Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Tromba d´água deixa pessoas ilhadas no Parque Nacional dos Aparados da Serra

Postado
  • Membros

Tromba d´água deixa pessoas ilhadas no Parque Nacional dos Aparados da Serra

 

:arrow: Fonte: Jornal Zero Hora

 

26/3/2010 | 12:37:00 Sem poder cruzar rio, grupo enfrentou frio e chuva por quase 24 horas

Três pessoas viveram momentos de tensão no interior do Parque Nacional dos Aparados da Serra, entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC).

 

Eles estavam percorrendo uma trilha, quando foram surpreendidos por uma chuva de verão. A chuva provocou o fenômeno de Tromba d´água, que faz o nível e a velocidade das águas dos rios aumentar consideravelmente, deixando-os ilhados em meio à mata sem poder voltar por onde vieram.

 

O grupo ficou quase 24 horas ao relento, exposto ao frio e à chuva que não deu trégua, até ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros catarinense.

 

Um alerta foi lançado para a direção do parque por volta das 18h. O diretor da unidade, Deonir Zimmermann, acionou o socorro.

 

– Eles não tinham rádio, não pega celular no interior da trilha. Não conseguiram prever que o rio ia subir. O socorro chegou rápido, levando comida, roupa seca e uma lona. Não tinha como fazer o resgate à noite, era muito perigoso. Por isso, foi feito pela manhã – disse Zimmermann.

 

O primeiro a chegar ao local, por volta das 22h, foi o grupo de salvamento organizado pelos guias da região. Foi um alívio para os aventureiros.

 

– O nosso guia tinha lanterna e, quando a gente ouviu as primeiras vozes, ele sinalizou. Depois eles jogaram as cordas e montamos uma tirolesa (cordas amarradas horizontalmente entre dois pontos), que serviu para passar a comida e os agasalhos – contou Almeida.

 

Por volta das 7h chegou o Corpo de Bombeiros, que se deslocou de Araranguá (SC). O resgate durou até as 12h de ontem.

 

As trombas d´água são problemas típicos de verão, entretanto, como este ano tem sido mais quente que o normal, as trombas d´água podem ainda ocorrer neste outono em lugares como a Serra Geral, Serra do Mar e Serra da Mantiqueira.

Featured Replies

Postado
  • Membros

O contato com a natureza é muito gratificante. Mas exige uma série de cuidados.

Trombas d'água, raios, animais peçonhentos, e muito mais, podem transformar uma aventura maravilhosa numa experiência terrível e fatal.

Conhecer os perigos e adotar os procedimentos para minimizá-los é fundamental. Mas o medo de acidentes não devem impedir a realização das aventuras.

Afinal, "o maior perigo para um aventureiro é... não ir..."

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.