Ir para conteúdo

Nordeste de CARRO, JULHO 2010 -> MARANHÃO, PIAUI, CEARÁ, RIO GRANDE DE NORTE, PARAIBA, PERNANBUCO


Posts Recomendados

  • Membros

Moro em João Pessoa e vou te dar algumas dicas::

 

Vejo que vc planeja chegar aqui a noite e conhecer os lugares que vc citou. Não recomendo conhecer o farol do cabo branco a noite pois não tem movimento la a noite. O ideal era por volta de umas 16h. A estação ciência cabo branco fecha de 17h, se nao me engane, então a noite vc não poderá entrar, só passar pela frente mesmo. Digo o mesmo para o forte de santa catarina ( na verdade não sei se abre a noite, mas acho que seria melhor a tarde). Caso vc realmente chegue só a noite, sugiro ficar mesmo pela orla de tambaú-cabo branco. Comer na feirinha de tambaú (que tem várias opções de comidas), caminhar pela calçadinha... Se quiser, pode ir janat no mangai, um restaurante bastante conhecido, que tem comidas típicas e deliciosas, mas é mais caro do que comer na feirinha de tambaú.

Se vc fosse chegar mais cedo, sugeria que fosse ver o por do sol na praia do jacaré!! No outro dia pela manhã, vc poderia ir conhecer as praias do litoral sul, como coqueirinho, tambaba, praia bela. Acho que lá da praia bela já tem um acesso para a br, em direção ao Recife!!

Qualquer coisa é só perguntar!! :)

Link para o comentário
  • Membros

Caro Welliton,

 

Nunca fiz uma viagem como essa do seu roteiro. Mas fiquei encucado com alguns pontos do seu planejamento.

 

Ceará

 

A Praia do Futuro, em Fortaleza, por exemplo, é uma praia urbana. E como toda praia urbana, durante o dia não há muito o que ver/fazer. Mais ou menos como a praia de Boa Viagem, aqui no Recife. Se a ideia for apenas conhecer um pouquinho da cidade e tomar sol, é uma boa pedida. Mas acredito que a cidade tenha mais a oferecer: vá à Ponte Metálica. É na Praia do Futuro (se não me engano) que tem a Feirinha de artesanato, que não sei se funciona pela manhã, aliás. Vale a pena verificar isso e, se preferir, deixar o passeio até essa praia para a noite, quando a temperatura, inclusive, é mais amena.

 

Quem conhecer a cidade melhor do que eu, por favor me corrija, mas não é ao lado da Praia do Futuro que fica a Praia de Iracema e a estátua de mesmo nome? Com todo respeito, essa estátua não me encanta, mas se a ideia é passar por lá, faça isso no mesmo dia em que for à Praia do Futuro.

 

Se a ideia for ir ao Dragão do Norte numa quinta-feira à noite, é bom verificar o horário de funcionamento. A mesma orientação vale se a ideia for comer e beber num dos bares e restaurantes ao redor.

 

Pernambuco

 

Imagino que em Olinda sua ideia seja, na verdade, conhecer a parte histórica - ou, como nós chamamos, Cidade Alta. A cidade em si é bem maior e não merece um tour propriamente dito. Se você planeja andar pela parte histórica de carro, divirta-se! Senão, espero que seu condicionamento físico esteja bom. Subir e descer tantas ladeiras embaixo do sol quente pode ser muito desgastante, principalmente se, como planejado, você estiver vindo de um passeio pelas praias.

 

Falando em praia, veja se pode incluir uma visita à Ilha de Itamaracá e ao Forte Orange no seu roteiro. Num dia de maré baixa, você pode também pegar um barco para Coroa do Avião, ilha minúscula mas muito charmosa.

 

Também não recomendo um city tour pelo Recife, mas sim pelo Bairro do Recife - ou, como nós chamamos, Recife Antigo. A cidade é como qualquer outra mal planejada. A parte antiga, sim, merece um olhar mais cuidadoso do visitante. No bairro, vale a pena conhecer a primeira sinagoga da América, as ruinas da antiga muralha da cidade, o Marco Zero, o Paço Alfândega, a Torre Malakoff e o que mais atrair o seu olhar. Tudo isso fica muito perto.

 

Quando for ao Recife Antigo, não deixe de dar uma passada antes no Teatro Santa Isabel e no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado e onde ficava (estima-se) a sede do governo holandês no Brasil.

 

Se quer conhecer um pouco do Recife, vá, sim, à Praia de Boa Viagem. Mas alerto que não é muito diferente de qualquer praia urbana de classe alta. Pessoalmente, sugeriria a você trocar esse passeio por um de catamarã pelos rios que cortam a cidade em várias ilhotas.

 

O Instituto Ricardo Brennand é mesmo um lugar lindo, mas não funciona à noite. Ou seja, nem pensar em ir lá depois do jantar. Merece uma visita também a Oficina de Francisco Brennand, que fica perto e reúne num parque particular um enorme acervo de obras de cerâmica.

 

Quanto às praias do litoral sul, como Porto de Galinhas, poderia citar uma dezena de outras dignas de serem vistas, mas realmente vale a pena passar por tantas praias num mesmo dia?

 

Espero ter ajudado de alguma forma. No mais, apesar de inexperiente, acho que roteiro deve servir como indicação, não se prenda tanto a ele. Permita-se conhecer as coisas com mais calma. Afinal, nem só de Torre Eifel e Louvre é feita Paris. ::hãã2::

Link para o comentário
  • Silnei locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...