Ir para conteúdo

Até que ponto de fato é barato ir para Cuba? Explico.


Eduardo E. A.

Posts Recomendados

  • Membros
Em 09/04/2018 em 17:51, Eduardo Eid Ambrosio disse:

Fala pessoal, blza?

Então, resolvi ir! :D

Daqui um mês praticamente estou chegando por lá, vou em Maio. Comecei bem acredito, pois encontrei uns valores promocionais com a COPA e a passagem saiu por R$1.700 com conexão no Panamá.

Justamente @aledef, esse por enquanto está sendo o principal ponto, estou buscando dormitórios compartilhados e os preços estão caindo bem, em média de 8-11cuc/dia, frente a 25-30 cuc/dia que estava lendo por aqui e esperando pagar.

Sobre alimentação, eventualmente vou querer conhecer um ou outro restaurante legal sim, mas no geral é buscar comer bem por preços razoáveis, com certeza irei utilizar bastante desses quebra galhos...hahaha.

Como funciona essa questão de taxi dos cubanos? Da para pegar sem problemas? De uma cidade para outra estava considerando viazul mesmo, não quero correr o risco de chegar nos locais e não achar galera para dividir os táxis coletivos, ou se achar chegar nas cidades em horários que irão me comprometer, enfim.... então esse é um valor que já estou considerando gastar, já pesquisei os valores das passagens no site.

Digo que não vou fazer nenhum relato sobre a viagem como o pessoal faz aqui no fórum, mas um resumão de todos os pontos aqui nesse tópico com certeza irei fazer quando voltar.

Vlww!

 

Boa sorte na procura da acomodação. O site hostels.com ajudará. Só procure ficar perto do capitólio, ficará muito mais fácil se locomover. 

Quanto aos taxis, tem 2 tipos, os de turistas que vão te cobrar caro, claro, e os dos cubanos, onde vc paga 1 CUC pra ir até determinado ponto. Eles tem lá linhas fixas, como se fossem onibus. Então, com um pouco de pesquisa com os locais, fica mole. Tem os onibus circulares, 10 centavos de CUP, se não me engano, de graça. Peguei umas vezes, mas se atente, é um pouco mais complicado. Talvez se vc perguntar pro local se tal busão vai pra onde vc quer ir, ele te indicará o certo.

Onibus intermunicipal, não peguei, nem precisei. Os táxis que transportam turistas entre as cidades são muito melhores. Os cubanos tem uma rede de contatos entre si que não é difícil achar um vá pra onde vc quer ir. Só cidades muito longe, como por exemplo, Santiago de Cuba, ficaria dificil vc ir, eles pegam cidades próximas pra ir. O que eu fiz e foi muito legal foi ir de Havana pra Viñales, aí Cienfuegos, Trinidad, Santa Clara e de volta pra Havana. Vc conhece muita gente. Pra vc ter idéia, aluguei um taxi pro dia todo, sozinho, pra ir de Viñales à Pinar. Moleza.

O Viazul pode ser dor de cabeça. O sistema deles não é computadorizado. Burocracia. Às vezes vc tem que deixar seu nome lá na rodoviária, pois tem lista de espera. Só use em último caso e não em cima da hora.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@aledef,

Vlw pela dica. A parte de hospedagem está praticamente certa.

Quanto ao transporte vou amadurecer mais a ideia para definir, pois já conclui que as vezes um taxi de turista de uma cidade para outra, não encontrando alguém para dividir, pode ficar mais caro que uma passagem com a víazul por exemplo. Em relação aos ônibus circulares e taxis dos cubanos, estando lá irei tentar utilizar para me deslocar dentro das cidades, apesar de ler que turistas enfrentam um pouco de dificuldade em pegar esses meios de transporte por "não ser permitido",..... vou tentar.

Quanto ao roteiro, vou fazer praticamente esse que você disse, incluindo Varadero e algum Cayo também.

Abraços a todos que ajudaram. Em breve espero voltar aqui com novidades ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dificilmente, os taxistas que transportam turistas de uma cidade à outra vão com uma só pessoa. Eles mesmos dão conta de angariar passageiros, então isso não é preocupante.

Quanto à taxi pra locais onde turistas não podem usar, nunca tive problema com isso.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 26/04/2018 em 18:32, D FABIANO disse:

O problema é o euro que tem de levar e nao abaixa,opção é o canadense. 

