Ir para conteúdo

York (England/UK) em um dia sozinha! - Julho 2017 [Em construção]


nayhara

Posts Recomendados

  • Membros

Passei um dia em York. Uma cidadezinha simpática, fofa e linda na Inglaterra. A cidade é tão pequenininha que em um dia realmente deu para ver tudo e sobrou tempo à noite para sair e ver a cidade quase toda novo haha.


Cheguei em York de Londres. Peguei o trem às 6h da manhã em Londres King Cross e cheguei às 7h30 em York. O clima, já dentro da estação, mostra o quão diferente a cidade é da agitada Londres. Uma estação pequenininha, um silêncio, apenas o barulho dos trens que chegam com hora marcada e os passarinhos do lado de fora.

york41.jpg.767f8447f2eb549cd79e488c4bc4fcf7.jpg

59fc6be8c36f0_York-Aug2017(8).thumb.jpg.32c82e0d34b0f5b685088809880f71d3.jpg
Como eu não sabia se meu hotel estava muito longe da estação acabei pegando um ônibus. Em frente à estação tem um ponto de ônibus. Em frente mesmooo. Só atravessar. Não tem muitas linhas na cidade. Peguei o número 01. O motorista pergunta aonde você vai soltar e te cobra o preço da passagem por ali. Paguei £1 (já tava amando a cidade, amei mais ainda com esse precinho camarada haha). Cinco pontos depois eu desci... ou seja, a estação ficava a 15 min. Poderia facilmente ir andando e foi o que fiz no dia seguinte para pegar o trem para Edimburgo.


Fiquei hospedada no  The Saxon House, um hotelzinho foférrimo, feito numa das residências em York. O hotel fica muito bem localizado do centro da cidade (não que a cidade seja muito grande para algo ser mal localizado). E o famoso Cliffords Tower ficava a apenas 7 min do hotel. O preço muito camarada para um hotel (R$77) e o senhor dono da propriedade também. Como cheguei bem cedo (às 8h) ele me deixou guardar a mala no locker e ainda me deixou tomar café que estava exposto na cozinha. Disse: "fica à vontade, se quiser coisas como queijo tem na geladeira, e a torradeira e a cafeteira é só ligar". Ai gente, quando esperar isso na Inglaterra né? É pra quebrar preconceitos mesmo. Falando em café da manhã, este é super bem servido por lá. Pães diversos, aveia, farinha de linhaça, cereais de milho ou chocolate, leite desnatado, comum e até de soja (vegano glorificando de pé, igreja!). Tomei meu café beeeemm reforçado e ainda fiz uma marmitinha pra comer durante o dia e não precisar gastar dinheiro com almoço (me julguem mas seeemmpre faço isso em locais que tem café da manhã haha)


Sai para conhecer a cidade. Entrei na primeira rua que dava de frente para o hotel e fui andando no sentido da Cliffords Tower. Dei de cara com um bosque muito fofo, cheio de esquilos e um frio de lascar (só pra retificar, estávamos no verão na Inglaterra) a beira do rio mais famoso de York, o Rio Ouse (agora uma curiosidade para quem gosta da cultura celta como eu: 'Ouse' a palavra é um nome muito comum em rios de Inglaterra - que deriva da palavra celta "Usa", a partir de * udso- , que significa simplesmente "água". 'River Ouse', portanto, na verdade, significa "Água do Rio", etimologicamente). O final do bosque dá na Ponte Skeldergate, linda como tudo em York.

59fc6c1a3dbc4_York-Aug2017(15).thumb.jpg.bad814a2b0a90d1885b9a8b2f7698fb6.jpg

59fc6c28e9601_York-Aug2017(19).thumb.jpg.bad443cdb27088281a5307b9a89a0cc6.jpg
Caminhei bem devagar. Num ritmo normal poderia ter chegado a torre em 7, 10 min. Mas levei bem mais de 30 curtindo a paisagem e tirando milhares de fotos. Quando você sai do bosque já dá de cara com a Cliffords. Gente, é uma sensação de estar no filme "Coração Valente", sei lá. Uma coisa inexplicável.


