Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Guarda do Embaú: Um Paraíso Rústico e Praiano ao seu Alcance!

Postado
  • Membros

598de3ea8dfed_GuardadoEmba.jpg.197049da4e176a860e760eb8091e5dbf.jpg

Pra quem praticamente nasceu em Balneário Camboriú, não conhecer a Guarda do Embaú era simplesmente inaceitável, certo? Certo!

Mas com o feriado do dia do trabalho a vista, aproveitamos a oportunidade e percorremos os 117 quilômetros de distância entre BC e o município de Palhoça (53 quilômetros se você sair de Floripa) e riscamos mais esse destino da nossa wish list!

E posso falar? Tanta espera compensou com o dia mais que perfeito que pegamos! Aquele céu azul de calça jeans sem uma nuvem sequer pra contar história! O clima colaborou em fazer jus à fama da Guarda do Embaú de ser um paraíso na terra!

598de3eaf1960_BlogVivajando-Umazuldivino.jpg.04eff89c2080b1cfda6d1d863ace8a0b.jpg

Eu sempre soube que o vilarejo de pescadores atraia turistas de todo o país que o visitam na intenção de curtir este paraíso de serenidade, aproveitar o mar azul, relaxar nas areias branquinhas feito dunas, praticar surfe ou então fazer as trilhas incríveis dessa região de natureza farta e exuberante.

E enfim chegou a nossa vez de testemunhar tudo isso! Enquanto os turistas congestionavam a entrada de Balneário Camboriú, nós partíamos bem cedinho rumo ao sul do estado. Munidos de suculentas bergamotas pra comermos durante o curto trajeto e com uma playlist de road-trip em alto e bom som, botamos o pé na estrada.

Logo que chegamos na Guarda do Embaú, a primeira impressão foi de surpresa: e não é que a tal vilinha tem uma vida própria longe da “cidade grande”? O centrinho roots e de estilo praiano passa aquela impressão de verão o ano inteiro. Dispõem de algumas opções gastronômicas, barzinhos com música ao vivo, farmácia, mercadinho e até um comércio de lojinhas que vão desde objetos de praia até artesanato local (e hippies!).

Os estacionamentos pela região variam de R$ 10 à R$ 20 o dia. Estacionamos o carro e já demos de cara com essa visão deslumbrante da costa.

598de3eaaa7a9_BlogVivajando-CenriodaGuardadoEmba.jpg.63d94768ca70291635dd60e336c16817.jpg

Em bem pouco tempo já pude perceber que o lugar é dominado por três “tribos” locais:

1 – A dos pescadores, que com um sotaque acentuado e uma forma cantada de falar, te faz questionar se você está realmente no Brasil;

598de3eaa3d8f_BlogVivajando-CanoasnaGuardadoEmba.jpg.917178345e5851c503004b107b389988.jpg

2 – A galera do surf, afinal de contas, a Guarda do Embaú foi recentemente eleita a primeira Reserva Mundial de Surfe do Brasil;

598de3eaed1e8_BlogVivajando-Ummardesurfistasaguardandoaondaperfeita.jpg.f1baa75b1ac327f24bf8c8f514a9bfec.jpg

3 – E, impossível não mencioná-los, a dos cachorros nativos que dominam toda a área. Ouvi algumas pessoas dizendo que sempre que vão fazer uma trilha, algum cachorro os segue pelo caminho, e conosco não foi diferente! O Zeca (como a gente apelidou), foi praticamente o nosso guia turístico pela trilha da Prainha! Nos seguiu por cada subida e descida, esperando pacientemente ao nosso lado quando a gente parava pra bater fotos ou admirar a paisagem…

598de3eacdaee_BlogVivajando-NseoZeca.jpg.9af424ea0a856d9512a04a2e15d27a20.jpg

A primeira imagem que me vinha à mente quando eu ouvia falar em Guarda do Embaú era a da travessia do Rio da Madre naqueles barquinhos que desembocam no mar da Guarda.

