Ir para conteúdo

[Arquivo] Dicas Argentinas


Posts Recomendados

  • Membros

Queria deixar umas impressões, a propósito do último comentário do Trotatorres. Do mesmo modo que o Oswaldo eu fui superbem atendido em todos os lugares da Argentina onde estive no último janeiro (Buenos Aires, Córdoba e Rosario). Gente simpática, que sabe tratar bem o cliente, sempre disposta a deixar aquela boa impressão. Não sei se é porque a situação "lá como cá" tá meio foda, mas há muita gente de nível universitário atendendo, o que faz toda diferença. Aliás, é cada gata que vem até a tua mesa!!! Pena que só para trabalhar mesmo.

 

Queria deixar duas dicas:

 

Quem tiver um tempo em Buenos Aires, não deixe de ver uma peça que está em cartaz na famosa Calle Corrientes, se chama "El Graduado", inspirada no filme que em Português ganhou o singelo (!!!) nome de "a primeira noite de um homem". É SENSACIONAL. Imperdível mesmo. Do ponto de vista de adaptação pro teatro, não tem o que retocar. E a música AO VIVO, tocando Simon e Garfunkel. 10!!!

Os preços, bem razoáveis, 20 pesos numa cadeira mais distante do palco, mas em perfeitas condições para aproveitar. Se se falar espanhol, é claro vai ficar mais gostoso, mas se o nível estiver mais pra "la garantia soy yo", tudo bem, vá assim mesmo. Acredito que dê pra pegar tudo. Ver o filme depois da peça é muito legal também. confira no site: www.diversica.com/salidas/archives/001778.php

 

A outra é mais "viajera". Córdoba é um destino meio esquecidão por nós brasileiros, mas é um passeio muito legal, porque, assim como aqui em Minas, a região é montanhosa, com patrimônio histórico (missões jesuíticas )e cheia de lagos pra diversão tipo família.

A dica é ir pra Córdoba Capital e de lá armar uma excursão (quem quiser, eu digo onde consegui a minha). Tem uma cidade, se chama La Cumbrecita que é de muita linda. Não percam.

 

Abraços a todos os brasileiros e argentinos, que unidos fazem a américa latina valer cada vez mais a pena.

 

PENAHAM

 

PS. Tô começando a pensar no eixo Bs.AS - Mendoza, para o início do próximo ano. Alguém se anima?

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

galera, adoo a argentina como bem sabe o oswaldo, sou casado com uma argentina e conheço o pais de cabo a rabo, e infelizmente tenho essa impressão dos restaurantes de lá, já briguei, já teve o diabo comigo por lá...

sobre o tratamento em geral dos argentinos conozco brasileiros é fantasticos, a coisa é nos restaurantes que tenho a quiexa, com argentinos ou qualquer outro...já vi de tudo, inclusive placas na entrada: o proprietario se reserva o direiro de recusar ou requerer a saida que quaisquer clientes" hauhauhauh É MOLE?

e uma coisa, argentinos quando vêm pra cá ficam encantados com o nosso atendimento....

saludos

léo

Link para o comentário
  • Membros

A "cidade", la cumbrecita, citada por Penaham, na verdade e um pueblo Peatonal (povoado onde carro nao entra) que fica num vale conhecido como vale da calamuchita(www.lacumbrecita.gov.ar)

Esse vale tem varias outras cidades interessantes como vila Gen. Belgrano onde se realiza a Oktoberfest Argentina. O vale e cercado de montanhas (as famosas Sierras Cordobesas) onde vale a pena uma escalada. O cerro mais conhecido por la e o Champaquí(2900 mts) e se realizam subidas ate seu cume desde Vila Gen. Belgrano. A regiao eh bonita e lembra realmente o sul/leste do estado de Minas Gerais.

Opiniao propria.. nao iria ate a Argentina so para visitar esta regiao, mas quem estiver no País com tempo livre e sem destino acho que vale a pena dar uma conferida.

UA

Link para o comentário
  • Membros

Viajanteloco tem razão e foi mais preciso que eu, ao dizer que La Cumbrecita não é uma cidade, mas um pueblo. De qualquer forma, além do Valle La Calamuchita, há também um outro roteiro que pode interessar a alguém, embora seja meio "papai-mamãe": Valle de Punilla, que inclui um monte de pueblos uns seguidos aos outros. Pena que os preços são pra turistas, mas sempre se consegue alguma coisa interessante.

 

O que o Trotatorres disse sobre o (excelente, em geral) comportamento dos argentinos com os brasileiros é pura verdade. Tirando o velho tema proibido, em tudo o mais os dois povos têm afinidades evidentes. O mesmo para os uruguaios. Fiquei impressionado de perceber que "os gaúchos" são uma espécie de sub-nação cultural ("sub" no sentido de parte diferente de, não de menos que)formada pelo sul do Brasil e partes da Argentina, Uruguai e, me disseram, Paraguai também. Aliás,já havia tomado contato com gaúchos numa cavalgada que fiz pela região de São Fransisco de Paula (?), e foi um prazer descobrir esse "jeitão de ser" especial da região.

 

O que os gaúchos pensam disso? Confere a impressão?

 

Abraços,

 

PENAHAM

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sobre os pueblos cordobeses! são realmente muito bacanas! as serras são bem legais e melhor:SEM BRASILEIROS!!!!!!hauahuah a orda Brasuca ainda não chegou lá! hauhauhaua , minha irmã esteve por lá a pouco e ta cheia de material, qualquer coisa que vcs queiram eu dou uma olhada nos folders, etc...

saludos!