Eu fiz uma pequena simulação para poder definir qual moeda das duas levar e cheguei nessa conclusão:

Exemplo:

R$3.000 - (R$4,45) = 674,16 Euros - (1,21) = 815,73 CUC

R$3.000 - (R$2,93) = 1023,89 CAD - (0,78) = 798,63 CUC

Para nós é mais barato comprar CAD, porém na hora da paridade CAD para CUC acaba perdendo e valendo a pena o Euro mesmo. Pelo menos nesse dia que fiz a comparação mas acredito que esse padrão se mantenha.

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
14 horas atrás, Ana Carla Rohem disse:

Oi Eduardo, tudo bem? 

Vou para Cuba em maio também. Vou no dia 18 de madrugada, pela Copa. Fiz reservas pelo aibnb. Vou ficar em Havana, Trinidad, Santa Clara, Agradeço e Havana. 

Quem sabe não nos esbarraremos por lá. 

Oi Ana Carla, bem e você?

Dia 19 já estarei de volta em Havana, para voltar ao Brasil dia 20. Capaz de dar certo sim, combinamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Em 16/02/2018 em 15:13, Eduardo Eid Ambrosio disse:

Pessoal, beleza?

Cuba é um destino de meu interesse já faz um tempo e em Maio agora deste ano tiro férias e considerei que seria o melhor momento de ir para lá. Principalmente por estar buscando um destino barato, começando pela passagem obviamente e por pensar que os custos de hospedagem, transporte, alimentação e etc não seriam tão caros.

Mas pelos relatos que estou lendo aqui no fórum, parece que não é bem assim e explico porque. Entendi que a moeda turística de lá é o CUC e que é praticamente 1 pra 1 com o EURO. Valores de táxi, hospedagem na casa dos Cubanos, transporte turístico e  refeições giram em torno de 25-30CUC. Considerando o EURO hoje jogando baixo, R$4,00, estamos falando aí de R$100, R$120. Levando em conta uma passagem a +- R$2.300 e esses valores, vejo que fica um custo semelhante a ir para Europa praticamente..... ::essa::

Então o que gostaria da ajuda de vocês é, até que ponto da para conseguir viajar barato para lá indo sozinho? Da para chorar de verdade nesses valores de hospedagem na casa dos Cubanos? Consigo usar os caminhões sem problemas? Da para comer "na rua" junto com os Cubanos (Padaria, mercado, restaurantes mais baratos)?

Agradeço desde já, Vlww.

Fala pessoal,

Estou de volta já e a viagem foi sensacional, superou minhas expectativas e gastei menos do que esperava. Abaixo um resumão do que fiz, de quanto gastei e minha opinião sobre os principais tópicos.

Foram 14 dias no total e 6 cidades, passando por Havana, Cienfuegos, Trinidad, Santa Clara (Bate e volta Cayo Santa Maria), Varadero e Vinãles (Bate e volta Cayo Jutias). Por fim retornei a Havana para voltar ao Brasil. No meu instagram estou postando algumas fotos para quem quiser ver; @eduambrosio

Gastos:

Passagem GRU-HAVANA com conexão no Panamá com a Copa: R$1.733,00

Dia a dia com alimentação, hospedagem, transporte, etc: R$2.500,00 (4,45) = EUR 562,00 (1,154) = 649,00 CUC

Seguro Viagem (R$115,00) e Visto para entrar em Cuba em GRU com a cia aérea (R$90,00)

 Total: R$4.438,00

 

Hospedagem:

Como faço na maioria das minhas viagens busquei os hostels. Pelo site Hostel World consegui reservar com antecedência a maioria das minhas hospedagens e nos locais que não encontrei (Cienfuegos e Varadero), contei com a ajuda da Irina, cubana que sempre ajuda o pessoal aqui no fórum. Em 5 das 6 cidades fiquei hospedado nas casas dos próprios cubanos, apenas em Havana que o local era de fato um hostel. A média de valor que paguei na diária foi de 10CUC, com valores indo desde 7CUC até 25CUC em Varadero, sendo o local mais caro e saindo totalmente do padrão de preços.

 

Alimentação:

Café da manhã nas casas, valor de 3 CUC para um café mais simples e 5 CUC para um café completo. Varia um pouquinho de uma casa para outra, mas geralmente tem pão, manteiga, suco, frutas, eventualmente ovo, um queijo e café ou chá. Falando assim parece pouco, mas da para comer bem sim, alguns lugares mais e outros um pouco menos. Refeições, por valores de 4CUC até 8CUC você consegue comer um prato bem servido da comida criolla. Consiste num prato com arroz, feijão preto, alguma carne (frango, porco ou peixe), com algum legume e verdura. Por pouco mais que isso você consegue comer as famosas lagostas e algum fruto do mar, ou carne bovina. Por menos que isso você consegue comer um spaghetti com molho vermelho por exemplo. Quebra-galhos, aí que entram as famosas pizzas e lanches que você encontra no meio da rua. São bem baratos custando de 1CUC para menos e da para dar aquela enganada. Algunas pizzas são bem grandes, mas simplesmente não da para ficar comendo toda hora.