Quando a maré está baixa, você pode cruzá-lo a pé, mas aonde estaria o charme do momento se não cruzássemos o rio da maneira mais tradicional? Isso sem considerar o fato de que, como estávamos em pleno mês de maio, o rio não estava muito convidativo para cogitarmos entrar na água!

O custo da travessia foi de R$ 3 o trecho.

598de3eac5d03_BlogVivajando-FingindoqueVeneza.jpg.a49e9c26e909a5e03b140aae9cab35cc.jpg

Cruzada a “fronteira”, chegamos à uma praia tão extensa que praticamente não se via fim!

598de3eb03345_BlogVivajando-Umaareiabranquinhaefinacomodunas.jpg.8d3bdcd003411f9257dab464758b7234.jpg

A faixa de areia é tão grande que se não fosse pelo mar, provavelmente eu teria a sensação de estar no meio do deserto…

598de3ead9ded_BlogVivajando-Opr-do-solnaGuarda.jpg.2e9aef239be3064b836dcd4675add805.jpg

Passamos um bom tempo explorando os arredores da praia e batendo várias fotos…

598de3eae779f_BlogVivajando-SalegrianaGuardadoEmba.jpg.3099c59999a9c41e1d947a3afa0b20c9.jpg

598de3eab012f_BlogVivajando-Dedentroprafora.jpg.d989acf7e184bc3d6be137d786606f6b.jpg

Curtimos todos os minutos do pôr do sol com a trilha sonora da “passarinhada” que sondava cada movimento dos pescadores na esperança de filarem um sushi fresquinho na faixa…

598de3eab6ae6_BlogVivajando-Fimdatarde.jpg.3edd7c9ca98709c030a85e32b2afb027.jpg

598de3eabe46d_BlogVivajando-Fimdodia.jpg.898e2f7fdfff253c309a1b398d06c6e7.jpg

598de3ea95bbe_BlogVivajando-Apassarinhadasonhandocomumsushifresquinho.jpg.10165560527503a5f1c41cdddbac7ee1.jpg

598de3ead32c1_BlogVivajando-OanoitecernaGuardadoEmba.jpg.40df36f386b3f01540d4ec8045507834.jpg

GUARDA DO EMBAÚ: ONDE FIQUEI

Decidimos nossa ida pra Guarda do Embaú bem em cima do laço, o que resultou em poucas opções de pousadas disponíveis.

E hotel no sentido mais tradicional por lá, nem pensar! Em compensação, se você puder se antecipar, com certeza achará váárias opções de pousadas e apartamentos para alugar que são super em conta. E se você quiser programar pra ir pra lá com muita gente, isso também não é problema! Nas minhas buscas, encontrei vários chalés com disponibilidade de quartos para várias pessoas.

Mas voltando à nossa viagem, sem muita alternativa e na pressa de fecharmos algo logo, optamos por um quarto “Loft Master” na Pousada Madre Guarda. Ela fica bem próxima ao centrinho (mais ou menos 5 minutos a pé), tem uma mini cozinha, sacada (eles até disponibilizam uma rede pra você pendurar!) e um terraço compartilhado para se fazer um churrasco com direito à uma vista (um pouquinho distante) para o rio/mar.

598de3eadf262_BlogVivajando-Pousada-Madre-Guarda.jpg.db0002dbb80e1ab23603e4c2978c84bf.jpg

598de3ea9d682_BlogVivajando-APousada.jpg.983d0242a50a5b6d2cc882aed5f97ffd.jpg

O que achei: Apesar do nome “pousada”, o lugar está mais para um apartamento alugado. Você tem bastante privacidade e uma garagem externa em frente ao seu apartamento.

Por se tratar de um pequeno edifício, não há uma recepção formal, e por isso, eles pedem para que você telefone em um número local cerca de 15 minutos antes de você chegar para o check-in. O senhor Joaquim – um nativo do vilarejo super simpático e prestativo – vai até lá lhe atender, apresentar o local e lhe entregar a chave.

