Ir para conteúdo

Passeio a Morro de Sao Paulo, agosto/2017


Posts Recomendados

  • Membros

Ola pessoal do Mochileiros.com

Bom, vou fazer um relato da minha ultima viagem á Morro de São Paulo em Agosto/2017, um dos lugares mais apaixonantes que já fui, um pequeno paraíso na costa baiana.

Bom, minhas férias estavam marcadas segunda quinzena de novembro e eu estava planejando fazer uma viajem pro caribe, mas minha filha que mora em NY tirou umas férias na segunda quinzena de agosto e me propôs fazermos uma pequena viagem só nós dois pra curtimos mais um ao outro já que fazia quase dois anos que ela não vinha aqui. Então eu tive que montar e planejar um passeio pra um lugar onde ela e eu nunca estivemos. Já tinha ouvido falar muito de Morro de São Paulo, fiz umas pesquisas, falei com a filhota e pronto, destino traçado.

Datas escolhidas olhei no site  Viajanet as passagens aéreas e a mais em conta era na Latan, só que não sou bobo e fui direto ao site da Cia aérea, olhei as mesmas datas e deu uma diferença razoável. Passagens compradas hora de olhar as pousadas em Morro e o hotel em salvador. Já que nosso vôo chegava à Bahia as 14:50h e era impossível seguir viagem pra Morro, porque você tem duas opções pra ir, ou via marítima, que são 02h e pouco de catamarã,ou via marítima/terrestre que aproximadamente 03h e meia. Pra quem ainda não sabe esse ultimo você pega o ferryboat atravessa pra ilha de Itaparica (duração media de 50 minutos) depois um ônibus ou Van numa viagem de cento e poucos km ate Valença e finalmente uma lancha rápida ate Morro, mais uns 30 minutos pelo rio Tinharé. Há duas cias marítimas com catamarã que vão pra morro todos os dias, a Biotur, com capacidade pra 120 passageiros e a Farol do Morro com uma embarcação menor cerca de 45 passageiros. Vocês podem fazer reserva e comprar pela internet em todas elas, no final deixarei vários links de paginas com informativos de tudo que precisa saber a respeito de Morro. As reservas da pousada em Morro fiz através do Booking.com e a do hotel em Salvador pelo Hotel.com, são excelentes, mostram tudo, divide o pagamento e ainda tem opção de cancelar a reserva. Em Morro depois de passar vários dias olhando preços, localização, estrutura e comentários decidi em ficar na pousada Borakay, ótima localização, no centro da vila bem ao lado da PM e 50mts da primeira praia. Pousada bacaninha, quarto espaçoso com cama de casal e uma de solteiro,banheiro privativo,ar condicionado split,TV de led,frigobar onde vc pode comprar as coisas no mercado e colocar nele e um ótimo café da manha bem variado, alem de wifi grátis,pessoal muito gente boa. O hotel em Salvador escolhi a dedo também e fiquei com hotel pousada Colonial Chile, também achei ótimo,muito bem localizado onde eu queria, a 30mts do elevador Lacerda onde você tem que descer pra ir pro cais pegar o catamarã e visitar o mercado modelo onde fazemos as compras das lembrancinhas, e também muito perto o Pelourinho. O hotel é mesmo estilo colonial com grandes portas e janelas, tabua corrida e tal, mas muito confortável, com uma varanda no primeiro andar onde você pode tomar umas e apreciar a vista total da baia de todos os santos, o quarto tem ar condicionado, frigobar, TV led a cabo,wifi, banheiro pequeno mas muito bom com amenidades, ótimo café da manha com vista para o mar, ainda tem uma sala de internet onde você pode usar os computadores e deposito de bagagem que usamos na volta de Morro pra guardar nossas malas e dar um role pelo Pelourinho,mercado modelo ate dar a hora do nosso vôo. Bem, nosso vôo de BH a Salvador foi tranqüilo com duração de 1:25h, o bom que o avião passa bem por cima da ilha onde é Morro de São Paulo,  pegamos as malas e chamamos logo um UBER, muito mais barato que um taxi,pagamos r$43,00 enquanto um taxi ficaria em torno de uns 70 reais ou mais. O centro de Salvador não é muito bonito não,quando paramos na porta do hotel fiquei até desanimado quando vi a fachada e pensei que tinha dado com os burros na água, mas a porta foi aberta e logo já veio um rapaz pra carregar nossas malas escadas acima (coitado). Check in  feito fomos dar umas voltas e como todo turista fazer umas fotos,RSS. Descemos no elevador Lacerda e fomos logo ao mercado modelo dar uma olhada, mas combinamos de fazer as compras na volta, pois dali iríamos La pro Farol da Barra. Logo o sol se pôs o que foi uma pena porque eu pretendia vê-lo se por La de cima do farol, chamamos novamente um Uber seguimos pra barra, preço da corrida 10 reais. Tiramos varias fotos e entramos no farol que também é um museu, mas infelizmente não poderíamos subir no alto porque o farol já estava aceso e era proibido, fica a dica pra quem pretende tirar fotos La do alto deve ir ate as 17:30. Tiramos inúmeras fotos no museu, que é muito interessante, comemos um acarajé do lado e fora e fomos dar uma volta pelo calçadão da barra, escolhemos um barzinho legal pra tomarmos umas cervas. A essa altura os nossos celulares já haviam acabado as baterias e não foi possível chamar um Uber pro nosso azar, andamos uns 30m e encontramos um taxi que nos levou de volta,a corrida foi mais que o dobro da ida, 24reais...andem só de Uber....kkksacada do hotel com vista da baia de todos os santos,mercado modelo a direita e o cais donde sai os catamaras..

