Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

A Transiberiana precisa continuar...

Postado
  • Membros

Imagem1.png

Em 2016 cruzei o mundo à bordo dos trens da maior ferrovia do mundo, a Transiberiana. Somando todas as horas de viagem, seriam quase seis dias ininterruptos sacolejando sobre aqueles trilhos, inúmeras e inusitadas situações, centenas de histórias. A jornada foi de São Petersburgo, na Rússia europeia, até Pequim, na China.

Parti daquele entorno europeu, razoavelmente familiar e conhecido, para embarcar nesta jornada com o intuito de identificar, registrar e sentir esta transição continental rumo à Ásia. Primeiro o colorido e as extravagâncias das grandes cidades Russas, logo a imponência dos Urais, a magnitude do Baikal, os rituais da Buriácia.

Imerso num ar de mistério e apreensão, de cortinas fechadas, esperei ansioso pela entrada dos oficiais mongóis no meu vagão. Inspeção aqui, documentação ali, silencio e seriedade a todo instante. Passaporte retido, trem parado e eu imaginando o que havia por trás das cortinas fechadas: “O que eles tanto escondem aí atrás? ”. Minutos de agonia, juro que pareciam eternos, até que entra a oficial mongol – belíssima por sinal – chama meu nome e com um singelo sorriso me traz a resposta final “Bem-vindo à Mongólia”.

A terra das longas planícies, dos cavaleiros, do Grande Gengis Khan! Um dos meus lugares favoritos desse mundo! Que momentos incríveis passei neste lugar! Fiz amigos e por alguns dias inclusive deixei o trem para explorar as planícies de carro. Cavalos selvagens, aquela imensidão de pasto verde, as tendas brancas dos acampamentos nômades. Vi poucas pessoas durante aqueles dias, já era esperado, a Mongólia possui uma das menores densidades populacionais do globo.

Hora de embarcar outra vez, já sentia falta do sacolejo do trem, parecia um bebê acostumado com o balançar de um berço, se o trem parasse, despertava! Cruzamos o Deserto de Gobi para logo encarar fronteira Chinesa: a fronteira mais legal que já fiz! Aos poucos nossos vagões foram sendo desencaixados uns dos outros, separados, levantados e como se fosse um pneu furado, suas “rodas” foram sendo trocadas: a bitola mongol é diferente da bitola chinesa, portanto para que o trem possa seguir viagem, precisávamos realizar aqueles ajustes. Um detalhe: tudo isso conosco dentro!

Lembro quando amanheceu, de todo o percurso chinês da viagem, cheio de túneis e pontes, em um único quilômetro havia a possibilidade de avistar a Grande Muralha da China. Lembro de “grudar na janela” para tentar avistá-la! Para o meu infortúnio, isso não foi possível. Seguimos viagem, arrematando o que havia sobrado da “comida de trem” que havia estocado nos últimos dias na minha mochila. Era o último trajeto e precisava dar conta de tudo! Um ambiente incrível, cheio de outros aventureiros como eu, de diversas nacionalidades e de diversas idades!

Desembarquei em Pequim naquela estação que parecia um formigueiro humano. Era um estado de êxtase total! Embora fosse a minha primeira vez na China, ela não seria percorrida naquela ocasião, a capital era o último destino da viagem. Mas foi aquele pequeno aperitivo saboroso o suficiente para saber: “Preciso voltar pra cá num futuro”.

Voltei da viagem já planejando como seria a continuação dessa jornada. Pesquisei, comprei guia e acompanhei outros viajantes nos seus relatos. Hoje venho contar para você que acabado de comprar meus bilhetes para dar continuidade a esta história. Voarei para Pequim (via Moscow por coincidência) dentro de dois meses e de Pequim seguirei nos trens chineses cruzando o país até o Cantão. Aproveitarei também para uma visita rápida a Hong Kong.

Tudo isso vem sendo gravado e documentado. Te convido para conhecer meu conteúdo, bastante material já foi publicado neste link aqui: http://www.theworldbyfon.com/2016/09/indice-ferrovia-transiberiana_2.html .

No http://www.youtube.com/afonsosolak este material ainda não está disponível (10/06/2017), mas logo estará, assim que terminarmos com a série do Marrocos. Quando a Rússia começar lá no canal, a história vai acabar só lá em Hong Kong!

Sinceramente espero vocês viajando comigo, interagindo e compartilhando este material. Me esforço bastante expondo todas estas coisas que acabo descobrindo e faço de tudo para te mostrar que investir em viajar é sempre uma opção inteligente!

Abraço do Fon!

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.