Ir para conteúdo

Passeio de Final de Semana na Grande Porto Alegre. Out.2017. Passando por Estância Velha.RS, Campo Bom.RS, Fenac.Novo Hamburgo.RS, Cidade Baixa.Porto Alegre.RS, Alvorada.RS e Canoas.RS. 


Posts Recomendados

  • Membros

 

EsT%25C3%2582NCIA%2BVELHA%2B%25287%2529.jpg
 
Mais um final de semana, e mais uma oportunidade para desbravar novos pagos. Saindo de Caxias em Direção a Fenac, em Novo Hamburgo, onde estava ocorrendo a feira Loucura por Sapatos, que se diz maior feira do ramo, com mias de 300 expositores. Claro no caminho não poderia deixar de dar outras voltas, por esse nosso rio grande.  
 
 
 
EsT%25C3%2582NCIA%2BVELHA%2B%25281%2529.jpg
1ª Parada: Estância Velha. Capital Nacional do Couro: A cidade é pequena, em relação as demais da Grande POA (GPA), mas gostei bastante. Cidade bonita e bem organizada, lembrando Dois Irmãos, Ivoti, essas cidades da parte norte da GPA. De pronto fui a Praça 1º de Maio, onde existe um belo casarão estilo enxaimel. A praça também possui seu charme bem cuidada, e arborizada, onde existe um palco para shows. Na rótula em frente a praça o Monumento ao Curtidor de Couro, simbolo do município, bela estatua em dourada. E dei sorte por ser um sábado de pouco movimento, e deu para bater boas fotos do local. A cidade tem também como pontos turísticos o Pórtico, que não consegui fotografar por falta de local para o estacionamento; o Matinho da prefeitura,Feira do Artesanato,Centro Tecnológico do Couro e Hípica Terra Santa.
 
Campo%2BBom%2B%25287%2529.jpg
2ª Parada Campo Bom. Cidade das Bicicletas: Outra cidade que não sabia quase nada, sabia apenas que é conhecida como uma das cidades mais quentes do Rio Grande, e olha para ser mais quente que Porto Alegre e Santa Maria, deve ser tipo a temperatura do inferno. E me surpreendi positivamente, cidade bonita, bem desenvolvida. Só achei um transito um pouco complicado e difícil de estacionar, próximo a meu pontos de interesse. Na avenida principal encontrei três belas igrejas uma do lado da outra, mas na ida, não consegui estacionar para fotografar. Fui então ao Largo Irmãos Vetter, que me surpreendeu pelo tamanho e estrutura, bastante amplo, e bonito. Onde fica o "Monumento A Bicicleta" (simbolo do município). O lugar possui atrativos arquitetônicos,  uma ampla praça, dentre outras atrações. Achei o lugar tão interessante, que não procurei os outros atrativos, e voltei onde consegui registrar as igrejas, e a mais antiga, que parece ser uma ruína, me impressionou bastante (pena a foto ter ficado desfocada). Campo Bom possui outros atrativos como: Centro Cultural Eitrach, Av. S Leopoldo, 319, Cinema Imperial-Rua dos Andradas, 20, Clube 15 de Novembro,-Av. Brasil, 3092, O Memorial do Pioneirismo -Av. Brasil – X, Labirinto Verde, -R. Edvino E. Ermel, Chafariz, Largo Irmãos Vetter, Espaço Marilu Kehl,(Em frente a Prefa)- Av. Adriano Dias, nº 720, Memorial do Trem-Rua dos Andradas, 67 e Monumento ao Sapateiro.
 
fenac.jpg
3ª Parada: Feira-Loucura por Sapatos- Fenac. Novo Hamburgo.RS: NH é colado a Campo Bom, ou vice-versa, uma das cidades mais desenvolvidas da GPA, e destino já visitado. Então “se fomos” a feira. O lugar realmente impressionada pelo tamanho, e quantidade de expositores, mas... Gostei mais da feira de cervejas artesanais que estava ocorrendo na praça de alimentação, do que a feira em sí. Não por ser homem, mas não achei nada de novo, produtos bem baratos, mas de qualidade duvidosa, e os de boa qualidade a preço bem salgados. Se quiser uma pechincha vai ter que caminhar bastante. 
 
