Ir para conteúdo

Descobrindo a Região Carbonífera do RS. Arroio dos Ratos. Dez.2016


fernandos

Posts Recomendados

  • Membros

Na Rota de Santa Maria ao Litoral gaúcho, estava nos planos Arroio dos Ratos, cidade da qual sabia muito pouco, mas saber que era da região Carbonífera do Rio Grande do Sul, eu nem sabia que existia uma região Carbonífera no RS, pois é, mas existe. Abrangendo Minas do Leão, Butia, Charqueadas, São Jerônimo, General Câmara, dentre outras cidades. Enfim como na ida para Floripa não deu pra encaixar essa visita, coloquei no roteiro de volta, a 50 km de Porto Alegre. Cidadezinha pacata, bem interiorana, o pórtico estava obstruído, pois, estão de obras na RS 290, mas fui me enfiando, na busca do Largo do Mineiro e do Museu do Carvão. O Largo foi fácil achar, foi só ir reto da entrada da cidade, pelas ruas de paralelepípedo, uns 3 km. Bonito lugar, tem uma praça próxima, uma estatua em homenagem aos mineiros que viveram na cidade nos áureos tempos de prosperidade, ou negros tempos, já que a prosperidade era o carão. Enfim. Perguntei para um local, onde era o tal museu, e me indicou. Bem perto uns 2 km, e lá estava. Bem interessante, são várias ruínas, do que era uma antiga mina de carvão. Como o dia estava ensolarado, e só eu no local, deu para tirar boas fotos, e passear pelo local, ver aqueles escombros, que remontam a um outro tempo. Pura nostalgia. Que curte um turismo menos badalado, histórico e mais nostálgico, é um ótimo lugar. De interessante também em Arroio dos Ratos, o nome é claro que se deve, ao arroio da cidade que era cheio de roedores; outro fato curioso é a cidade ter passado de Capital do Carvão para cidade da melancia. Agora o que a melancia tem haver com carvão? Vou ficar devendo, mas é interessante verificar algumas lixeiras em forma de melancia, e até parada de ônibus, que de tão estranhas acabam sendo legais. Enfim, mais uma região desse nosso rio grande velho, que nunca para de me surpreender.

 

Fotos. http://cenasperdidas.blogspot.com.br/ e http://rotasetrips.blogspot.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...