Ir para conteúdo

São João no Maranhão - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Uma das mais belas manifestações folcloricas de nosso pais,venha conhecer e participar,por todo mês junho e julho.

20100526094247.jpg

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100526094536.jpg 500 374.545454545 Legenda da Foto]A SENSUAL DANÇA DO CACURIÁ DE DONA TETÉ.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100526094837.JPG 500 375 Legenda da Foto]CANTADORES DE BOI SE APRESENTANDO.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100526095046.jpg 500 375 ]CABLOCO DE PENA.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100526095502.jpg 500 335 Legenda da Foto]BOIZINHO BARRICA.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100526100317.jpg 500 375 Legenda da Foto]ESQUENTANDO OS PANDEIRÕES.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100526100508.jpg 500 375 Legenda da Foto]CORES E ALEGRIA.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100526101301.jpg 375 500 Legenda da Foto]ACIMA DE TUDO,PAIXÃO DE UM POVO.[/picturethis]

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

No São do Maranhão a cidade fica cheia de arraiais, e em todos eles é possível ver os diferentes sotaques de bumba-meu-boi, o rodar das saias das coreiras do tambor de crioula, a sensualidade do cacuriá, além de quadrilhas, forró e outros tipos de dança também tradicionais do São João.

 

Em cada praça do 'Viva' em diversos bairros (praças padronizadas que existem em muitos bairros construídas como projeto de revitalização, chamado 'Viva') há programação junina promovida pelo governo do Estado. Alguns bairros: Vinhais, Planalto Turu, Vila Palmeira, Cohatrac, Renascença, Maiobão, Anil, Retiro Natal, Monte Castelo, Liberdade, João Paulo, Desterro, Cohab, e outros.

 

Além dos arraiais dos "Viva", há também arraiais tradicionais, como o Arraial da Lagoa, Arraial da Praia Grande e do Ceprama.

A Lagoa e a Praia Grande são pontos turísticos de São Luís; vale a pena visitar, independentemente de ser São João.

 

Na Praia Grande (o centro histórico) há diversos pontos de apresentações juninas:

- Praça Nauro Machado

- Canto da Cultura/ Canto do Artista (há um palco com shows de artistas locais, bem em frente ao bar Chez Moi)

- Casa do Maranhão (outro palco com shows e também apresentações de grupos folclóricos)

- Recanto do Forró/ Praça Valdelino Cécio

 

Abraço,

Natália :P

Link para o comentário
  • Colaboradores

[t1]Sotaques do Bumba-meu-boi[/t1]

 

Os grupos de Boi do Maranhão estão classificados em sotaques (estilos, formas, expressões, "feitios" e maneiras), segundo características peculiares das diversas regiões do Estado onde surgiram, fazendo realçar indumentárias, instrumentos, ritmos, coreografias, personagens e temas diferenciados. Entre os sotaques destacam-se:

 

SOTAQUE DE ZABUMBA

É marcado pela presença da percussão rústica e cadenciada, como se fosse o rufar de tambores africanos, soando forte na emoção de seus componentes. Com grandes caixas (zabumbas), maracás e tambor-onça, esse sotaque apresenta um ritmo socado, marcante e envolvente. Na sua rica indumentária, sobressaem-se os chapéus de vaqueiro no estilo cogumelo, com numerosas fitas multicores e, nas roupas, elaboradas e largas franjas de canutilhos trançados. Teve sua origem no município de Guimarães.

 

SOTAQUE DE MATRACA OU DA ILHA

Os bois dessa categoria são próprios da ilha de São Luís e formam verdadeiros batalhões. Essa denominação surge pelo fato de terem nas matracas, seu principal instrumento, ao lado dos pandeirões, produzindo um ritmo frenético e contagiante. Possuem a indumentária mais simples, embora nela se destaquem os exuberantes caboclos-de-pena.

SOTAQUE DA BAIXADA

De toque mais leve e suave, com pandeiros e matracas, possui no vestuário, ricos ornamentos, realçando exuberantes e enormes chapéus de fitas com testeiras bordadas de canutilhos em chuvisco e penas de ema nas pontas. Dentre seus personagens, destaca-se o cazumbá – exclusivo desse sotaque - numa alusão mágica a um ser místico (meio homem, meio bicho) representado com máscaras características, bata e chocalho na mão. Evolui em coreografia única, com requebros evidenciados pelo cofo que esconde atado na cintura. Há variações entre grupos dos municípios de Pindaré, São João Batista, Viana e os grupos da Baixada radicados em São Luís.

 

SOTAQUE DE ORQUESTRA

Os instrumentos como pistom (trompete), saxofone, clarinete e banjo aparecem em destaque nesse sotaque, acompanhados dos tradicionais tamborim, maracá e tambor-onça. O som é bem mais suave, lírico e nostálgico, porém animado. Sua coreografia é bastante diversificada, provocando a participação do público que se envolve nos cordões. Com vestes elaboradas e coloridas, os brincantes usam chapéus ricamente bordados no estilo gaiola. Surgiu na região do rio Munim, a nordeste do Estado.

 

SOTAQUE DE COSTA-DE-MÃO

O ritmo desse sotaque é bastante cadenciado, marcado por instrumentos de percussão, como caixa, maracá e pandeiro, pendurado com auxílio de um fio no pescoço do brincante, facilitando a batida, que é feita com as costas das mãos. Sua indumentária faz-se notar pela presença de características próprias tais como calças de veludo inteiramente bordadas e chapéus em estilo cogumelo, afunilados. É conhecido, também, como sotaque de Cururupu.

 

[ Fonte: http://www.culturapopular.ma.gov.br/temascasamaranhao2.php?id=2 ]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...