 

Transporte:

Optei por ir de uma cidade para outra através da Viazul, comprei praticamente todos os trechos com antecedência aqui do Brasil através do site. Para alguns trechos acabei fazendo de taxi coletivo e posso dizer que muitas vezes o preço do táxi acaba sendo superior ao do ônibus. Por exemplo, passagem de ônibus de Vinales para Havana custou 12 CUC, de taxi coletivo pagaria 15 CUC. Outra situação em que o ônibus estava atrasado e tive que pegar um taxi coletivo, a passagem era 11CUC e o taxi com muita insistência fez por 12CUC. Os ônibus da Viazul são muito pontuais e confortáveis, você leva o voucher impresso e troca pelo bilhete antes de embarcar. Tive apenas esse inconveniente em que o ônibus quebrou e iria atrasar mais de 2hrs, porém fui reembolsado no mesmo dia. Dentro das cidades o esquema é andar a pé mesmo, só Havana que é um pouquinho mais complicado devido ao tamanho da cidade comparada com as outras, mas estando em Centro Habana ou Habana Vieja da para se deslocar de um local para o outro sem problemas e conhecer tudo caminhando. Eventualmente é válido pegar algum taxi para um local mais distante ou os ônibus circulares, esse último ajuda bastante também, principalmente na questão da economia. Exemplo, na chegada gastei 25 CUC para ir do aeroporto a Centro Habana de taxi, na volta optei por ir de circular para o aeroporto e desci praticamente na porta por apenas 0,05CUC. Demora mais, não é tão confortável mas quis ter essa experiência e deu super certo, valeu a pena. Nesses bate e volta que fiz para os Cayos a opção foi ir de taxi coletivo mesmo, no caso com o taxista esperando no local durante o dia, geralmente você vai em grupo e é isso que ocorre.

 

Moeda:

Como já adiantei ali em cima levei Euro e logo na chegada, no aeroporto, já troquei pelos CUC. Levei um susto porque a taxa de conversão não estava tão boa quanto havia pesquisado e estava esperando pagar, mas no momento não tinha muito o que fazer e conclui a troca. Sugiro pesquisar bem e analisar a questão do dólar canadense, na hora acabei nem reparando qual era a cotação pois não tinha mais o que fazer, mas façam as contas, pesquisem bem antes sobre este tema. Se você quiser utilizar apenas CUC é possível, mesmo para as coisas bem baratas você utiliza as moedas de centavos e tudo certo. Eventualmente irão de dar alguns CUPS mas tranquilo, só fazer a conta 1 CUC = 24 CUP tbm que não tem erro. Pelo menos essa era a conversão de agora.

 

Considerações Gerais:

Gostei demais de lá, o país é muito rico em cultura, história e beleza natural, voltaria com certeza e recomendo principalmente para quem gosta mesmo de viajar. De fato é um lugar muito seguro, o cubano adora o brasileiro, é um povo muito alegre, hospitaleiro e boa gente mesmo. O único ponto negativo são as abordagens a todo momento nas ruas para tentar te oferecer alguma coisa ou te levar para algum lugar, isso sempre vai envolver algum interesse financeiro por trás e acaba sendo um pouco chato. Mas fazer o que? É importante entendermos a situação deles, eles ficam o tempo todo tentando conseguir alguns CUC. Acabei passando mal por lá também, enquanto estava em Trinidad, não sei se foi algo que comi ou gelo das bebidas, (dificilmente são feitos com água potável, mas por sorte durou apenas um dia. 

 

De maneira bem breve é isso. Qualquer dúvida, se eu puder ajudar, será um prazer....

 

Vlw!!

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Eduardo E. A. changed the title to Até que ponto de fato é barato ir para Cuba? Explico.
  • 5 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi @Carolina Conde, tudo bem? Desculpa a demora. Não tinha visto e não chegou notificação.

Olha, não tenho 100% de certeza, mas acredito que foi 12,50 CUC. Fomos em 8 pessoas mais o motorista 😂

Mas tranquilo, o carro era grande e vale muito a pena ir até lá, é muito bonito mesmo.

O valor deve ficar nessa faixa dos 10-15CUC, depende de quantas pessoas eles tem para ir até lá e de você negociar também. Mas não foge disso não.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...