Ir para conteúdo

Mochilão Europa (Inverno 2018/2019): Reino Unido & União Européia


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

Parece que finalmente vou conseguir realizar meu mochilão pela Europa. Pretendo passar cerca de 4,5 meses viajando sozinha; por conta própria, entre os meses de final-Novembro/2018 até Março/2019.

Já tenho todo um roteiro específico traçado (que podem a qualquer momento estar sujeito a mudanças), e os países que visitarei serão nessa ordem: Escócia » Inglaterra » França » Bélgica » Países Baixos » Suiça » Itália » Austria » Republica Checa » Hungria » Croácia » Espanha » Portugal.

Pretento usar o Eurail (comprar o pacote de 3 meses consecutivos) e tentar o Couchsurfing sempre que possível pra diminuir um pouco dos gastos em hostels e diversas passagens de trem.

A viagem vai ser dividida em duas partes: Reino Unido e União Europeia, sendo que usarei 1 mês inteiro apenas para UK e o restante para a União Europeia.

Decidi que uma forma interessante de conhecer a Inglaterra seria através de locações de uma das minhas sagas prediletas: Harry Potter.  A primeira arte será uma viagem de trem pelo UK começando em Edimburgo e passando por diversos locais onde foram filmados os filmes de HP e alguns outros sightseeing que eu quero ver. Lugares de hospedagem seriam: Edimburgo » Nottingham » Oxford » Bristol » Londres (sendo que a maioria das locações/sightseeing são em cidades próximas às essas)

Festividades de final de ano (natal e ano novo) em Londres, embarcando entre dia 1 à 3 para Paris. 

No meu plano original eu incluia a Grécia e Turquia, porém decidi tirar, então há "dias vagos" para serem preenchidos caso há algum imprevisto. 

A data inicial não está certa ainda pois irei embarcar dos Estados Unidos pra Europa, e eu ainda estou na esperança de encontrar um outro mochileiro(a) também fãnda franquia Harry Potter pra dividir comigo as despesas de 2/4 dias de viagem de carro pelos locais de filmagem na Escócia (já que tenho 20 anos e ainda estou parar tirar a carteira de habilitação, portanto impossibilitada de alugar um carro). Então preciso saber se embarcarei 2/4 dias mais tarde.

(Já tenho todo um mapa montado de todas as locações pelo UK)

 

Qualquer mochileiro que tenha algo a dizer (e/ou tenha experiência) sobre meus planos/roteiros/ideias por favor deixar um comentário e também qualquer mochileiro que vá para Europa entre o inverno europeu 2018/2019 por favor comentar também, pois estarei indo por conta própria. E claro, caso há algum mochileiro indo pra Escócia meio-final Novembro/2018 e esteja disposto há dividir o aluguel de um carro pra encontrar algumas locações de Harry Potter eu ficarei muito feliz em conhecê-lo(a).

Link para o comentário
  • Membros
2 horas atrás, Thaís de Jesus disse:

Pretendo passar cerca de 4,5 meses viajando sozinha; por conta própria

Já tenho todo um roteiro específico traçado (que podem a qualquer momento estar sujeito a mudanças), e os países que visitarei serão nessa ordem: Escócia » Inglaterra » França » Bélgica » Países Baixos » Suiça » Itália » Austria » Republica Checa » Hungria » Croácia » Espanha » Portugal.

A viagem vai ser dividida em duas partes: Reino Unido e União Europeia, sendo que usarei 1 mês inteiro apenas para UK e o restante para a União Europeia.

Quanto tempo você está pensando em passar na Croácia?  

Pergunto isto, por que sua conta não fecha se você não ficar pelo menos meio mês na Croácia que não faz parte do Espaço Schengen, pois com 4.5 meses de viagem, mesmo tirando 1 mês do você estaria excedendo o limite de 90 dias no Espaço Schengen.

Por falar em Croácia, durante janeiro/fevereiro é tudo deserto por lá, tem quase nada aberto e funcionando, muitos hotéis, hosteis e restaurantes simplesmente fecham lá por novembro e abrem novamente só em abril/maio por que simplesmente não tem turistas suficientes para compensar os custos de abrir, então pense bem a respeito do que você quer fazer por lá no inverno.

 

Link para o comentário
  • Membros
18 minutos atrás, 798791 disse:

Quanto tempo você está pensando em passar na Croácia?  

