Ir para conteúdo

Fim de semana em Lumiar e São Pedro da Serra - Nova Friburgo/RJ, com o namorado.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá mochileiros de plantão!

 

Andei um pouco sumida aqui do Fórum por força das atividades profissionais. Mas finalmente consegui uma trégua no último feriado e pude viajar para renovar os ares, aproveitar a vida abençoada que Deus me deu e postar alguma coisa de interessante por aqui. :D

 

Abaixo conto um pouquinho das impressões que tive durante a viagem que aconteceu no feriado de Corpus Christi. O destino foi escolhido pelo meu namorado, para comemorarmos nossa bodas de papel ::love:: (1 ano de relacionamento). O frio ::Cold:: foi nosso companheiro a viagem inteira, mas não nos atrapalhou em nada, já que ficar bem abraçadinhos não era nenhum esforço para nós. ::otemo::

 

Façam uma boa leitura e espero que todos fiquem tão encantados como eu fiquei com este lugar maravilhoso.

 

Lumiar se encaixa perfeitamente nesta música da Marisa Monte que canta: "Há um vilarejo ali. Onde areja um vento bom. Na varanda, quem descansa. Vê o horizonte deitar no chão..."

 

Uma vila acolhedora habitada por pessoas muito simpáticas e que está situada no município de Nova Friburgo-RJ, a 700 metros de altitude. Para quem adora natureza como eu, também irá se apaixonar pelo lugar além de ser impressionante, curiosamente mistura a simplicidade e a abundância. Para onde se olha enxergam-se colinas, nos mais variados tons de verde (cor que predomina no lugar).

 

Andar nas trilhas de terra batida que do alto e de longe podem ser avistadas, mas logo se escondem na sinuosidade das serras. Toda casa tem um pomar e por menor que seja, tem sempre algum fruto. Riacho também não falta, seja na beira da estrada, atrás das casas ou no meio da mata, onde às vezes se transformam em cachoeiras e corredeiras. Os únicos barulhos que são possíveis de escutar enquanto se faz a trilha, são os do rio correndo, dos pássaros cantando e de um ou outro cachorro latindo.

 

À noite, a atração é São Pedro da Serra, um vilarejo que fica ao lado de Lumiar. Andar nas ruas ladrilhadas e apreciar comidinhas variadas com uma taça de vinho, nos charmosos restaurantes da rua principal. As lojinhas de artesanato que ficam entre os restaurantes são muito coloridas e apresentam arte e alegria.

 

Lumiar tornou-se especial porque foi onde encerrou um ciclo de momentos vividos com muita intensidade e onde se iniciou outro ciclo para ser experimentado com muita vontade.

 

Para quem gostou do relato e quiser conhecer eu mais que recomendo:

 

Pousada Riacho Doce Lumiar

O comunicativo Miguel e a sua esposa Maria mãos-de-fada (cozinheira de mão cheia) são os responsáveis por esta maravilhosa pousada às margens do rio Macaé. A receptividade e gentileza de ambos fazem você esquecer que está numa pousada e parecer que você está na casa de um casal de amigos muito queridos que te receberam com muito carinho e gentileza.

Visitem: http://www.pousadariachodocelumiar.com

 

Lumiar Aventura

O programa Aventura Tour sai de Lumiar em direção a São Pedro da Serra seguindo por estradas de terra até as cachoeiras do Poço Belo, Indiana Jhones, São José, com paradas para banho e contemplação da natureza. No nosso caso, só conhecemos a São José e que fica em uma propriedade particular, mas você não paga nada para entrar e de quebra, ainda pode experimentar as tangerinas docinhas que deixam o pomar bem amarelinho. O poço belo fica na beira da estrada, fica no meio de um bambuzal. Se tiver coragem você pode tomar um banho bem gelado. Como estava muiiiiiiiiiito frio e nenhuma das pessoas que estava no passeio conosco teve coragem para entrar na água chegar até a cachoeira do Indiana Jhones que fica no meio de um cânion, nós optamos por fazer outro trajeto que apesar de ser bem tranqüilo, não deixou de ser impressionante. Conhecemos então uma parte da vila de boa esperança, o poço verde, a monumental pedra riscada e o encontro dos rios Bonito e Macaé. Existem também outras atividades mais radicais como rapel em cachoeira, rafting, trekking etc. Visitem o http://www.lumiaraventura.com e confiram a programação.

 

Visite também para conhecer a região de forma geral o site da cidade

http://www.lumiaresaopedrodaserra.com.br

 

As fotos podem ser conferidas aqui: http://picasaweb.google.com/brunequitabr/LumiarESaoPedroDaSerraNovaFriburgoRJ

Link para o comentário
  • 4 anos depois...
  • Membros

São Pedro da Serra e Lumiar são ótimos!! Em São Pedro aconselho hospedagem na rua principal, pois estacionar o carro não é uma tarefa tão simples. A pousada RECANTO DA SERRA é uma derrota, distante, cheia de curvas, estrada de barro e escorregadia, um perigo para quem quer retornar dirigindo com segurança para a pousada. Nosso maior erro foi essa reserva, perdemos o dinheiro e recebemos o descaso do proprietário. Mas ficamos hospedados em uma maravilhosa, custo acessível, ótimo atendimento e bem pertinho da praça do coreto. Procurem por pousada BAVIERA! Cachoeira, trilhas, pizza de aipim, tudo de bom nesse lugar maravilhoso!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...