Ir para conteúdo

Manual básico de "sobrevivência" no Salar do Uyuni


Posts Recomendados

  • Membros

Gabriella

 

Obrigado pela criação desse Manual, me ajudou e muito, a sanar diversas dúvidas que eu tinha.

 

Eu sofro de rinite, meu nariz começa a sangrar toda mudança de temperatura até aqui em SP, não estava prestando atenção nisso, também vou providenciar primeiros socorros pra isso e enfiar na mochila hehe

 

Agora que terminei de ler o manual, irei ler seu roteiro = ) Aposto que ficou lindo.

 

Até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Parabens as meninas q estao dominando sabiamente o assunto.

 

Ja estive em varias oportunidades no inverno na Bolivia e Chile, no Salar do Uyuni e em SP do Atacama, senti o frio do deserto quando fui ate o Geiser del Tatio, onde o termometro caiu para os 16 graus negativos, e no Uyuni onde a temperatura era de meros menos 7...

 

Mas nao fiz a travessia pelo Parque Eduardo Avaroa, onde fazem parte diferentes desertos do Altiplano boliviano, estarei passando na regiao no começo de janeiro de 2012 de moto, minhas duvidas sao:

 

Conseguiria fazer em um dia os 500 km q separam SP de Atacama ate a cidade de Uyuni, lembrando q nao entrarei direto no Salar pois em janeiro esta com muita agua?

 

Estarei com material para camping, entao se necessario, posso pernoitar no caminho, qual a temperatura media para o mes de janeiro, para dia e para noite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Gabriella (e outros também),

 

Você(s) sabem me dizer se aquelas lentes "Transitions" de óculos aguentam bem o Salar?

As do meu óculos têm proteção UV, mas não sei se seriam adequadas...

 

Aqui em Belém/PA elas aguentam bem! Hehehehe :D

 

Olá DaitiOsakada!

 

Desculpe a demora para responder!

Atualmente eu tb uso lentes transition, mas quando estive no Salar eu usava óculos de grau normal ou lentes de contato. Como meu oftalmo foi muito enfático e desaconselhou totalmente o uso de lentes de contato (devido a baixa umidade do ar no deserto e da falta de higiene nesses locais), eu providenciei um óculos de sol de grau, que de fato foi a melhor coisa que eu fiz!

 

Nesta viagem conheci um rapaz que usava lentes transition e ele sempre reclamava pq no sol elas funcionam, mas quando ele estava dentro de ônibus, e no caso do passeio do Salar, dentro do 4x4, o óculos não escurece, mas o branco da paisagem e o sol incomodam de mais!! Ele odiava!!!

 

Acho que de fato isso seria um complicante, já que vc não aproveitaria toda a beleza do lugar sem poder enxergar direito!!!

Eu investiria num óculos de sol com grau, que realmente foi muito útil para mim!

 

Espero ter ajudado!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Gabriella

 

Obrigado pela criação desse Manual, me ajudou e muito, a sanar diversas dúvidas que eu tinha.

 

Eu sofro de rinite, meu nariz começa a sangrar toda mudança de temperatura até aqui em SP, não estava prestando atenção nisso, também vou providenciar primeiros socorros pra isso e enfiar na mochila hehe

 

Agora que terminei de ler o manual, irei ler seu roteiro = ) Aposto que ficou lindo.

 

Até mais...

 

Oi Helderzinho!!

 

Que bom que o manual ajudou!!! Espero que o relato tb!!

 

Se cuidando direitinho, não tem nada que atrapalhe a viagem, mas as vezes uma besterinha como não levar protetor labial, pode transformar a viagem num martírio!

 

Boa preparação, e precisando, é só escrever!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Parabens as meninas q estao dominando sabiamente o assunto.

 

Ja estive em varias oportunidades no inverno na Bolivia e Chile, no Salar do Uyuni e em SP do Atacama, senti o frio do deserto quando fui ate o Geiser del Tatio, onde o termometro caiu para os 16 graus negativos, e no Uyuni onde a temperatura era de meros menos 7...

 

Mas nao fiz a travessia pelo Parque Eduardo Avaroa, onde fazem parte diferentes desertos do Altiplano boliviano, estarei passando na regiao no começo de janeiro de 2012 de moto, minhas duvidas sao:

 

Conseguiria fazer em um dia os 500 km q separam SP de Atacama ate a cidade de Uyuni, lembrando q nao entrarei direto no Salar pois em janeiro esta com muita agua?

 

Estarei com material para camping, entao se necessario, posso pernoitar no caminho, qual a temperatura media para o mes de janeiro, para dia e para noite?

 

Olá Robran, td bem?

 

Bom, eu não aconselharia vc a acampar num deserto a cerca de 5000m de altitude. Como vc sabe, a diferença de temperatura entre o dia e a noite é brutal. E vc com certeza enfrentará temperaturas de -10ºC em janeiro na madrugada andina.

Acho que a melhor forma de fazer esse passeio, é sem dúvida, com as excursões em 4x4, pois assim, vc faz com mais calma, dorme nos alojamentos (precários, mas abrigados). Fora que 1 dia seria muito pouco para desfrutar de todas as belezas que se tem entre San Pedro do Atacama e Uyuni.

 

Bom, essa é a minha opninião!