Pergunto isto, por que sua conta não fecha se você não ficar pelo menos meio mês na Croácia que não faz parte do Espaço Schengen, pois com 4.5 meses de viagem, mesmo tirando 1 mês do você estaria excedendo o limite de 90 dias no Espaço Schengen.

Por falar em Croácia, durante janeiro/fevereiro é tudo deserto por lá, tem quase nada aberto e funcionando, muitos hotéis, hosteis e restaurantes simplesmente fecham lá por novembro e abrem novamente só em abril/maio por que simplesmente não tem turistas suficientes para compensar os custos de abrir, então pense bem a respeito do que você quer fazer por lá no inverno.

 

Na Croácia seria mais sightseeing na realidade, nada mais que 3 dias, mas se realmente não compensar eu consigo tirar do meu roteiro.

A viagem acabaria mais ou menos por volta do dia 19 de Março (tirando Croácia e a Grécia que estavam no meu roteiro original), acredito que assim não excederia os 90 dias, não? Já que devemos desconsiderar Novembro/Dezembro que passarei no Reino Unido.

 
Link para o comentário
  • Membros

As paisagens bonitas continuam lá na Croácia e Grécia, mas as cidades estarão desertas, estará frio, com vento, o mar agitado e os dias costumam ser mais cinzentos e nublados, sem aquela paisagem característica de céu e mar azul, a disponibilidade de horários de ônibus e barcos é bem menor e muitos passeios não funcionam.

Mas se você não se importar com o frio e cidade meio deserta,  de talvez ser o único cliente do dia do hostel, restaurante pub, etc, dá para fazer sightseeing  mesmo no inverno, só teria que cuidar com a logística transporte, pois como falei antes a quantidade de horários de ônibus e barcos é bem menor, e pode ser que você fique "encalhada" em uma cidade/ilha qualquer por 3 ou 4 dias até que tenha o próximo ônibus/barco.

Se você realmente entrar no Espaço Schengen (ida de Londres a Paris) depois das festividades de ano novo, e sair no dia 19 de março, ai estaria dentro do limite de 90 dias, só tem que cuidar para não estourar os 90 dias, pois se estourar é capaz de você arrumar uma bela dor de cabeça e levar uma bela de uma multa na saída e ter problemas em retornar no futuro.

Fora isto, é só você arrumar dinheiro para custear tudo isto, pois na imigração possivelmente eles queiram ver se você tem dinheiro para tudo isto (pelo menos uns 7.500 Euros/30.000 Reais), e falar que vai fazer couchsufing para não precisar de dinheiro não costuma ser aceito a menos que você tenha uma carta-convite de cada anfitrião assumindo as responsabilidade pela sua hospedagem.

Ou seja, você até pode tentar fazer couchsurfing no máximo de tempo que conseguir, mas ao passar na imigração, você provavelmente terá que provar que possui dinheiro para bancar tudo sem depender de couchsurfig. Se depois conseguir os couchsurfing, ótimo, sobrou dinheiro para a próxima viagem.

Link para o comentário
  • Membros

E por fim, dê uma olhada com atenção nas restrições do Eurail Pass, ele tem um monte de restrições e taxas adicionais ou taxas de reserva compulsórias e obrigatórias, que no final das contas fazem com ele custe muito, muito, muito mais que os 960 Euros.

Por exemplo, o Eurail Pass seria praticamente inútil na Grécia e Croácia devido a poucas linhas de trem existentes nestes países, e em países como Espanha, França e Itália, Portugal, Suíça, Hungria na prática ele também fica meio inútil pois você tem que pagar taxas suplementares obrigatórias ou taxas de reserva de assento em praticamente todos os trens que você vai pegar.

Do jeito que está o Eurail Pass hoje, ele é quase sempre uma furada, super caro e com um monte de taxas extras.

https://www.eurail.com/en/reservations/reservation-fees/international-train-reservation-fees

https://www.eurail.com/en/reservations/reservation-fees/domestic-train-reservation-fees

https://www.eurail.com/en/reservations/reservation-fees/night-train-reservation-fees

Link para o comentário
  • Membros

@798791 Sobre as reservas eu tinha entendido que seria em apenas algumas viagens, em especial as noturnas, não praticamente todas... Então você aconselharia eu comprar uma por uma? Pois na Inglaterra também planejo comprar um pacote de viagem de trem, só que não seria pela Eurail, não me recordo agora o nome, mas era um próprio do RU.