Depois de tirar mais milhares de fotos no entorno do Castelo, subi as escadarias para entrar na torre. Paguei £10 muito bem empregadas diga-se de passagem. O interior do Castelo é simplesmente mágico. Ele tem 3 andares e do último andar você consegue ter uma visão privilegiada da cidade, aliás consegue ver a cidade inteira.

59fc6c362a222_York-Aug2017(58).thumb.jpg.1984855c6fd432c24bf4dbc269b86d16.jpg

59fc6c678e67a_York-Aug2017(72).thumb.jpg.14ce28ed60f92a39df420e19082437a0.jpg

59fc6c74db972_York-Aug2017(97).thumb.jpg.3e743c63bdfee51d2ecd3fdc8900243c.jpg
Em frente ao Castelo tem o Museum de York e um Carrossel bem famoso por lá :). Eu não entrei no Museu, dei preferência para as igrejas e lojinhas. Mas acho que deve ser muito interessante também.

59fc6c8241488_York-Aug2017(112).thumb.jpg.33e9e9d3d86d5122a79b2d38e785b34c.jpg
Quando saí do Castelo tirei mais umas 200 selfies e fui andando reto na direção da The Shambles, uma rua muito famosa por suas lojas. Na verdade a rua mais famosa por lá.

Um pouco a frente do Castelo encontrei uma construção medieval parecida com uma igreja, mas agora eu não lembro o nome. Não tem como não ver ou não encontrar. A cidade é muito pequena mesmo gente, nem precisa de mapa. 

59fcbd8da5cf3_York-Aug2017(146).thumb.jpg.bdd6a23e05ef24f4da41d09c64938c48.jpg

Andando mais um pouco tem um cruzamento. Você deve virar à direita, no sentido Centro Viking. O centro fica na The Shambles. Não tem como errar. Durante sua agradável caminhada você verá lojinhas típicas dos vikins e cultura celta, mercados, restaurantes típicos ingleses. Eu parei no mercado para comprar uma garrafa de água de 2L (Paguei £1,20). Você percebe que chegou na The Shambles porque fervilha de gente. Parece que todos na cidade estão por lá e por isso o resto fica vazio haha.

59fcbf2d3b505_York-Aug2017(160).thumb.jpg.b7377cc1790ac5b5d984ec54fd8d46b8.jpg

Como eu disse o Centro Vicking fica nesse local. Eu não entrei. Achei que para mim não valia a pena pelo preço, era bem caro (algo em torno de 60 libras). Mas parece ser bem legal para quem tem disponibilidade ($$$$) para ir. Existem lojas incriveis aí nesse local. Mas a mais famosa de todas é York's Chocolate Story. Ele tem um tour pela chocolateria com varios pacotes. Em um deles você visita a loja de chocolates depois e pode fazer degustação. Custa em torno em 20 libras. Os chocalates são os mais diversos que você pode imaginar e o cheirinho hummmm!!!

The Shambles é aquela ruazinha comercial que foi a inspiração para o Beco Diagonal do Harry Potter. Lá fica a The Shop That Must Not Be Named (“A Loja que não pode ser nomeada”, uma clara referência à história dos livros/filmes em que Lord Voldemort é “aquele que não pode ser nomeado”). A lojinha vende todo tipo de produtos referentes ao universo do Harry Potter, desde vestuário, varinhas, canecas, livros, camisetas e muitos artigos de presente. Nem preciso falar que ela fica lotada de “pottermaníacos”, né? (30 Shambles, York YO1 7LX)

59fcc3e48df3c_York-Aug2017(258).thumb.jpg.a10cf02c933214b4b7387b9caf238271.jpg

Um outro lugar muito divertido é o Shambles Market (5 Silver St, York YO1 8RY, UK), um mercadão de rua que vende produtos alimentícios, comidas, camisetas divertidas, discos antigos, flores e muito mais!

No final da The Shambles você encontra vários pontos turisticos reunidos e é bem fácil achar e andar por eles. Aliás, a The Shambles tem várias ruas então a maior parte do tour você gasta por lá mesmo. Essa praça é uma gracinha.

59fcc414aeba5_York-Aug2017(171).thumb.jpg.169890af9392e1ddc2afeca5259b4d08.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...