Chegamos ao hotel tomamos banho, colocar os celu pra carregar e descansar. Acordei bem cedo pra ver o sol nascer La da sacada, mas infelizmente não dei sorte porque o tempo estava nublado, voltei pra cama por mais uma hora, daí levantamos, arrumamos as malas e descemos pro café,tomamos um ótimo e reforçado café com vista pro mar,fizemos o check out,descemos novamente o elevador Lacerda e seguimos por cais que é bem pertinho. Eu já havia reservado e comprado nossas passagens de ida no catamarã da Biotur, foi só apresentar o voutcher e trocar pelos bilhetes no guichê. Nossa embarcação partia as 09:00h. Comprei só a ida na Biotur porque a embarcação de Morro pra Salvador deles era as 11:30h e eu mineiro não gosto de perder o trem neh,deixei pra comprar a volta na empresa Farol do Morro que é de uma das pousadas mais antigas com horário de 09:00 o retorno a Salvador. Meu vôo era as 15:40h, e ai dava tempo pra fazermos as compras e dar um passeio no Pelourinho.

Embarcados, saímos no horário, linda a vista contornando a baia, 02:15h tempo da viagem, o catamarã é ate confortável,com banheiros M/F todo coberto com Tv led bebidas com preço razoável,paguei  5,00 reais numa Skol lata. Viagem tranqüila, barco cheio de gringos, e um deles, coitado, passou muito mal com o enjôo,e vomitou bastante. É recomendado sim a quem tem problemas de estomago tomar um dramin uma hora antes de embarcar. Cheguei a ver três baleias durante a travessia, segundo soube no mês de agosto e setembro elas estão na costa pra se reproduzir, La em morro tem um passeio exclusivo que vai a 50 m perto delas.

Chegamos a Morro as 11:20h e já na entrado do cais você encontra os famosos taxi de Morro(são os carinhas com aqueles carrinhos de mão utilizados em construção,kkk) e você paga uns 10 reais pra eles levarem sua bagagem ate a pousada,não utilizei,mas vale a pena porque tem uma subida braba ate na vila. Ai você sobe aquela ladeira toda, mas quando chega ao alto e você já vê a pracinha linda, a ruazinha toda calçadinha, os restaurantes e as pousadas tudo muito bacaninha, lugarzinho lindo e agradável, cheio de lojas também. Bem, check-in feito na pousada Borakay, deixamos nossas malas no quarto e, enquanto minha filha foi ao supermercado bem pertinho comprar algumas coisinhas pra abastecer o frigobar, eu fui logo à pousada Farol do Morro pra comprar nossa viagem de catamarã da volta. Por sorte consegui comprar na que sairia as 9:00h como eu queria e logo fui avisado que se o tempo não estivesse bom ia ser feito pela via marítima/terrestre. Tudo resolvido voltei a pousada,  coloquei a sunga, o short, camiseta, pegamos as tralha toda e já fomos logo pra segunda praia. No caminho fomos fazendo um reconhecimento do local e aproveitando pra ver as opções os preços nas placas dos restaurantes. Durante o trajeto que é bem perto, cerca de uns 200 m, definimos o que iríamos almoçar e jantar cada dia, eu pelo ao menos queria comer somente coisas do mar, tipo camarão, polvo, caranguejo, etc...

Segunda praia  é a mais badalada, onde tem os melhores bares/restaurantes/pousadas, alguns até com poltronas acolchoadas,o caminho ou passeio que a gente caminha é todo em madeira, é tudo muito legal e bonito. Você vai passando e logo os garçons, tudo gente boa, já vem te oferecendo mesa com cadeiras e espreguiçadeiras sem custo, paga só o consumo, mas isso devido ser mês de agosto né,fora de temporada, porque na temporada eles cobram mesmo. Bom, esse final do dia passamos a tarde toda nessa praia, tomando umas, ah,esqueci de mencionar que cerveja La na praia os bares só vendem garrafas,latinhas só no supermercado na praia mesmo,mas não vi ninguém com isopor na areia tomando..rss.