Link para o comentário
  • Membros
4 minutos atrás, Thaís de Jesus disse:

@798791 Falando em imigração, só pra esclarecer: Como chegarei em Edimburgo não precisarei passar pela imigração quando ir pra Inglaterra?

E no resto da Europa só na França quando for de Londres para lá, correto? 

Se você pegar um voo direto dos EUA para Edimburgo, ou um voo que faça conexão em algum país Schengen, você vai fazer imigração para entrar no Reino Unido somente no momento em que chegar em Edimburgo, e depois pode circular livremente por todo Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e Irlanda sem precisar passar pela imigração. Você só passaria pela imigração ao ir para Paris.

Mas se o seu voo fizer conexão em algum outro local do Reino Unido/Irlanda, como por exemplo em Londres, a imigração é no momento da conexão.

Link para o comentário
  • Membros
4 minutos atrás, Thaís de Jesus disse:

@798791 Sobre as reservas eu tinha entendido que seria em apenas algumas viagens, em especial as noturnas, não praticamente todas... Então você aconselharia eu comprar uma por uma? Pois na Inglaterra também planejo comprar um pacote de viagem de trem, só que não seria pela Eurail, não me recordo agora o nome, mas era um próprio do RU.

Antigamente só tinha taxa de reserva obrigatória nos trens de luxo e panorâmicos, depois de um tempo passou a ter reserva nos trens noturnos, mas nos últimos 2 anos passou a ter taxa de reserva em praticamente todos os trens, o que faz com que cada vez o Eurail Pass se torne menos e menos atrativo.

Hoje basicamente você só consegue usar o Eurail Pass nos trens regionais, aqueles pinga-pinga, que levam 1 dia inteiro para ir de uma cidade até a outra, e nos trens domésticos(dentro do mesmo país) de alguns poucos países como Alemanha, Austria, Rep. Tcheca, Holanda e Bélgica.

Se você tiver uma viagem com roteiro fixo, locais e datas definidas, onde você pode comprar as passagens com 90 dias de antecedência e depois não pode mais mudar, você consegue fazer tudo gastando um terço do valor do Eurail Pass, mas para isto você tem que "engessar" o roteiro.

Agora se quiser ter flexibilidade nas datas e destinos, para decidir lá na hora, ou no máximo 2 semanas antes, ai não tem muito jeito, ou você paga super caro nas passagens avulsas em cima da hora, ou paga caro no Eurail Pass e mais as taxas de reserva...

Sinceramente não sei o que ficaria mais caro, se comprar tudo avulso em cima da hora, ou se pagar um Eurail Pass mais aquele monte de taxas de reservas.

Uma outra opção seria fazer tudo de ônibus, que costuma ser um pouco mais barato em cima da hora, mas você tem um monte de  trechos bem longos, que vão demandar um monte de viagens de de 8, 10 ou mesmo 12 horas de busão...

Link para o comentário
  • Membros
15 minutos atrás, 798791 disse:

Se você tiver uma viagem com roteiro fixo, locais e datas definidas, onde você pode comprar as passagens com 90 dias de antecedência e depois não pode mais mudar, você consegue fazer tudo gastando um terço do valor do Eurail Pass, mas para isto você tem que "engessar" o roteiro.

Acredito que eu estarei indo com um roteiro fixo, então não vejo muito problema em comprar com antecedência. Mas aí na hora da compra eu já teria a reserva junto, sem precisar de uma outra taxa?

 

E sobre o "Eurail" britânico se chama BritRail GB Pass e no site deles está escrito: "It is not essential to reserve seats on all trains. Generally speaking it is only really necessary to make reservations if you plan to travel on a popular route (e.g. London to Edinburgh) at a peak time (e.g. Friday at 6pm). To make a reservation with a BritRail Pass you need to take your BritRail Pass to the station that you are going to travel from and the travel centre will make the seat reservations for you (for a small fee)." em relação à reservas. Como eu não pretendo fazer esse tipo de percurso já que pretendo passar por outras cidades da Inglaterra, acredito que seja beneficiário comprar essa passagem de 1 mês, começando a usar no momento que eu sair de Edimburgo.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...