Ir para conteúdo

CATARATAS - BRASILEIRA/ARGENTINA


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Segue mais um relato. Dessa vez fui para Foz do Iguaçu e aproveitei para também conhecer o lado argentino.

AÉREO - R$ 366,00 (ida e volta) pela Gol.
Bem, primeiro pesquisei as passagens através do site Voopter, e assim que encontrei um preço bom realizei a compra. Em geral para conseguir preços mais em conta faço a consulta diariamente e procuro optar pela partida nas terça e quintas.

HOSPEDAGEM - Costumo  ficar em hostel, mas dessa vez optei por me hospedar no Ibis localizado à Rua Mal. Deodoro essa rua fica próximo a Av. Jorge Schimmelpfeng um local repleto de bons restaurantes com preços para todos os bolsos. No site do hotel sempre existem boas promoções. 

LOCALIZAÇÃO - Gostei bastante do local em que me hospedei pois é de fácil acesso às Cataratas, aeroporto, Paraguai e demais atrações. Também é repleto de bons restaurantes e boas lanchonetes. Destaque para uma sorveteria chamada Oficina do Sorvete.

20171020_211856.thumb.jpg.530d79ce107eb3d8e093e48003001380.jpgPetit gateau - Oficina do Sorvete 

 

Além de venderem deliciosos sorvetes, eles também fazem Lanches (baguetes) no capricho! Bom ambiente. Vi refeições a partir de R$ 15,00 por lá. Boa parte dos bares e restaurantes abrem após às 13h.

 

ATRAÇÕES - CUSTO

• Foz do Iguaçu - R$ 37,00 inteira
• Parque da Aves - R$ 40,00 inteira
• Cataratas lado argentino - $ 400.00 - pagamento somente em pesos argentinos e não aceita cartão credito/débito.
• Macuco Safari - R$ 215,00. Há um custo de R$ 10,00 se utilizar o armário para guardar os pertences.
Obs.: você pode utilizar para as demais atrações, o serviço Ticket Loko. Nele as atrações tem um custo menor em relação a compra direta nos locais de venda. 

 

DESLOCAMENTO - No aeroporto, além dos táxis, há um ponto de ônibus (linha 120 - tarifa R$ 3,45). Na cidade não existe Uber, mas há outros como por exemplo o 99 Taxi. Para chegar ao hotel eu peguei o ônibus da linha 120 e em aproximadamente 20 min. já estava no destino. Este mesmo ônibus passa nas cataratas, Parque das Aves e Museu de Cera. Para ir a Agentina peguei um ônibus próximo à rua do hotel (tarifa R$ 5,00) e para o Paraguai peguei o 101 (tarifa R$ 3,45) há também ônibus internacional de tarifa um pouco mais cara.

 

ATRAÇÕES 

1° DIA - FOZ DO IGUAÇU: Fui logo pela manhã. Como era dia de semana o parque não estava tão cheio na entrada. Foi possível comprar os ingressos com calma e pegar o ônibus que dá acesso às Cataratas. É um ônibus de 2 andares então fui para a parte superior a fim de contemplar melhor a natureza. Algumas paradas durante o percurso até chegar ao destino final. Na chegada já foi possível contemplar um lindo visual de algumas das cachoeiras e tirar aquela foto bacana antes de seguir trilha a dentro. Trata-se de um trajeto com duração média de 20 minutos dependendo do tempo de parada para contemplar as paisagens durante o caminho. Chegando às Cataratas o que se ver é um verdadeiro espetáculo: a beleza das quedas d'águas, o arco íris e se prestar um pouco de atenção verá os passarinhos voando quedas a dentro!

FB_IMG_1508897745126.jpg.08cfa8c4455977a8727694b3d72241f1.jpgFoz do Iguaçu - Aqui é possível ficar bem próximo às quedas.

  No lado brasileiro é possível ficar bem próximo às quedas além de visualizá-las de outro ângulo durante o trajeto pela passarela (neste caso se não quiser se molhar é bom levar uma capa de chuva). É uma beleza incansável de ver!
Após algumas horas e várias fotos fui comer. Lá tem uma área chamada espaço Porto Canoas com um restaurante (R$ 60,00/pessoa) e algumas lanchonetes. Como todo lugar de turismo, a alimentação é bem mais cara então o aconselhável é levar algo para comer se não quiser gastar tanto. 