Link para o comentário
  • Membros

Gente... podem ir nesses que falei... pois realmente atendimento conta para mim... o Alfredo tem pessimo atendimento, mas a comida eh boa... o de massas eu nao comentei porque ehhhhhhhhh muito pior o atendimento lah...

Um que foi pessimo foi no Caminito. Nao vao ao La Vieja Tratoria. PEEEEEEEEEEEEEEEESSSIMO atendimento. A cerveja sozinha demorou quase uma hora para chegar. Pedi um bife de chorizo que demorou seculos, custou 12 pesos sem acompanhamento... e o pure chegou muito depois de ter terminado de comer o tal bife. O garcom era um chato, abusado... A batatinha frita da menina que foi comigo era pouca e muito muito ruim. Enfim perdi umas 3 horas naquele lugar e nao valeu a pena.

Agota no geral... nao estou tendo problemas...

Link para o comentário
  • Membros

Eu tbm tive essa impressao de nacao gaucha e nem fui ao Uruguai... mas no Chile e aqui na Argentina voce ve as pessoas tomando mate e se pode reconhecer semelhancas entre o Che deles e o Tche do gaucho brasileiro e o Flaco com o Magrao que os gauchos usam para chamar todo mundo. Vc concordam com isso ou estou viajando?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

che quer dizer a mesma coisa na argentina, uruguay e Brasil é um cara, como vai ou qualquer outra coisa, é provindo dos mapuches ou outra tribo que nnão me lembro o nome, os gauchos em seu nascimento eram os mestiços de indios e europeus, que andavam pelas pampas brasileiras, argentinas e uruguayas, sim são todos iguais os gauchos. MAte cevado, boleadera, churrasco e cosas asi...

No chile se toma chimarrão somente no SUl, e cada um com sua cuia! uhauahuah é mole? inexiste o real espirito do chimarrão, que é o de compartilhar um mate em roda com os amigos...

ba va se entender os chilenos...

saludos a todos

leo

Link para o comentário
  • Membros

BAd Girl e Penaham: a cultura gaúcha é comum aos 4 países de colonização hispano/lusitana e portanto os hábitos,costumes e vocábulos são os mesmos. Tchê é uma expressão de tratamento masculina,portanto só usada entre homens. O mate é uma bebida que era tomada pelos guaranis que habitavam o sul da américa do Sul e que foi adotada pelos espanhóis que colonizaram a região. Gaúcho na origem do termo significava o mestiço de branco com indio(caboclo) que vivia livremente pelo pampa. Para os brancos era um termo pejorativo e portanto os latifundiários estancieiros não se denominavam gauchos. Toda essa região teve uma história de colonização comum até o seculo XVIII, pois fazia parte da capitania do Rio Da Prata com capital em Asunción. O sul do atual Brasil só foi definitivamente incorporado a Portugal em 1801 e é por isto que a cultura gaucha destoa muito da brasileira, estando até mesmo em conflito em muitos aspectos. No caso do Rio Grande do Sul há maior afinidade cultural com o Uruguai por causa da constante troca de colonização entre portugueses e espanhóis pela posse de ambas provincias.Muitos toponimos tem o mesmo nome em ambos países(Sarandi,Cerro Largo,Quaraí,Atlantida,Chuí,etc). O léxico diferenciado do dialeto gaúcho do português provém da língua espanhola que o incorporou das linguas indígenas tais como o guarani e o quíchua.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal:

 

O Caminito é a maior roubada de Bs.As., na minha opinião. Armadilha pra pegar turista desavisado. E os restaurantes são muito ruins e caros mesmo. Tem muita opção melhor.É ir pra ver e nunca mais voltar.(La Bombonera vale a pena).

 

Sabe... esse "espírito do chimarrão" é uma das maiores contribuições da Nação gaúcha pra cultura mundial! rsrsrsr... Sério!... Aqui em Minas não se toma o mate, como todos sabem, e fui experimentar pra valer em uma fazenda na província de Santa Fé, rodeado de gauchos... Cara, muito legal. Estou pensando em introduzir o pão de queijo na jogada. Vai ficar perfeito! Tem também o tererê, pros dias de calor.Nunca tinha ouvido falar nessa variação do chimarrão.

 

Acabei de perceber que estou com uma baita saudade da Argentina, e o único jeito de melhorar isso é com palavras, por isso vou comentar outra preciosidade austral: Os Alfajores!!!! São mais ou menos como uns biscoitos com massa mais pra fofa, recheados com doce de leite ou chocolate. Não percam nem em sonho! Os de Córdoba são famosos no país inteiro. Além de tudo, dão energia para um dia mochileiro. É incrível que não exista nada assim por aqui (não sei no Rio Grande).

 

Outa coisa imperdível são as "medialunas" (ou croissant no Brasil) no café da manhã. Senhoras e senhores, quem achou que comeu croissant, não sabe o que está perdendo. Tem dois tipos: as de "grassa" (feita na gordura) ou de "manteca" (manteiga mesmo). Eu prefiro as primeiras. Perdem-se as toneladas adquiridas numa boa caminhada de umas 10 horas pelas cidades ou escalando um paredão qualquer. Na Argentina não se pode preocupar com quilos a mais... O negócio é aproveitar.

 

Volto depois com mais dicas, pra ver se essa po... de saudade passa. Se não passar, o jeito vai ser planejar outra viagem o mais rápido possível.

 

Vamos ver se os outros gaúchos do fórum confirmam a intuição antropológica da subnação.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...