Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Carol Florianópolis

De Florianópolis a Potosí de Carro - Peaberu, Salar de Uyuni e Potosí

Posts Recomendados

Olá pessoal!

 

Volto ao Mochileiros para compartilhar com vocês nosso novo roteiro de carro pela América do Sul. Iremos de Florianópolis a Potosí, passando pelo oeste catarinense, Salto del Guayrá, Foz do Iguaçu, Assunção, Salta e finalmente Potosí. O trecho brasileiro será uma tentatica de percorrer um antigo caminho Sul-americano, muito utilizado pelos povos originários do Cone Sul, chamado Peaberú. Pelos estudos que tenho feito, este caminho era muito utilizado pelas tribos que compunham a grande Nação Guarani, servindo também aos incas na tentativa de expandir seu território do Alto Peru (atual Bolívia) em direção ao leste, o que não foi possível devido a presença e a resistência dos guaranis que eram muitos. Estendiam-se do Alto Peru ao Atlântico e da Lagoa dos Patos até Cananeia. A continuação do Peaberu era o Capac ñan, caminho inca, logo, através do Peaberu era possível ir do Atlântico ao Pacífico.

 

A partir de referências colhidas em livros de escritores e historiadores brasileiros (Sérgio Buarque de Holanda, Eduardo Bueno, Rosana Bond, Luiz Galdino) e mais uma dezena de escritores estranjeiros, entre eles Cabeça de Vaca em seu livro Náufrágios e Comentários, escrito no século XVI é possível retraçar a antiga rota do Peaberu. Os detalhes dessa tentativa de retrilhar o caminho contarei em meu blog http://navelirica.blogspot.com.br/

 

Além do Peaberu passaremos pela Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) a partir de Salto del Guayrá, passando por Puerto Iguazu com destino a Assunção. De Assunção seguiremos para Salta na Argentina e depois pegaremos o sentido norte na direção da fronteira entre Argentina e Bolívia. Entraremos na Bolívia via La Quiaca, com destino ao Salar de Uyuni, Oruro e finalmente Portosí. No retorno, se ainda tivermos pique, voltaremos por San Salvador de Jujuy com destino a Encarnación, para conhecer as reduções jesuíticas na região antes de retornar a Florianópolis.

 

Seremos quatro viajantes, eu Carolina (41), Alexandre (46) Valentina (19) e Manoela (14). Desejamos compartilhar experiências sobre esses lugares, principalmente sobre o que fazer e onde se hospedar em Assunção, Potosí e Uyuni.

 

 

Saludos!

 

Carol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...