Ir para conteúdo

Bogotá e San Andrés em Julho


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Este é meu primeiro relato de viagem aqui, então espero conseguir incluir todas as informações úteis. Estarei disponível para dúvidas também, para quem precisar!

Vou separar tudo em tópicos para ser mais organizado, e já aviso que fui em um grupo de oito pessoas, então talvez nem tudo se aplique para um casal ou uma pessoa sozinha.

 

Vou separar em duas postagens, essa sobre Bogotá e na de baixo sobre San Andrés.

 

 

Transporte:

Vi muitas pessoas falando que era perigoso andar de táxi, que os taxistas na Colômbia passavam notas falsas ou davam voltas desnecessárias. Não foi o que eu presenciei. No início fiquei com tanto medo que só queria andar de Uber, mas depois de duas ocasiões diferentes em que chamei o Uber e eles simplesmente não apareciam, acabei pegando só táxis na rua mesmo e eles foram sempre muito atenciosos, nos indicavam bons restaurantes e quais locais eram seguros para caminhar durante a noite, alguns inclusive colocavam a rota no Waze para deixar as pessoas mais seguras. Só tive o cuidado de sempre ter notas trocadas, para não me arriscar com o troco.

Além disso, o táxi na Colômbia é barato, apesar de ser um sistema um pouquinho confuso. Dificilmente paguei mais de 6 pesos para me locomover, a corrida mais cara foi da Candelaria ao Centro Mayor, 14 pesos.

 

Acomodação:

Fiquei no Aparta Suite Hotel, que são lofts para duas pessoas dentro do Hotel Continental, na Candelaria. Fica bem próximo a pontos turísticos como o Museu do Ouro, Museu Botero, algumas das praças famosas e etc. Além disso, para quem gosta de comer, tem uma Crepe & Waffles e uma Bogota Beer Company logo na frente.

Para quem escolhe ficar na Candelaria, é uma acomodação ótima, com uma pequena cozinha e em um local amplo e espaçoso, tem até sofá no loft.

 

Dinheiro:

Optei por transferir dinheiro com antecedência pela Western Union e gostei bastante. Como estava em um grupo grande, fizemos oito transações de 2 mil reais (R$2.017, porque eles cobram 17 reais de taxas e iof neste valor), e cada uma totalizou de 1.828 a 1.870 pesos colombianos, dependendo da data em que foi feito o depósito. (Estou ignorando todos os zeros atrás dos números, porque na verdade 1 real dá quase mil pesos, mas tudo custa em x mil).

Atualmente a Western Union está com uma promoção no site deles em que a taxa para fazer um depósito é de apenas 10 reais. É um ótimo sistema, não deu problema nenhuma vez e eu recomendo. Você faz um pré-cadastro no site para o depósito e em 24 horas vai em uma filial da Western Union e deposita o dinheiro. Quando chega no país de destino, é só apresentar um documento e o código da transação para retirar. Não tem cartão, não tem burocracia, o único porém é que você precisa estar atento ao horário de funcionamento dos bancos (a maioria não abre no domingo, por exemplo).

 

Sobre a cotação, o dólar estava 2,71 e 2,77 pesos no aeoroporto El Dorado, nas duas casas de câmbio que estavam abertas no horário em que chegamos lá (no dia 12/07).

 

Passeios:

Pegamos 3 tours com uma empresa chamada Bogota Pass e eu gostei muito! Vou explicar um pouquinho mais de cada um.

  • Tour pela Candelaria: Fizemos um tour a pé por alguns dos principais pontos turísticos da Candelaria como a Praça Simon Bolivar, o Museu Botero, a Casa da Moeda, a Praça Chorro de Quevedo e mais. Investimos um pouquinho mais de dinheiro para pegar um guia em português (o Jairo, muito querido e ainda é um historiador, cheio de informações úteis) e achei que valeu MUITO a pena para conhecer de verdade a história de Bogotá e da Colômbia.
     
  • Real City Tour: Este foi outro tour que fizemos com a empresa para conhecer mais da Zona Rosa, Zona G, Parque da 93 e etc. Acabamos pegando esse tour na volta de San Andrés, já que o tempo esperando no aeroporto era de umas 8 horas, porém nosso voo de volta acabou atrasando e a tour teve que ser mais rápida que o normal. É um passeio interessante, e os veículos são muito confortáveis, porém não tivemos tempo de descer em muitos pontos, então vimos a maioria das coisas de dentro do carro mesmo. Ainda assim, foi interessante e inclusive tem uma parada no Café Juan Valdez para uma degustação de café.
     
