência.
Mas quanto ficou a brincadeira toda?
Sempre gostei de relatos que jogam o valor total de cara. Então, vou fazer o mesmo, mas antes preciso explicar o nosso perfil. Somos um casal e estamos juntos há 2 anos. Eu tenho 22 e ele 30. Não curtimos noitada. Pra gente um programa noturno é jantar em um restaurante ou tomar cerveja em um pub. Geralmente tomávamos café da manhã em casa, e almoçávamos ou jantávamos em casa, sendo assim, a outra refeição acabava sendo na rua. Somos mais controlados com dinheiro
, mas não mãos de vaca. Fazemos apenas o que achamos justo o valor a pagar e não somos muito de sair entrando em tudo quanto é atração só porque estamos no local. Selecionamos o que mais nos interessa ao chegar no destino.
Nossa viagem saiu ao todo cerca de R$8000,00 para cada. Fiquei com a sensação que é possível diminuir esse valor em até R$1500,00 para os mesmos 25 dias. Querendo ou não, fazíamos pelo menos uma refeição por dia na rua além de que escolhemos alugar apartamentos inteiros nos lugares onde ficamos. Essa espécie de mochilão "confortável"
agrega mais custo.
Como fiz as contas para quanto levar em euros?
Bom, como comentei, sou econômico. Criei um raciocínio que acabou funcionando bem. Pesquisei as cidades "caras" e as mais "baratas". Dentre as mais caras ficaram: Frankfurt, Munique e Viena. O restante entrou na lista das baratas. Para cada dia inteiro em uma cidade cara, contei 60 euros, para uma cidade barata, 40 euros (valor para cada pessoa). Meus deslocamentos sempre foram pela manhã, onde escolhíamos o primeiro horário para chegarmos por volta de meio-dia no destino. Assim, teríamos meio dia na cidade de destino. Então, meio dia em uma cidade cara, nos custaria 40 euros(joguei 10 euros a mais do que a metade para gastos com transporte até o apartamento), enquanto em uma cidade barata, custaria 30 euros. Desse modo, de acordo com o meu roteiro, eu sozinho deveria levar cerca de 1150 euros. Levamos, cada um, 1300 por precaução e acabamos gastando apenas 900 euros cada por lá
. Cabe ressaltar que esse valor inclui apenas gastos com transporte urbano + atrações + alimentação. Hospedagem e transportes entre cidades foram pagos previamente.
Dia 1 - Frankfurt:
Chegamos em Frankfurt por volta de 15 horas. A imigração foi um pouco enjoada. Para todo mundo, os agentes estavam fazendo todas as perguntas de praxe. Para nós, nos perguntaram qual o motivo da viagem, quanto tempo passaríamos por lá, onde ficaríamos (pedindo os comprovantes de reserva), quanto estávamos levando de dinheiro e qual era nossa profissão. Tinha ido para a França em 2014 e consegui passar sem me fazerem qualquer pergunta. Acredito que deve ser de dia e os alertas de terrorismo devem influenciar bem na situação. A dica que posso dar é só estar com os documentos obrigatórios que tem no site da UE que vai dar tudo certo.
Depois disso, fomos em direção ao S-Bahn para irmos ao centro da cidade em direção ao hotel em que passaríamos uma noite. O aeroporto é bem grande e a parte próxima à entrada para os trens é um pouco confusa. Não sabíamos se o S-Bahn passava por ali ou se eram trens vindos de outras cidades. Perguntamos ao rapaz do guichê da DB Bahn, compramos os tickets de transporte público diário nas máquinas e fomos para o centro.
Ficamos no Hotel Garni. Um ponto um pouco desconfortável foi que a atendente não sabia falar o mínimo de inglês, então o check in foi uma batalha até uma colega dela chegar para ajudar. O ponto positivo foi que reservamos um quarto e eles nos alocaram num apartamento no último andar de 3 quartos, sala e cozinha
. Isso tudo sem custo adicional.
Quando anoiteceu, fomos à famosa rua Zeil comprar nossas roupas. Primark é vida. Comprei cachecol, luva, touca e uma bota com pelinhos por dentro por 30 euros. O casaco de frio acabei comprando na C&A por 49,90 euros. Gastei ao todo 80 euros para me equipar bem
.
Depois disso, fomos procurar algum lugar para jantar. Passamos na Paulaner da Römer para tentar uma mesa, mas a atendente foi super grossa dizendo que a gente deveria esperar a fila, dando a entender que queríamos passar na frente sendo que não havia a menor sinalização de fila. Saímos na hora e fomos pra Römer visitar o mercadinho de Natal que estava lotado. Não ficamos muito tempo e logo fomos para o McDonald's em frente à estação de metrô da Zeil e jantamos por lá mesmo por 15 euros. Voltamos cedo para a casa, pois no dia seguinte o nosso trem para Munique sairia às 6:50 da manhã.
Editado por Visitante