4ª Parada. Porto Alegre. A Capital dos Gaúchos: Já morei em POA, e sou suspeito para falar, pois, adoro essa cidade. Foi chegar hotel, tomar banho, trocar de roupa e rumar para cidade baixa. Reduto boêmio da capital, repleta de barzinhos, o lugar mais agitado do estado com certeza. Nos encontramos com amigos, tomamos uns chopps, comemos um prato de petisco gigante, os pratos são meio caros, mas bem fartos e variados. Mas fique ligado, é comum os garçons meterem valores a mais na comanda. Na nossa meterem R$ 30,00 a mais. Se não fosse a mulher do meio amigo gritar, teríamos marchado (como diz o gaúcho). Então é sempre boo revisar a comanda antes de pagar. Cidade grande tem dessas coisas, mas não estragou em nada a ótima noite. Dia seguinte uma passeada pela Feira da Redenção, um dos locais mais ecléticos e multiculturais da cidade. Onde se vende artesanato e antiguidades, mas se vê de tudo. Depois bater perna no Shopping Total, o de melhores custo/beneficio da cidade. Produtos de boa qualidade a preço bom. E por ultimo e o objetivo mais aguardado, por mim pelo menos. Visitar a Praça Província de Shiga.  Havia visto fotos belíssimas do lugar na internet. Fica no Bairro Higienópolis. Para estacionar perto da praça, já foi bem difícil. Mas chegamos a praça, e que decepção... Nada do que tinha visto pela internet, primeiro o lugar estava superlotado, a fama, fez o local virar um estúdio fotográfico a céu aberto, noivas e gravidas, e formandas a rodo. Fora isso  não vi nada que lembra-se a beleza da fotos na rede. O lugar não esta muito bem conservado, e o lago meio sujo. Enfim... Barca furada. Não me animei a tirar nenhuma fotografia da praça. 
 
alvorada%2B%25284%2529.jpg
5ª Parada: Alvorada: Auto intitulada Capital da Solidariedade, mas popularmente conhecida no estado como Capital do Crime, devido ser uma das cidades mais violentas do estado. Por esse motivo Alvorada não de longe uma cidade turística, mas como meu objetivo é conhecer todas as cidade do RS, lá vamos nós, para um turismo de aventura. Meu ponto de eram o Pórtico, e o Chimarródromo Municipal, este ultimo, que fica na Avenida Presidente Getulio Vargas (Principal da cidade). O Pórtico fotografei na entrada da cidade, do carro mesmo, já que não havia onde estacionar. A praça estava em ritmo de festa, as 4 da tarde, muita gente, carros com som alto dando “bandinha” na avenida. Mas nada que assusta-se,  estacionei em uma rua afastada, tirei fotos do Chimarródromo, que esta um tanto depredado, e como a praça estava muito cheia, desisti de outros registros no local. A impressão da cidade, pelo menos do centro, que é uma cidade empobrecida, parecendo algumas cidade da parte sul do estado. Mas para quem quiser se aventurar em Alvorada, os outros atrativos são O Marco do trabalhador, Praça João Goulart-Av. Pres. Getúlio Vargas, e Igreja Nossa Senhora da Conceição.
 
canoas%2B%25283%2529.jpg
6ª Parada e ultima:  Canoas.RS. Terra do Avião: Tem esse nome por possuir uma Base Área. Mas na minha memória a cidade esta gravada, por ser colada a POA, e até se confundir com a mesma. A parada foi apenas para registrar a Praça do Avião, ponto turístico mais famoso da cidade. Mas canoas possui muitos outros atrativos, como: A Estação Férrea na Avenida Victor Barreto, 2301; Parques municipais Getúlio Vargas e Eduardo Gomes ,  Casa dos Rosa, a Villa Mimosa, a Villa Nenê, a Casa Wittrock, o prédio da Prefeitura e a igreja matriz de São Luiz Gonzaga, A Casa das Artes Villa Mimosa, Casa Vitrock, na Rua Domingos Martins, 440, Taças da Corsan na Rua XV de Janeiro, S/N – Centro, Vila Nênê Prédio Histórico Tombado na Avenida Santos Ferreira, 442 – Centro. 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...