  • Catedral de Sal: Este passeio pegamos apenas o transporte e não tenho reclamações. Sobre a catedral em si, eu achei que valeu a pena ir até tão longe da cidade, porque o lugar é lindo! Há um tour em espanhol ou português que dura mais de uma hora, enquanto o guia vai explicando sobre como surgiu a Catedral e um pouquinho de sua história. É fácil se locomover no local (mas tem algumas escadas), e não dá nenhum tipo de sentimento claustrofóbico, porque é muito bem ventilado. Para quem desejar, nos pontos principais há fotógrafos profissionais que tiram fotos com uma câmera enorme e no final você pode comprar as que gostou mais (20 pesos cada, a foto impressa). Ainda, no final da Catedral tem MUITAS lembrancinhas feitas com sal. (Para quem vai almoçar por lá, confira o restaurante na parte de comidas).
    Tempo estimado gasto lá: Duas horas e meia de transporte (ida e volta), se você for de carro, e mais umas duas horas lá dentro, se você for rápido. Se for almoçar, pode incluir no mínimo mais uma hora. O ideal é ir cedo de manhã para retornar a Bogotá no início da tarde.
     
  • Casa da Moeda e Museu Botero: São locais interessantes, porém talvez seja mais legal pegar a visita guiada para entender melhor. Além disso, o local é um verdadeiro labirinto, peça um mapa!! Acredito que uma pessoa gastaria cerca de 1 hora e 20 minutos para ver os dois locais (que são anexos, dá pra entrar em um e ir ao outro ainda por dentro). Mas se for pra escolher dois museus, vá nesses, são os mais legais.
     
  • Museu do Ouro e da Esmeralda: Vou confessar que eles foram um pouco decepcionantes, especialmente o museu da Esmeralda. O museu do ouro tem praticamente só brincos e outras pecinhas pequenas deste tipo, nenhuma peça enorme que te deixe maravilhado, e o da Esmeralda é minúsculo. Se você for, acredito que não vai gastar mais de 30 minutos com cada um. AH, e vale lembrar que o Museu da Esmeralda fica dentro de um prédio, o Edificio Avianca, então você precisa estar bem atento para conseguir chegar lá, não é um local que se encontra com facilidade vindo da rua.
    Se estiver com pouco tempo para visitar a cidade, eu diria pra nem perder seu tempo com esses locais, Bogotá tem coisas muito melhores a oferecer.
     
  • Parque Jaime Duque: Para quem não conhece esse local, eu fiquei encantada e acredito que absolutamente vale a pena sacrificar parte de um dia para ir até lá. Se você vai até a Catedral de Sal, talvez compense fazer os dois no mesmo dia, porque o Parque também fica fora da cidade.
    É um parque grande, com réplicas de alguns monumentos famosos pelo mundo. A réplica que mais chama a atenção é uma em tamanho real do Taj Mahal. Eu adorei o parque e achei barata a entrada (29 pesos). Além das réplicas, o parque conta com um zoológico e áreas de alimentação. Almocei lá e comi uma tábua de carne com batata frita, estava em torno de 25 pesos e vinha BASTANTE carne, e carne de qualidade, achei a refeição muito barata pela qualidade. Além disso, outra pessoa do grupo comeu uma "cazuela de frijoles", que é uma sopa de feijão deliciosa com vários acompanhamentos, pela bagatela de 14 pesos.
    Depende muito da pessoa, mas acredito que se gaste em torno de 2 horas de transporte e mais umas 3 horas dentro do parque. Acrescente uns 40 minutos a 1 hora se for almoçar. Se você for emendar com a Catedral de Sal, dá tranquilamente pra fazer ela de manhã e o Parque durante a tarde.
     
  • Montserrat: Passeio indispensável para quem vai a Bogotá. Subi e desci de teleférico, é bem rápido e seguro, e a vista é linda. Custa 19 pesos para o ticket de ida e volta, se não me engano. Absolutamente maravilhoso, recomendo ir entre próximo das 17h para pegar aquele climinha delicioso de fim de tarde e conseguir tirar fotos da cidade tanto a tarde quando à noite. No topo de Montserrat tem uma feirinha com lembrancinhas, camisetas, bolsas e etc e os preços praticados lá são um pouco mais baratos que em outros pontos turísticos da cidade, só tome cuidado porque as lojinhas fecham cedo (por volta das 18h).
    Eu gastei cerca de duas horas neste passeio, do momento que chegamos no teleférico até a volta.
     
