Ir para conteúdo

MEU PRIMEIRO MOCHILÃ0 - O que preciso antes de viajar?


Posts Recomendados

  • Membros

Você adora viajar? Você quer conhecer lugares e culturas novas? Você se sente como um cidadão do mundo?

 

Aqui é seu lugar!

 

Viajar é uma delícia e cada viagem é uma oportunidade única para se conhecer melhor e conseguir responder suas próprias perguntas. Viajar sempre foi minha paixão e, apesar de estar morrendo de medo, eu em 2015 eu coloquei uma mochila na minhas costas e fui conhecer a Europa.

 

Sim, meu primeiro mochilão foi para Europa, e a oportunidade surgiu depois de ter ganhado do IED (Instituto Europeu de Design) um curso de verão em Barcelona. Na época eu fazia pós graduação lá e eles convidaram os alunos para esse curso sobre Future Thinking. Eu só pensei em largar meu emprego e conhecer esse continente mais a fundo.

 

Mas, você pode começar essa aventura também! Basta querer!

E para facilitar eu escrevi uma série de artigos para te deixar animado a largar tudo e sair por ai mochilando!

 

Fui sozinha, sério, viajar sozinha foi libertador, nunca me senti tão bem na vida. Mulher pode viajar sozinha, sim. Claro, fiquei com um pouco de medo, tanto que o primeiro hostel que me hospedei era só para mulheres, mas depois que eu vi aquele monte de mulher forte e decidida, viajando sozinha eu me senti mais segura. Mulher viajando sozinha é uma coisa linda de se ver!

 

O roteiro foi baseado em "Qual cidade da Europa tem a passagem mais barata" e no caso eu comecei por Roma.

 

222645_eb7688b972ac49eb952b9cece295ac7e~mv2.webp

 

O Roteiro

 

Voei de Guarulhos para Roma pela Latam, voo com conexão de duas horas em Frankfurt, passei pela imigração alemã e foi tudo tranquilo, só me perguntaram o que eu ia fazer na Europa e eu respondi "turismo". Frankfurt é um dos maiores aeroportos da Europa e por la passa gente do mundo inteiro o ano todo, por isso foi tão tranquilo. De la eu fui para Roma. :P:P

Bom, único lugar do meu roteiro que eu fazia questão de ir era Paris, então eu escolhi cidades que eram caminho entre Roma, Paris e Barcelona, onde eu ia ficar 15 dias no curso do IED e finalizar minha viagem. As cidades escolhidas foram: Roma, Florença, Veneza (que mudei para Milão quando estava em Roma), Zurique, Paris, Nice e Barcelona. Eu também conheci lugares fora do meu roteiro como Cinque Terre, Cannes, Mônaco e Lisboa. Meu meio de locomoção pela Europa foi o trem. :idea:

 

::love:: Roma - 4 dias - https://www.agorasouleve.com.br/single-post/Meu-primeiro-mochilao-Roma

::love:: Florença - 3 dias https://www.agorasouleve.com.br/single-post/Meu-primeiro-mochilao-florenca

::love:: Cinque Terre - 1 dia https://www.agorasouleve.com.br/single-post/meu-primeiro-mochilao-Cinque-Terre

::love:: Milão - 3 dias https://www.agorasouleve.com.br/single-post/meu-primeiro-mochilao-milao-expo-milano

::love:: Zurique - 5 dias (tremendo exagero)

::love:: Paris - 4 dias

::love:: Nice - 4 dias

::love:: Barcelona - Não lembro quantos dias foram, mas fiquei por lá mais de 15 dias.

 

Fui como marinheira de primeira viagem mesmo, se fosse hoje eu teria mudado meu roteiro e ficado menos tempo em alguns lugares. Mesmo assim, valeu super a pena, pude fazer tudo com calma e conhecer bem cada lugar que eu fui sem correria.

 

222645_144f5d10c3974f0996ec18eb6ca21a2~mv2_d_3812_2786_s_4_2.webp

 

Eurail Pass vale a pena? :!:

Viajar de trem pela Europa é eficiente, é rápido e fácil. Comprei um Eurail Pass e achei ele bem confuso e às vezes acho que foi um bom negócio, às vezes não. Você compra ele pela internet antes de viajar e ele te da liberdade para percorrer os países da Europa que você escolheu por trens de alta velocidade ou regionais. Ele é vendido como uma opção mais barata para viajar de trem, na época eu fiz as contas e realmente era a melhor opção, mas eu achei que não iria precisar gastar nada com passagens, e me enganei, cada reserva com o Eurail teve um custo médio de 11 euros.

 

Exceto no trecho Zurique/Paris, que a reserva me custou 47 euros. Vale a pena se você pesquisar direitinho quais são os trens que não cobram nenhuma taxa, na maioria das vezes são os regionais. Mas trens regionais sempre são mais lentos e com muitas baldeações, então, depende do modo como você quer viajar. Eu não compraria de novo. :cry:

 

Como escolher o melhor hostel? ::otemo::

Escolhi todos os hostels pelo Booking.com, ia nos valores mais baixos e pontuações mais altas. O Site é bem fácil de usar, tem muitos comentários, então, não teremos surpresas quando chegarmos no Hostel. Reservar de ultima hora nunca é uma boa ideia, porque os lugares "bons e baratos" acabam logo. Prefiro sempre escolher hostel com café da manhã incluso, porque é uma boa forma de começar o dia! As regras de cancelamento são sempre bem flexíveis, aconselho a ler elas antes pra não ter dor de cabeça se precisar cancelar, ou se quiser mudar de destino. 

