Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

AAC

Fogareiros de trilha, qual você deve usar/comprar? GUIA SIMPLIFICADO

Posts Recomendados

Espiriteira a álcool, fogareiro a gás ou fogareiro multi-combustível? Em qual você deverá gastar seus precisosos Reai$ para cozinhar no mochilão??

Eu sou fã de ir mochilar o mais leve o possível, tiro cada grama de tudo que eu posso, afinal eu que vou carregar a minha mochila por dias a fio... e quanto mais leve melhor para meus pés e joelhos...kkkkk

Em minha humilde e exclusiva opnião, fogareiros multi combustível são para alpinistas e pessoas que precisam de eficiência em ambientes extremos e hostis, são ultra pesados, (Sou apto de mochilar ultra, ultraleve), não são para campigs regulares ou trilhas mais tranquilas, por isso resolvi compartilhar um pouco de minha experiência aqui, e aproveitando e deixando claro que embora tenha minha preferência pessoal as espiriteiras, realmente adoro os multi-fuel, e nada tenho contra eles, e que em breve irei adquirir um!!! xD

Se você esta indo acampar pelo Brasil, ou pela Patagônia e está contando cada moedinha para o mochilão, faça como eu e vá de espiriteira, você não precisará de um multi-fuel, a espiriteira é de longe muito mais barato e eficiente, e o álcool vc achará facil pela América, e são bem seguros, eles funcionam em baixa temperatura muito bem e cozinham maravilhosamente, em minha última trip pela Patagonia eu só usei espiriteira e até risotto eu fiz!!! :D Sem contar que você pode criar a sua espiriteira com a latinha da última "breja"que você tomou! kkkkk

E se você não acredita que espiriteira funciona bem no frio, veja abaixo um pequeno vídeo que eu fiz testando mimnha espiriteira aqui no Canadá a uma temperatura abaixo de -22C°!!!!!!

Leia depois do vídeo, os prós e contras de cada modelo e julgue qual será o melhor para o seu mochilão!!!

Espiriteiras / Denatured Alcohol Stoves

PRÓS

• A mais barata opção existente, eu paguei $1,00 por 1 litro de álcool no Chile/Argentina, e durante minha trip toda, (22 dias), eu usei aproximadamente 700ml de álcool. Ultra econômico.
  • Ultra leves, muitos caminhantes usam por sua praticidade e simplicidade, não tem partes que quebram ou possam entupir e dar defeito no meio da trilha.
  • Você só carrega o combustível que precisar, e nada a mais, se o álcool vazar, não mancha roupas e não te causa problemas, nem para a natureza.
  • É fácil saber quanto combustível você ainda tem, basta olhar na garrafa.
  • Você encontrará álcool em qualquer parte do mundo, em qualquer farmácia, loja de camping, posto de gasolina, e como anti-congelante para carros, no pior cenário vá até um hospital e peça um pouco! O.oxD

CONTRAS

• Álcool tem médio poder calórico, demora uns minutos a mais para ferver a água.
  • Você vai precisar de proteção para vento… No final das contas, todos os fogareiros precisam :-) 

Fogareiros a gás / Canister Stoves

PRÓS

• São pequenos e leves, o segundo tipo mais barato.
  • Ultra fáceis de usar, não precisam de nada, basta girar a válvula e acender!
  • Ajuste fácil de chama, como no fogão em casa.
  • Seguros, quando você remove o fogareiro, o botijão se auto-sela, impedindo vazamentos de gás.

CONTRAS

• Difícil saber quanto combustível você ainda tem, muitas vezes você acabará carregando mais gás, e peso para sua segurança.
  • Em clima frio não funcionam bem, gasta-se muito combustível e tempo para cozinhar, e perdem eficiência depois de alguns minutos. Se tiverem regulador atuam melhor em clima frio.
  • O custo do botijão de gás é alto, em qualquer parte do mundo geralmente, pegando como exemplo uma média de preços entre Brasil, Argentina, Chile, USA e Canada, o litro do álcool sai por $1,00 e o botijão de 110g de gás por $5,00.
  • Você terá que carregar seus botijões vazios até chegar na cidade para descartá-los adequadamente.

Fogareiro multi combustível / liquid-fuel stoves

PRÓS

• Você sempre terá algumas opções de combustível, gás, benzina, diesel, etc.
  • Normalmente queimam muito bem em climas gelados e de ar rarefeito, são os mais indicados para "alta" montanha. 
  • É fácil saber quanto combustível você ainda tem, basta olhar na garrafa.
  • Você não produz lixo, você não tem que descartar o botijãozinho de gás;

CONTRAS

• Precisam obrigatoriamente pré aquecerem para vaporizar o combustível liquido e funcionarem a contento.
  • Espirros de combustível acontecem.
  • São os mais pesados sempre!
  • Exigem pré conhecimento e habilidade para usar e são os que mais precisam de manutenção, e os que mais entopem!
  • Se vazar combustível…. Imagina suas roupas cheirando gasolina??? Kkkk

Bem é isso, espero poder ajudar o pessoal procurando info sobre este assunto!!

Grande abraço!!

• Gostei! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...