 

MACUCO SAFARI - Saindo das cataratas fui ao Macuco porque lá sabia que iria me molhar e por isso resolvi deixar este para depois. O local fica dentro do Parque então é só esperar o ônibus e seguir caminho. Chegando peguei um transporte que nos leva Mata a dentro em direção ao Rio Iguaçu. Este veículo deixa os turistas aproximadamente 600m  antes da chegada e em seguida percorremos este caminho restante andando onde um guia informa as peculiaridades sobre a vegetação local. Por fim todos a bordo e preparados para a aventura! Neste local é aconselhável ir de roupas leves quem for realizar o passeio molhado, ou seja, que leva direto às proximidades das cataratas. Vi pessoas que foram de calça jeans, sapatos fechados...lá também tem armários e é cobrado R$ 10,00 para guardar os pertences. Na minha opinião acho injusta essa cobrança, tendo em vista o valor do ingresso, mas... vamos ao que interessa! O bote segue o Rio Iguaçu atravessando o canion onde é possível ver belíssimas paisagens das cachoeiras. Uma paradinha rápida para fotos e depois o bote segue a toda velocidade até as quedas. E prepare-se para aquele banho! É ótimo!!! O tempo estimado é de 20 e 25 minutos que mais parecem 5 min!!!

20171018_150230.thumb.jpg.ab290a1e666209d6e9058dfeb26f18b6.jpgMacuco Safari - rumo às Cataratas 

20171018_151148.thumb.jpg.b0a7870f09b29ae79b46e876ec224ae7.jpgMacuco Safari - Ao fundo as cataratas do lado argentino 

 

PARQUE DAS AVES -  Para finalizar de forma mais light segui para o Parque das Aves que fica bem próximo ao Parque das Cataratas. Dá para ir andando. É um lugar de preservação e recuperação ambiental. Muitos dos animais que ali se encontram foram resgatados de maus tratos ou tráfico de animais.

DSC01168.thumb.JPG.9ed767f3638add33f760d478f3d86c3b.JPGParque das Aves - graciosidade! 

Além de conhecer um pouco da vida silvestre o visitante tem um contato bem próximos a muitos deles (destaque para o viveiros das araras e tucanos. Durante a caminhada esse tucaninho do bico verde deu uma bicadinha num turista. Acho que ele não estava muito para hospitalidades!

DSC01179.thumb.JPG.a1c7f355d0d7e65b085b92cbc3d1c5bc.JPGParque das Aves - pequenino e bom de bicada.

É um lugar muito calmo e ideal para aquele passeio em família. Por fim saindo do Parque peguei um ônibus até o Shopping Catuaí que fica na Av. das Cataratas. Jantei e retornei ao Hotel.

 

2° DIA - PARQUE NACIONAL DO IGUAZÚ (lado argentino): Para este passeio peguei o ônibus sentido Argentina. Há uma parada para migração. Lá descemos, apresentamos os documentos (obrigatório RG ou passaporte) e seguimos viagem. O ônibus deixa em frente ao parque. Na compra do ingresso é importante destacar que só é permitido pagamento em pesos argentinos. Não aceita cartão de crédito/débito como já descrito acima. O Parque em comparação ao Brasil é bem maior o que estende o tempo do percurso. O mapa dá uma visão melhor  da imensidão do lugar.

20171019_165340.thumb.jpg.f6692f220135b364e83d8afeed5edcbb.jpgMapa do parque argentino 

Quando cheguei peguei o trem  (diferente do lado brasileiro aqui o turista é conduzido de trem) até a estação Garganta do Diabo. Retornei a Estação Cataratas e realizei o circuito superior onde é possível visualizar as demais cachoeiras. Por último há o circuito inferior. Sendo assim basta, apenas, antes de comecar, consultar o mapa e decidir o que é mais viável. 

DSC01242.thumb.JPG.760b74ef9ba98c57688360d45385bef2.JPGCataratas lado argentino - visão a partir do circuito superior

 

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS  - Saindo das Cataratas é possível pegar um ônibus ali próximo e seguir para o Marco das Três Fronteiras local de limite territorial entre  Brasil, Paraguai e Argentina. De terça à domingo existem atrações culturais que começam às 20h. Devido ao horário do último ônibus para Foz não pude ver. Então de lá segui caminhando até o terminal e peguei o ônibus direto para o hotel. Os táxis  cobram um absurdo por esse trajeto. Numa consulta o taxista queria cobrar R$ 100,00 a viagem até Foz.

