Ir para conteúdo

A maneira que uma família escolheu para viajar mais e viver a vida


Posts Recomendados

  • Membros

Morro da Igreja em Urubici, Santa Catarina. 2016

Recebemos muitas perguntas sobre como ganhar dinheiro para sustentar as viagens e como é a vida financeira de quem decide viver num motorhome, pois é o sonho de muitos que sempre tem a curiosidade de saber como funciona.

Cada um cria a sua solução, ou seja, a nossa foi há 5 anos atrás, iniciamos o projeto preparando a estrutura financeira, trabalhando muito, economizando, desfazendo-se de coisas que não seriam mais úteis com o novo formato de vida (desapego de bens materiais).

Abdicamos de muitas coisas, fazíamos tudo em casa, desde pintar, fazer jardim, cortar grama, limpar pátio, juntos limpamos a casa (economizando mão de obra). Colocamos a Julia em escola pública e nos dedicamos complementando o ensino em casa, ao mesmo tempo o Paulo já programou a sua auto aposentadoria, alugou o seu estúdio fotográfico e vendemos grande parte dos equipamentos para gerar caixa e diminuir o volume de bens materiais. Vendemos vários móveis e eletrodomésticos que não nos interessava mais e ficamos só com o básico, economizamos ao máximo para conseguir chegar a segunda etapa do projeto: a compra do Motorhome.

Depois de muito pesquisar na internet, ler muitas matérias, depoimentos de pessoas que já tinham como estilo de vida viajar de motorhome e com embasamento, definimos qual seria o veículo de recreação ideal para a nossa necessidade e o nosso bolso.

Começamos procurando os de menor preço e vimos que não havia condições de comprar, ou pelo péssimo estado ou pelo modelo muito antigo. Os mais baratos eram os ônibus grandes, mas tínhamos a certeza que este não seria o veículo ideal para nossa jornada, pois queríamos visitar lugares incomuns e de difícil acesso e um ônibus além de não conseguir chegar a esses lugares, seria um veículo pesado para ser conduzido com a praticidade que desejávamos.

Depois de encontrarmos o motorhome desejado, fazer o teste-drive e uma rigorosa avaliação para ter a consciência de tudo que havia para ser feito, o que nos levou a efetuar a compra foi que a parte estrutural e a motorização que estavam em boas condições, pois o resto tudo precisou ser restaurado, reformado, trocado ou melhorado.

Antes da reforma saímos para orçar algumas coisas que precisariam ser feitas por terceiros, como estofamentos, pintura, adesivagem, movelaria e um número infinito de itens a ser executados. Foi então que percebemos que o mundo dos RVs (Veículos de Recreação) é um mundo caro, muito caro! Então decidimos que o nosso prestador de serviços seria único. Todos os serviços concentrados em um só pessoa para com isto termos a condição financeira de bancar o projeto. Foi nesse momento que o Paulo resolveu assumir toda a reforma contando com a minha colaboração e ajuda em diversos momentos da Julia. Com essa decisão grande parte do dinheiro que seria destinado a mão de obra foi revertido em peças e equipamentos para o MH, possibilitando investir bem mais novos equipamentos.

Após 8 meses de reforma trabalhando todos os dias inclusive domingos e feriados, a reforma foi concluída, deixando o velho motorhome pronto para sua nova jornada com inúmeras modernizações. Aos poucos durante a viagem sempre surgem substituições e melhoramentos conforme a exigência do dia a dia, pois para ter um equipamento confiável e inteiro a manutenção é um item indispensável.

Praia do Bessa em João Pessoa, Paraíba. 2017

A verdade é que não existe uma fórmula perfeita que responda as perguntas acima. O que existe é um bom projeto e a adequação dele à vida das pessoas que irão executá-lo. Há uma grande dificuldade – o desapego – que para muitos e, eu digo muitos, é uma coisa quase impossível, pois as raízes são grandes e profundas. Nós aqui com esta matéria tentamos passar um pouco das nossas experiências de vida e a forma que projetamos para mostrar as pessoas que isto é possível, mas sempre com o máximo de foco para que as coisas aconteçam.

Existem várias formas de viver viajando em um motorhome, uma delas é aguardar a aposentadoria e aí sim, a partir daí começar a viajar, pois tem uma pensão garantida todo mês (essa é a alternativa mais tradicional) não poderíamos esperar tanto para isso acontecer. A outra forma é colocar a sua casa ou apartamento para alugar e com essa renda mensal viver viajando, ou seja de motorhome, trailer ou barraca. A terceira forma é de quem realmente precisa trabalhar enquanto viaja, então cria alternativas como artesanatos, alimentação ou até revenda de alguns produtos para fazer caixa pelos lugares onde por onde passam. Uma outra alternativa é trabalhar pela internet como nômade digital que é o meu caso, mesmo porque o meu escritório era em casa, só que agora é no motorhome, na praia ou onde estiver. O sonho de muitos viajantes é conseguir viajar com patrocínio (um número bem reduzido) fazendo posts, fotos ou matérias sobre os lugares, pessoas, comidas, etc. Se pudéssemos reunir tudo em uma só fórmula, seria a fórmula perfeita para viver a vida viajando de motorhome.

Esperamos que este post incentive e motive muitas pessoas a seguirem esta trilha, pois quem experimenta dificilmente a abandona.

Quer saber mais novidades sobre viajar com motorhome? Curte a gente na página Minha Casa Sobre Rodas no Facebook e siga-nos no Instagram.

Praia do Amor em Pipa, Rio Grande do Norte. 2017

 

 

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...