Passamos a tarde toda nessa prainha,tiramos fotos,comemos uns tira-gostos e tomamos varias cervas, alias as marcas mais vendidas são:devassa,Skol,Heineken e eisebhen a preços de 10 a 13 reais,foi difícil mas achei um bar que oferecia também a nossa predileta,Brahma...   já de tardezinha voltando pro centro da vila,ainda no passeio da praia,encontramos diversos vendedores estacionados com seus carrinhos de batidas,tapiocas,sanduíches etc, mas encontrei com um Sr. Que fica empurrando seu carrinho com diversos tipos de salgados muito bons feito por ele mesmo e um delicioso café preto, que era o que mais precisava,sou viciado nisso, RSS...  bom, pousada, banho tomado,demos uma descansadinha e mais tarde saímos pra dar uma volta pela vila,fazer umas comprinhas e jantar.

A vila a noite é simplesmente linda, toda iluminada, com diversos restaurantes de todos os tipos de gastronomia e todas as lojas de Morro ficam abertas das 9 as 23h de segunda a segunda..tomamos uma batida feita com polpa de cacau,mas na própria fruta show de bola,jantamos e depois fomos pra pousada. Jantamos num restaurante na pracinha não lembro o nome ,mas é ao lado do Café das Artes,lugar bacaninha,ótimo atendimento e preços razoáveis, achei legal que todas as paredes do restaurantes são escritas com mensagens e assinaturas dos turistas de todos o lugares do mundo, devia ter deixado a minha La também,rss...minha filha comeu o famoso camarão no abacaxi,receita pioneira deles mesmo e eu comi polvo, tudo estava delicioso.

De manha levantamos e fomos tomar café, muito bom por sinal, voltamos ao quarto pegamos a tralha toda, as marcaras e os snorkels, pois na parte da manha iríamos ate ao final da terceira praia onde tem umas piscinas naturais. Descemos uma rampinha e passamos pela primeira praia só pra conhecermos mesmo, pois esta não tem barzinhos nem nada, só muita pedra enormes  com a maré baixa e as pousadas, também vimos os cabos de aço amarrados nas pedras que são da tirolesa que desce La do alto do morro ate o mar, mas é so quando a maré ta alta e por apenas 50,00 reais...facada..aff. Seguimos caminhando e apreciando a vista pela segunda e terceira praia, essa muito bacaninha com umas pousadas chiques tipo hotel fazenda, praia pra quem quer mais sossego. Enfim chegamos na esquina da terceira com a quarta e por sinal tem uma barzinho o Skinas bar que tem uma placa bacana com plaquinhas coloridas mostrando as direções e a distancia de algumas das melhores praias do Brasil e do mundo