 

3° DIA - PARAGUAI - Não tenho muito a dizer sobre este lugar. Peguei o ônibus da linha 101 numa rua próximo ao hotel (se não me engano foi a Av. Brasil) que deixa os passageiros perto da Ponte da Amizade e segui caminhando. Não fui preparada para compras, mas andei bastante pelos lugares e comprei algumas coisas que considerei o preço bom.  Vi alguns relatos de que a dica seria consultar o site www.comprasnoparaguai.com antes de ir para comparar os preços e verificar as vantagens.

ITAIPU -  Visitando Foz acho muito válido conhecer a Hidrelétrica de Itaipu. Estive lá ano passado numa passagem bem rápida a Foz. Visitei o Ecomuseu R$ 12,00) fiz o passeio panorâmico (R$ 36,00) e fiquei até a noite para ver a iluminação da barragem (R$ 18,00). Os preços atualizados estão no link abaixo do site.

Iluminação da BarragemEcomuseu 

FB_IMG_1508897729410.jpg.55c82c3fb9b66687ac77d48f1a86e6c2.jpgItaipu - iluminação da barragem 

 

》》Todos os valores informados referem-se ao mês de outubro de 2017. 

 

Sites para consultas:

http://ticketloko.com

https://voopter.com.br

www.accorhotels.com

http://mobile.comprasparaguai.com.br

http://www.iguazuargentina.com

http://www.cataratasdoiguacu.com.br

http://www.macucosafari.com.br

https://www.moovitapp.com/splash

https://www.turismoitaipu.com.br

 

 

 

20171018_111830.jpgLado Brasileiro 

20171018_104258.jpg

20171018_150029.jpgMacuco Safari 

20171018_150853.jpg

20171018_105239.jpgO mais próximo que se chega das quedas do lado brasileiro

20171018_151148.jpg

20171019_161830.jpgQuati - presença constante em ambos os parques 

DSC01154.JPG

Lado brasileiro - visão a partir da passarela Central.

DSC01176.JPGParque das Aves 

DSC01193.JPGMapa do Parque das Aves 

DSC01199.JPG

DSC01209.JPG

Aqui fica o viveiro das araras onde podemos ficar bem mais próximo desses animais.

DSC01226.JPG

DSC01254.JPGLado Argentino abaixo o circuito inferior 

20171018_150233.jpg

20171019_130453.jpg

Lado argentino - trem que deixa os passageiros próximo as passarelas de acessos às cataratas.

20171019_153014.jpg

20171019_160240.jpgPassarela de acesso à Garganta do Diabo 

DSC01172.JPG

DSC01176.JPG

FB_IMG_1508897665949.jpgVisão a partir do ônibus que realiza o passeio panorâmico pela usina.

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi, Lusmell

Ótimo relato, parabéns!

Mas me ajuda em uma coisa, o ônibus que vc foi para o parque argentino foi aquele de 5,00 que sai do Brasil?

Pq qndo fui peguei um ônibus na Argentina pro parque e foi algo em torno de 40,00 ida e volta. Agora estou com uma prima indo para Foz no final desse mês e estou ajudando elas com dicas e tal. Poderia de informar melhor a respeito desse ônibus.

 

Obrigada

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi. Sim. Esse ônibus custou R$ 5,00 pagando aqui no Brasil. O número do ônibus não lembro, mas é facilmente reconhecido porque vem escrito Argentina.
Ele deixa na porta do Parque argentino. Eu o peguei próximo ao hotel (na Av. Schimmelpfeng) onde estava hospedada. Na volta eu optei por passar no Marco das três Fronteiras então peguei um ônibus até lá. Chegando ao Marco após o passeio andei uns 10 ou 15 min. até a rodoviária e de lá peguei voltando para o hotel. Esses dois últimos ônibus eu paguei em pesos não lembro bem o valor, mas não gastei mais que R$ 20,00. Lá (em Foz) o Moovit (aplicativo de ônibus) é muito usado para auxiliar os passageiros. Uma alternativa que poderá facilitar a locomoção de vocês a um custo baixo.
Espero ter ajudado. [emoji4]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...