Boa viagem!!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá!

Adorei as dicas...estou programando a viagem para março de 2012!

Será nossa primeira viagem estilo mochilão e estamos avaliando se compraremos 2 mochilas...ou se levaremos uma mochila e uma mala média. Acha viável?

 

Chegaremos em Santa Cruz e estou vendo o que é melhor...ir para La Paz, para comprar casaco e talvez bota ou se vamos direto para Sucre. Alguma dica?

Obrigada.

 

Bjss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá!

Adorei as dicas...estou programando a viagem para março de 2012!

Será nossa primeira viagem estilo mochilão e estamos avaliando se compraremos 2 mochilas...ou se levaremos uma mochila e uma mala média. Acha viável?

 

Chegaremos em Santa Cruz e estou vendo o que é melhor...ir para La Paz, para comprar casaco e talvez bota ou se vamos direto para Sucre. Alguma dica?

Obrigada.

 

Bjss

 

Oi Gabi,

 

Acabei de ver sua msg no fórum, e agora vi sua mensagem privada.

Me desculpe a demora para responder, mas estava viajando, e só agora estou acessando a página dos mochileiros.com novamente.

 

Bom, se vcs já tem as mochilas e se são boas para a viagem, acho que vcs podem sim ir com elas. Agora se vcs forem comprar, recomendaria que deixasse para comprar em La Paz. Em Sucre creio que há lugares para compras, mas não fui então não posso lhe dar muitas dicas. Há um tópico sobre compras na Bolívia e acho que lá tem informações de Sucre.

 

Agora, mala de rodinha, ou sem alça acho que não são muito viáveis para esse tipo de viagem. Dependendo do roteiro que vcs forem fazer, a mala pode ser um estorvo.... eu mesma me arrpendi amargamente de ter ido para a Itália de mala de rodinhas.... todas as escadas, de metrõ, estçaõ de trem e hostels me atrapalharam muito!!!! E no caso da bolívia, o problema são os terrenos, nem sempre bem asfaltadinhos para andar com mala de rodinhas.... e sem alça, nem se fale!!!

Mas, quando fui para o Salar do Uyuni, a minha irmã levou a mala de rodinhas e conseguiu se virar.... mas nosso roteiro foi pequeno, com poucos deslocamentos.... então não prejudicou muito....

 

Há alguns tópicos com dicas de como arrumar a mala, o que levar e etc, que podem te ajudar!

Espero ter te ajudado tb, e precisando, é só escrever!!!

beijos

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Parabens as meninas q estao dominando sabiamente o assunto.

 

Ja estive em varias oportunidades no inverno na Bolivia e Chile, no Salar do Uyuni e em SP do Atacama, senti o frio do deserto quando fui ate o Geiser del Tatio, onde o termometro caiu para os 16 graus negativos, e no Uyuni onde a temperatura era de meros menos 7...

 

Mas nao fiz a travessia pelo Parque Eduardo Avaroa, onde fazem parte diferentes desertos do Altiplano boliviano, estarei passando na regiao no começo de janeiro de 2012 de moto, minhas duvidas sao:

 

Conseguiria fazer em um dia os 500 km q separam SP de Atacama ate a cidade de Uyuni, lembrando q nao entrarei direto no Salar pois em janeiro esta com muita agua?

 

Estarei com material para camping, entao se necessario, posso pernoitar no caminho, qual a temperatura media para o mes de janeiro, para dia e para noite?

 

Olá robram..

Também pretendo fazer o trajeto Uyuni San Pedro deAtacama no começo de Janeiro, de 'moto' (na verdade uma XR200)... Não tive nem tempo de pesquisar muito, por isso pergunto p/ vc.. Já ouvir falar sobre o desempenho de motos.. será q a minha velhinha aguenta (lógico, sem pressa)? Até+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gabriela, obrigada pelo post e principalmente pelas dicas preciosas para aproveitar bem Uyuni.

Vou fazer Uyuni agora em Abril, junto com Salta (antes) e depois subo para Lima passando por La Paz, Copacabana, Arequipa, Cusco (MP com trilha inca). Não havia cogitado SPA, acha que valeria incluir? Tenho só 27 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Gabriela, obrigada pelo post e principalmente pelas dicas preciosas para aproveitar bem Uyuni.

Vou fazer Uyuni agora em Abril, junto com Salta (antes) e depois subo para Lima passando por La Paz, Copacabana, Arequipa, Cusco (MP com trilha inca). Não havia cogitado SPA, acha que valeria incluir? Tenho só 27 dias.

 

Oi Mel, td bem??

 

Fico feliz que tenha gostado do post!! Fiz pensando em ajudar o pessoal mesmo!

Bom, eu acho SPA sensacional!!!! Acho que vc poderia sim pensar em inclui-lo, vindo de Salta, antes de ir pro Salar. Mas tem q ver direitinho no roteiro, pq de Salta a SPA, se não me engano, são uns 800km.... mas de qqr forma, para ir pro Salar, vc andará mais ou menos isso!

Veja no seu roteiro se vc consegue incluir mais 4 diazinhos, ou 3, para SPA. Vc naum vai se arrepender, é incrivel!!!

 

Precisando de informações/dicas/sugestões, é só me procurar!

Gabi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...