Ir para conteúdo

Ouro Preto/Mariana/Tiradentes - Dicas


diovana15

Posts Recomendados

  • Membros

Alguém pode me dar dicas para uma trip em dezembro, nas cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, etc?

Não faço questão de festas e baladas, meu foco é a parte histórica dessas cidades. Não conheço nada em Minas, então preciso de dicas básicas para programar minha viagem:  Quais são as cidades e locais imperdíveis da "Estrada Real" próximas a estas citadas? quantos dias é necessário para visitar o básico de cada uma? em quais é necessário pernoite e em quais é possível o bate-volta? Há algo especial no Natal ou Reveillon? provavelmente vou passar uma dessas datas por lá...

Já li alguns relatos de viagem, mas ainda tenho dúvidas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde Diovana15

Fiz essa trip de moto a um tempo atras, saindo de São Paulo. Comecei por São Thome das Letras (fiquei 02 dias). São Thomé tem uma vibe legal que curto muito, e varios locais legais pra visitar. De São Thomé fui pra Tiradentes, que é uma cidade historica bem bacana. Em um dia vc praticamente conhece tudo por lá... tem uma igreja que fica em um ponto mais alto da cidade, não me lembro o nome agora, mas vale a visita. Na praça principal tem uns bares e restaurantes legais pra visitar a noite, num clima bem agradável. Fiquei 02 dias em Tiradentes, sendo um dia pra conhecer a propria Tiradentes e outro dia pra conhecer São João Del Rei que é pertinho de Tiradentes (fiz um bate e volta partindo de Tiradentes). Em São João Del Rei tem a Igreja de São Francisco, onde nos fundos da Igreja está o tumulo do Ex Presidente Tancredo Neves. Lá próximo tem o museu do Tancredo (bem legal) e um pouco mais adiante o centro historico, com varias igrejas e lojas de souvenirs. Obs: Varios trabalhos em estanho, muitas peças legais, vale comprar uma lembrancinha. Depois de São Joao Del Rei voltei no mesmo dia pernoitando em Tiradentes.

No dia Seguinte, fui para Ouro Preto, porem fiz um desvio no caminho e passei em Congonhas, somente para passar na Basílica do bom Sr. de Matosinhos onde se encontram varias obras de Aleijadinho. Alem da Basilica, não vi mais nada de interessante em Congonhas, por isso, continuei a viagem no mesmo dia sentido Ouro Preto, chegando a noite por lá.

Ouro Preto = Historia do Brasil.

Se vc gosta de Historia do Brasil, Ouro Preto é a cidade. Tem muita coisa pra conhecer por lá e vai muito mais alem do que apenas visitar os lugares. Logo que chegamos, na entrada da cidade, fizemos uma parada em uma central de atendimento ao turisto. Um Sr. que nos atendeu deu uma breve explicação sobre o local e se disponibilizou a ser nosso guia caso assim quiséssemos, a um preço bem acessivel na epoca (R$ 50,00 o dia todo). Pegamos o contato dele e ligamos no dia seguinte e prontamente foi na pousada onde ficamos. 

Foi a melhor decisão que tomamos em toda a viagem, conhecer Outro Preto com um guia da Região... ele nos levou em varios lugares (fomos de busão mesmo, pra todo lado)... locais que nem imaginávamos conhecer, outros lugares que passamos que se não tivesse um guia não saberíamos a representação historica daquele local, tudo com muita explicação e riqueza de detalhes, foi uma aula de historia inesquecível! conhecemos varias igrejas, minas de ouro, locais onde os escravos eram comercializados, onde cunhavam o ouro na epoca e tambem a historia de Tiradentes com uma explicação sobre a estatua dele na praça que vai o seu nome, enfim, muitas atrações historicas, por isso recomendo um guia, vale o investimento!

Conheci bastante coisa (os principais pontos) em um só dia com a ajuda do guia, mas creio que vale a pena ficar pelo menos mais 01 dia. Só não fiquei pois tive um imprevisto e tive que voltar antes.

Voltei por outro caminho, sentido Rio de Janeiro, passando pela BR 040 (muito bonita a estrada).

Bom, tentei resumir da melhor forma possivel minha experiencia, espero ter ajudado. Qualquer duvida dá um alô.

Abs e boa trip!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...