 

Os hostels costumam ser bem bons e é uma ótima forma de conhecer pessoas que estão na mesma "vibe" que você, conheci gente do mundo inteiro, todos muito receptivos e alegres. Costumam ser seguros, mas cadeados são extremamente importante, para os lockers (armários individuais) e malas/mochila.

 

Importante: Seguro de Saúde é obrigatório para ir para Europa! ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Foi uma experiência única, divertida e vibrante. Conheci pessoas especiais, lugares diferentes, provei comidas que eu nunca tinha provado antes, até vivi como um local em certos lugares. Me senti livre, leve e solta. ::hahaha::

 

Vou falar um pouquinho de cada lugar que estive e minhas experiencias, surpresas, decepções e alegrias nos próximos posts!  :arrow:

 

As melhores dicas de mochilão estão aqui. Separei minhas melhores experiências e lembranças para compartilhar com você! Siga nos links abaixo para descobrir!

 

Meu primeiro mochilão - Verão de 2015 - Guia Completo: https://www.agorasouleve.com.br/meu-primeiro-mochilao ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

oláá, estou planejando meu primeiro mochilão para a europa em março do próximo ano, irei passar 32 dias. ::otemo::

Dentro o meu roteiro, também está Paris (5 dias), Roma(4 dias) e Barcelona(4 dias)

Quanto você gastou em média no total em cada cidade?

Ainda estou um pouco perdida quanto ao transporte interno que terei que fazer em algumas cidades como:

MADRI>BARCELONA

LONDRES>PARIS>BRUXELAS>AMSTERDÃ

ROMA>VENEZA

Qual dica você me dá sobre a compra dos passes de trem, e quais site posso está comprando?? ja que o passe que você comprou nao vale tanto a pena...

 

irei ler todos seus relatos, muito bacana!! obrigada desde já :****

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

mil desculpassss!!! eu estou com problema no site... vou te mandar o link certo :)https://anacarolinasbarros.wixsite.com/brasilisboemia ::love::

 

para andar de trem eu usei o EURAIL pass que comprei antes no brasil

 

e gastei em média 30 euros por dia em cada cidade! :)

levei ao todo 1200 euros para 40 dias ::otemo::

As vezes gastava mais, as vezes menos! só entrei nos pontos turisticos que eram de graça ::mmm:

 

:!: Comi mto fast-food e muuuuita comida de supermercado!

 

:!: paguei só um hostel pelo cartão de crédito (o mais caro que foi o de zurique)

 

Sobre os transportes entre:

MADRI>BARCELONA :arrow: você pode fazer de trem ou onibus (onibus é sempre mais barato)

 

BARCELONA>LONDRES>PARIS :arrow: o trem de alta velocidade que liga londres e paris é muuuuito caro, não recomendo, de onibus são 10 horas de viagem mais ou menos... acho que a melhor opção é ir de avião (aqui http://www.edreams.com.br/ você encontra passagens baratas.. sempre tem promoções)

 

PARIS>BRUXELAS>AMSTERDÃ :arrow: da pra fazer tudo de trem e onibus... o que você achar melhor (trem tem conforto mas o ônibus é mais barato)

 

ROMA>VENEZA :arrow: a trenitália é uma empresa baratinha de trem que tem essa linha (da para fazer de onibus também)

 

:!:Meu conselho :!:

 

vê qual lugar tem a passagem de ida mais barata e comece por ali.. no meu caso foi Roma :P

 

depois da para ir encaixando os lugares :wink:

 

::love:: Se precisar pode me contatar aqui ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

muuuuulher, vou te pertubar mais um pouquinho ::lol4:: pq nunca fiz uma viagem dessas, e meti as caras em programar esse mochilão para o próximo ano de presente como formatura da faculdade. haha! tô lendo quase tudo aqui no site e tentando fazer com que dê certo mesmo ::love::

 

eu tô passada como tu gastou pouco! :o me conta o segredo, porque pelas minhas contas, já incluso hospedagens (hostel), as passagens de trem e de avião em alguns cidades e com alimentação e passeios eu estimulei em média 75 euros por dia. Mas eu sou bem detalhista e sai procurando quase todos os preços em média de tudo (mesmo faltando um ano pela frente rsrsrs) enfim, o totaaaal deu 12mil reais pra 34 dias com a cotação de 3,60. ::ahhhh::

 

vou te mostrar meu roteiro pra você ter uma noção...

Vou por Lisboa e volto por Veneza

LISBOA (3 dias)

MADRI (4 dias)

bate e volta em: Toledo e córdoba

BARCELONA (4 dias)

LONDRES (5 dias)

PÁRIS (5 dias)

BRUXELAS (1 DIA)

AMSTERDÃ (4 dias)

PRAGA (3 dias)

ROMA (3 dias)

VENEZA (3 dias)

 

LISBOA>MADRI

BARCELONA>LONDRES

AMSTERDÃ>PRAGA

PRAGA>ROMA

Esses trechos serão de avião, e o resto por trem mesmo.

Que que tu acha? se puder me ajudar suuuuuuper agradeço, porque quero organizar ainda enquanto é tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...