Se você estiver hospedado lá com mais pessoas, deve ser bem divertido preparar um churrasco no terraço – o lugar é super convidativo!

Os dois únicos pontos negativos que encontrei e deixaria uma crítica construtiva são: o cheiro de “lugar fechado” do quarto que atacou um pouco a minha rinite (sugeriria que se abrisse a sacada ao menos duas vezes por semana para arejar o ambiente) e a disponibilidade de apenas 2 travesseiros para o casal (vacilei em não ter trazido o meu travesseiro de casa, mas o lugar poderia oferecer pelo menos quatro deles, né?).

No mais, valeu a pena! O preço foi de R$ 245 sem café da manhã, sendo 50% do valor depositado com antecedência e 50% pago em dinheiro no ato do check-in.

GUARDA DO EMBAÚ: ENCHENDO A BARRIGA

Fizemos quatro refeições ao todo na Guarda do Embaú – todas deliciosas e bem em conta!

ALMOÇO: Por mais que peixe seja o carro chefe da vila, nossa vontade no dia estava mais voltada para carne bovina. Enquanto caminhávamos pelo centrinho, um garçom simpático nos abordou com o cardápio do Restaurante Guarda Gosto e fez propaganda do “Entrecot a Parmegiana” – um prato que serviria duas pessoas por um precinho bem camarada. Aceitamos a sugestão e dito e feito! O prato generoso chegou em uma panela de barro borbulhante com acompanhamento de arroz, fritas e salada. Estava delicioso e eu diria que ele serviria até 3 pessoas. Para quem prefere comer peixe, o lugar também oferece um cardápio variado da especialidade.

LANCHE DA TARDE: Depois de uma pedalada pelas praias, bateu aquela “fominha” no meio da tarde e fomos tomar um suco bem caprichado na Casa do Suco também localizado ali no centrinho da Guarda. A lanchonete oferece várias combinações de sucos e smoothies, bem como opções com açaí, lanches e café.

JANTA: Optamos pelo prato de agrado certeiro: PIZZA! Depois de googlar “A melhor pizza da Guarda do Embaú“, seguimos de carro até a cidade com destino à Casa Vicenza, na praia da Pinheira. Só li elogios sobre o lugar, porém muito infelizmente demos com os burros n’água: o lugar estava fechado temporariamente (ou seja, mais uma desculpa para voltar lá em breve!). Desiludidos porém não vencidos, voltamos ao centrinho da Guarda com nossa fome aumentada e optamos pela Pizzaria Biruta. O lugar estava vazio, o que consequentemente fez com que o atendimento fosse bem ágil. A pizza chegou bem quentinha e saborosa, porém eu não daria o selo de ‘espetacular’, sabe? Mas como eu A-M-O pizza e experimento em tudo quanto é lugar, talvez eu seja uma crítica um pouco exigente demais neste assunto! :D

CAFÉ DA MANHÃ: Como alugamos um apartamento, o café da manhã não estava incluído e era por nossa conta mesmo. Fomos até a padaria Empadas Madre Café e não nos arrependemos. Dava pra notar que tudo ali era bem fresquinho. Escolhemos uma empada de frango (penso que se o nome do lugar leva o nome “Empada” é porque os caras realmente se garantem nesse quitute) e um café (é você quem se serve!) – tudo delicioso! Uma pena o café não ser free refil; se fosse, eu certamente teria saído de lá extra cafeinada pra seguir no pique do dia!

* Se você gostou do meu relato, dá uma passadinha lá no meu blog e deixe um comentário!

https://www.vivajando.com/2017/05/10/guarda-do-embau/

598de3eb0ce67_GuardadoEmbanoPinterest.jpg.bf2666176d4a6a1400bc7d6ebe0a6f4e.jpg

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.