Agora em março (2010) estive pela Europa, e vou contar um pouquinho do relato, e dar dicas às vocês! Qualquer coisa é só avisar!!!
Roteiro foi:
Roma 3 dias...
Paris 4 dias...
Genebra e Chamonix: 2 dias
Londres: 5 dias
São Paulo-Roma.
Fui eu e meu pai. Embarcamos em São Paulo 16h25, depois de 1h30 do translado Congonhas-Guarulhos, que demorou mais que o voo Londrina-SP.
No avião você já se sente na Italia. Vinhos italianos, bolachinha italiana...
Chegamos um pouco mais cedo ás 06h55. Um ônibus veio pegar a gente no avião.
Por incrível que pareça o aeroporto estava vazio. Então nem entramos direito e já fomos para imigração. Aquele frio na barriga. Éramos o primeiro da fila. Mas graças a Deus o italiano só perguntou (em espanhol-italiano) quantos dias íamos ficar e depois para onde íriamos. Carimbou. Não pediu dinheiro nem comprovante de hotel, apenas do voo para Paris.
Roma.
Saímos do Fiumicino e como havia estudado a rota até o hotel (http://www.hotelcaravel.it/), não foi muito díficil.
Chegando no hotel, deixamos a mala e não ficamos nem 10 minutos movidos pela anciedade. Já eram 9h00.
Compre o Roma Pass, o fato de ele deixar você usar transporte público grátis ajuda muito (compramos o de 1 dia que só dava direito a transporte por 24h, pagamos 4 euros, e me arrependi de não comprar o de 3 dias mais Museus, de 25 euros...)
Perguntamos para o recepcionista qual ônibus pegar. Era o 715 que ia para Piazza Venezia. De lá faríamos o centro inteiro.
Chegamos na Piazza Venezia (após passar de ônibus ao lado do Circus Maximus), fotos e depois como tudo é basicamente perto, fomos nos principais e famosos cartões postais.
Campidóglio, muito bonito e muita escada, suba todas e procure por um túnelzinho que dá para o famoso Foro Romano, e de lá dá para ver o Palatino, Arco de Tito.
Depois fomos para o Coliseu, comemos uma pizza por lá (interessante comer pizza olhando para o Coliseu) e mais fotos.
Se você não tiver o Roma Pass de 3 dias e quer entrar no Coliseu, prepare-se a fila é monstruosa, quase dá a volta nele! Vai perder +- 1h30 ou mais. Caso a fila no Coliseu esteja grande demais, compre no Palatino o ingresso para o conjunto Foro-Palatino-Coliseu (se não tiver o Roma Pass).
Depois pegamos o mapinha (que ganhamos no hotel) e apontamos para a Fontana di Trevi.
Interessante é que Roma como todo mundo diz, é um Museu a céu aberto. Então a cada esquina tem uma praça e uma construção antiga que se formos relatar fica tudo enorme (maior que a fila do Coliseu).
Chegando na Fontana di Trevi, sentamos e descansando. Lá é um dos lugares mais movimentados de Roma. Não jogamos moeda porque era melhor guardar para comprar um gelato, (que por sinal muito bom, e totalmente diferente do Brasil).
Depois disso visitamos o centro inteiro, incluíndo o Pantheon que estava passando por reformas, Piazza Navona (a embaixada brasileira é lá e tem uma bandeira enorme do Brasil).
Após andar das 9h00 ás 16h00 no centro voltamos para o hotel para cochilar e voltar de novo a noite.
Roma a noite é incrivel! Fizemos metade do trajeto a noite. Movimentando e lindo.
O hotel prometera Wi-fi, mas estava estragado.
Então achamos um pontinho com Wi-fi no centro e ficamos no meio da rua com o Notebook navegando.
Já era 0h. Hora de voltar pro hotel. Roma tem os ônibus que fazem trajeto noturno e outros que fazem diurno. Preste atenção nas placas elas mostram o trajeto do ônibus.
Quando você entra no ônibus precisa pagar (se não tiver o Roma Pass rs), mas se não pagar dá na mesma. De 10 pessoas que entram no ônibus 6 apenas pagam ou passam o ticket. Mas seja justo.
Voltamos a Piazzia Venezia (ponto de partida do ônibus para a Via do nosso hotel) e pegamos o ônibus. Chegamos no hotel umas 3h00 da manhã, depois de andar meia Roma a pé porque descemos no ponto errado. Tudo isso em um dia.
Dormimos. Como não é todo dia que se está em Roma acordamos 10h.
Agora era hora de visitar o que faltou. Castel Sant' Angelo, vista do Vaticano, margens do rio Tâmisa.
Logo depois fomos para a Ferrari Store na Via Tomacceli, onde um chaveiro de 4 cm pode custar 80 euros. Mas a entrada (pelo menos) é grátis e você pode tirar fotos de um F1. Mas não filme, se não quer levar bronca de uma italiana.
Depois fomos a Piazza di Spagna, linda, comemos um lanche e depois Vila Borghese que está perto. Logo após a Vila Borghese que é bem bonita voltamos para o hotel. Dormimos um pouco, e depois fomos para o centro onde havíamos descoberto internet na noite anterior (a internet era de um Pub, mas o cara deu a senha). Dica: Jamais fique em hotéis sem Wifi. Como estávamos perto do Coliseu e era noite, fomos para lá. Ficamos bem pouquinho e pegamos o metrô Coliseu-Garbatella.
Voltamos para o hotel e dormimos.
No outro dia andamos mais um pouco e pegamos o voo EasyJet para Paris á noite.
Opinião sobre Roma: Roma é uma cidade histórica. Se você é fascinado por história e já assistiu Gladiador (por exemplo) 25 vezes como eu, deve inclui-la no roteiro. A cada esquina milênios, séculos de história. Sem falar da emoção de ver o Coliseu.
A cidade é recheada de praças. E fontes. Ás vezes mais cinematográficas que a Fontana di Trevi.
A noite a cidade é mais linda ainda. Vale a pena. Não deixe de andar o centro de a pé, além de conhecer bem Roma, você está num “Museu”.
Continua Paris...
Ola, Frank. gostei ,uito do seu relato, principalmente pelos resumos de cada cidaade e impressoes de modo geral.
Estou com duvidas com relacao a entrada e saida de aeroportos na europa. vou desembarcar em Orly - paris e na volta saio de Roma pra Brasilia. com relacao a transportes, vc acha ,muito dificil saidade metro p hoteis, vou ficar proximo Torrre Eifell Paris e perto estacao Termini - roma. p que vc pode me ajudar. aguardo anciosamnete. abraco CATH.
Estou com duvidas com relacao a entrada e saida de aeroportos na europa. vou desembarcar em Orly - paris e na volta saio de Roma pra Brasilia. com relacao a transportes, vc acha ,muito dificil saidade metro p hoteis, vou ficar proximo Torrre Eifell Paris e perto estacao Termini - roma. p que vc pode me ajudar. aguardo anciosamnete. abraco CATH.