E é nessa esquina o começo da quarta praia onde tem uma piscina natural pra gente mergulhar com snorkel e ver os peixinhos, mas o bom mesmo é uma ilhota que tem bem em frente, mas o acesso é só com barco. Ficamos lá um tempo,mergulhamos,tiramos fotos e voltamos pra segunda praia onde passamos o resto do dia. Voltando da praia a tardezinha, fomos parando em todos os restaurantes vendo os cardápios e os preços, pois variam um pouco e alguns ainda oferecem um drink grátis pra acompanhar, decidimos que iríamos comer lagosta e ver o Lual na praia que ia ter a partir da meia noite. Fomos até o final da vila e ai tem uma escadaria morro acima que vai até o Farol e depois uma trilha onde você chega no barranco e fica lá apreciando e contemplando o por do sol. Você também pode ir na Toca do Morcego outro point pro happy hour muito bom, paga 10,00 conto pra entrar e tem musica ao vivo e uma vista maravilhosa. Também tem o Portalô descendo a escado pro cais do mesmo estilo. Chegamos na pousada,banho,descanso,troca de roupa e rua. Fomos dar uma volta na vila, mas esticamos e entramos na outra vila, onde moram os nativos de lá, mas bem rústica e lá que se encontra a maior parte dos hostels,tipo Che largato, onde tinha bastante gente, muitos restaurantes pequenos mas com preços bem mais em conta também. Tomamos mais umas batidas na barraca na vila e descemos pra segunda praia pra jantarmos. A praia noite era muito legal, as mesas na praia com luz de vela, clima muito bacana e romântico, restaurante escolhido pedimos a  lagosta. Muito boa por sinal, comi pra caramba....o pessoal tinha armado as barracas e os carrinhos que fazem as batidas bem no meio da areia onde ia ter o Lual, mas ia começar tipo 1 hora manha, já era umas 23:45 e começou a chuviscar, então decidimos voltar pra pousada e dormir. Nosso ultimo dia em Morro infelizmente, já levantei de madrugada com a intenção de ver o nascer do sol, mas infelizmente estava chuviscando, então voltei pra cama. Deu mas 8:30 levantamos e fomos tomar café, entristecidos pelo mau tempo,mas uns 40 minutos depois o céu começou a limpar pra nossa alegria e então fomos pra praia. No caminho encontramos com um desses carinhas que ficam oferecendo passeios de barco, eu disse pra ele que não ta afim porque o tempo tava ruim e poderia chover mais, mas ele me convenceu que o vento ia carregar as nuvens e ia melhorar, falei com minha filha e decidimos ir então já que o tempo tava melhorando, não tínhamos feito nenhum passeio de barco e pelo preço barato, r$25,00 cada. Fomos andando com ele e outros turistas pra terceira praia, onde pegaríamos o barco, chegando La ficamos aguardando e em poucos minutos começou a chover, que raiva, então corremos todos pra um restaurante pra nos abrigarmos. A chuva só aumentava como não tínhamos pagado pelo passeio ainda, decidimos não fazer mais. Assim que ela diminuiu um pouco corremos pra segunda praia. Em pouco tempo passou a chuva então ficamos jogando frescobol, arrumamos uma mesa pra tomarmos uma gelada e depois vimos o barco passando com o pessoal do passeio, ate bateu um arrependimento, ahh,mas fica pra próxima. Resumindo, passamos o dia na praia e a noite saímos pra andar e fazer as compras das lembrancinhas e jantar o famoso peixe vermelho, escolhemos  um  restaurante aconchegante e com bastante gente,pois o dono(um italiano casado com uma brasileira muito simpática) estava fazendo uma promoção esse dia, estava delicioso tudo e um ótimo preço uns 60,00 reais pra dois. Arrumamos as malas, pois iríamos levantar cedo tomar café e correr pro cais pra pegar o catamarã as 9:00. Chegando lá fomos informados que devido ao mau tempo a capitania dos portos havia proibido a travessia de todos os barcos e catamarãs pra Salvador e que o trajeto seria semi-terrestre. Embarcamos e o catamarã seguiu margeando a costa e entrou pelo rio Tinharé, enorme e muito largo, viagem de uns 20m ate Valença eu acho onde já havia uma van nos aguardando pra ir ate a ilha de Itaparica, demorou cerca de uma hora e meia ate o porto onde pegamos o ferry boat pra Salvador. O tempo tava feio mesmo esse dia, chuva leve, mas o mar estava agitado com ondas fortes e vento, eu adorei o ferry balançando, RSS.., 45m depois atracamos no porto,e o Uber já estava chegando . Fomos direto pro hotel que ficamos e pedimos pra deixar nossas malas La por umas três horas, o foi prontamente atendido sem nenhum custo, recomendo demais esse hotel (Pousada Colonial) caminhamos direto pro Pelourinho pra conhecer o lugar porque ir a Salvador e não ir lá é foda. Visitamos a famosa Casa Jorge Amado, muito legal, e minha filha aproveitou e comprou dois livros, um deles ate em inglês, o interessante que a edição em inglês é quase a metade do preço da em português. Almoçamos num  restaurante La mesmo rapidamente e fomos pro mercado modelo pra fazer as compras bem rápido. Compras feitas e mais fotos, passamos no hotel pegamos as malas, Uber e simbora pro aeroporto. Volta pra BH com escala em Brasília de uma hora e meia.

Bem,  é isso. Nossa viagem foi curtinha, não deu pra fazer uns passeios que eu queria devido ao mal tempo e a falta dele, mas foi tudo muito bom e minha filha adorou. Espero ter ajudado com algumas informações nesse longo relato,rss, mas se tiverem oportunidade não deixem de ir a Morro de São Paulo/Boipeba e também aproveitem desçam mais um pouco pro sul ate Itararé,vocês vão gostar das praias, são lindas...

IMG_20170819_142559843.jpg

IMG_20170819_162632057.jpg

IMG_20170820_112432272.jpg

IMG_20170820_113326741.jpg

IMG_20170820_114625794.jpg

IMG_20170820_141830589.jpg

IMG_20170820_142204000.jpg

IMG_20170820_143501174.jpg

IMG_20170820_161346389.jpg

IMG_20170821_153843027.jpg

IMG_20170821_162908853.jpg

IMG_20170821_212053435.jpg

IMG_20170823_083322987.jpg

IMG_20170823_140700876.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...