  • Museu da Arte Moderna, Planetário e Plaza de Toros: Os três locais são bonitinhos para visitar se você estiver com tempo SOBRANDO. O planetário especialmente é um passeio que ocupa um bom tempo (mais de 1 hora) e eu não achei que compensa, os filmes são um pouquinho monótonos, só vá se você nunca foi ao planetário ou é muito apaixonado por eles. O Museu então, nem se fala. Quem gosta de Arte Moderna sabe que gosta e quem não tem certeza, não gaste seus 10 cop na entrada, porque o museu é bem pequeno. Os valores do planetário dependem da atração.
    A Plaza, por sinal, é muito bonita, mas ninguém pode entrar, então é só pra tirar fotos na frente mesmo.
     
  • Torre Colpatria: Não sei se no meu planejamento, a Torre foi algo que olhei muito por cima, ou se ninguém me disse isso realmente, mas fica a DICA IMPORTANTE: No topo da torre, ao invés de ser tudo de vidro ou algo do tipo, o local é aberto com umas grades de contenção altas. Então TODAS as suas fotos vão ficar com aquelas grades feias tapando metade da vista (a não ser que você enfie o telefone pra fora das grades, o que não recomendo). Se você for a Montserrat, vai conseguir fotos muito mais bonitas com uma vista muito similar.
    Não estou dizendo que é um passeio ruim, só acho que é muito parecido com Montserrat, porém com a desvantagem das grades.

Para quem tinha colocado no planejamento algum dos passeios que eu disse que não gostei muito, sugiro trocar por um dos enormes shoppings, as lindas igrejas, ou dar um passeio pela Zona T, Zona G, parque da 93 e etc, que também são muito legais e nosso grupo acabou indo rapidamente por falta de tempo.

 

Comida:

 

Pra começar, achei a comida extremamente barata em Bogotá, e se você não come muito, já se acostume a dividir os pratos, porque as porções pra uma pessoa quase sempre servem dois!

 

  • Crepe & Waffles: O lugar favorito de todo mundo que foi comigo pra lá. Tem um cardápio imenso com coisas deliciosas como crepes doces e salgados, sopa no pão, waffles, sorvete, saladas e etc. É bom pra tomar um café, mas acho melhor ainda pra um jantar, já que tem muitas opções deliciosas de comida salgada. Os preços variam bastante de acordo com o que você pede, mas um crepe vai de 15 a 22 pesos, e uma sopa no pão que serve duas pessoas tranquilamente está em torno de uns 25 pesos. Tudo depende da sua fome, mas dá pra ter uma refeição completa com sobremesa gastando em torno de 50 pesos por casal.
     
  • Bogotá Beer Company: Tem várias filiais pela cidade, o forte deles são as cervejas mesmo. Tem porções e vários sabores de pizza pra acompanhar, e definitivamente não é caro.
     
  • La Puerta de La Catedral: Restaurante já famoso em Bogotá, fica na Candelaria, próximo a vários pontos turísticos. Ótimos preços, provei dois pratos com carne e um prato de ajiaco (comida típica) e todos estavam deliciosos. O atendimento depende um pouco do dia, mas o local é bem grande e, pelo que me disseram, melhor que o La Puerta Falsa (que é ao lado). Comi lá e não me arrependi.
     
  • La Hamburgueseria: Restaurante obviamente especializado em hambúrgueres, mas tem ótimas opções vegetarianas. Também tem várias filiais pela cidade. Os hambúrgueres são grandes, porém cuidado com como você pede a carne, o "3/4" deles seria o equivalente ao mal passado daqui e o "médio" é praticamente cru. Só que o preço é um pouquinho mais salgado do que o esperado para comer um hambúrguer, de 25 a 32 pesos. (Mas tem opções mais baratas)
     
  • Juan Valdez Café: Cadeia de cafeterias que estão espalhadas pela cidade toda. Parece um Starbucks, com várias opções de café. Os preços não são ruins.
     
  • Casa Del Chorro: Restaurante em Zipaquirá. É um pouco mais longe da Catedral de Sal, na saída da Catedral tem várias churrascarias com preços abusivos pra atrair os turistas, mas esse restaurante fica mais no centro da cidade, próximo à praça principal. É ótimo, o atendimento é excelente e os preços são super em conta.

 

Que eu me lembre, por enquanto é isso para Bogotá. Se alguém quiser foto de algum dos locais mencionados, é só avisar.

Em breve postarei sobre San Andres!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...