Ir para conteúdo

Mochileira viajando sozinha - Lima / Cuzco / Machu Picchu / Arequipa - final de julho/ago 2009


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, galera do mochileiros!!! Estou devendo meu relato de viagem. Fui para Lima - Cuzco - Machu Picchu - Arequipa, no inverno passado, em 2009. O site me ajudou mto e agora vou tentar passar algumas dicas do q vivi lá... N sei s vai ser mto útil esse relato (eu enviei por e-mail a uma amiga, então n reparem...rs) pq n lembro de mtaaaa coisa, mas estou à disposição pra qlquer dúvida, vai ser um prazer ajudar!

 

 

LIMA

Eu fui primeiro pra Lima. Cheguei segunda, tinha hotel reservado e motorista esperando por mim no aeroporto. Passeei um pouco pela cidade, fui num museu, no shopping e dormi. O melhor (e mais caro) hotel de toda a viagem. 50 reais por noite. ::ahhhh:: Mas dps senti mta falta do conforto q 50 reais podem pagar... rs. No dia seguinte vi mais alguns museus, não consegui entrar na catedral pq tava fechada, mas passeei mais um pouco. Lima é tipo São Paulo. Explica pra um turista o q tem pra ver e fazer em São Paulo. Ah, se vc n tá em uma galerinha e n conhece ng, a cidade é um saco, vai. O clima de Lima tb é bem parecido com aqui. Tava frio, meio garoa. Tive uma aventurazinha pra evitar pagar taxis. Taxi lá eu achei caro... eram 15 soles pra ir pra quase todos os lugares. Lá vc combina o preço do taxi antes de subir. Então, 15 soles dá uns 10 reais... abuso pro q eu queria pagar (rs). Aí peguei ônibus umas 2 vezes lá. É mto engraçado. Os ônibus são tipo aquelas vans q os perueiros vão gritando nos pontos os destinos, sabe? "Teodoro, Sumaré, Casa Veeeerde!!!!!" ficava mais ou menos "Bolívar, Arequipaaaa!!!!". Aí vc entra e o cara te pergunta onde vc vai, pq dependendo do lugar é um preço diferente. Teve um dia q eu tava procurando um museu, perguntei pra um policial e peguei carona no carro dele até o museu. (agora eu penso q foi a idéia mais idiota de toda a viagem...rs, mas saí viva). Não recomendo fazer isso.

 

CUZCO

Enfim, quarta-feira bem cedo eu fui pro aeroporto pegar meu avião teco-teco (peguei o mais barato, claro, e o pior... chamava Star Peru, mas novamente, saí viva) pra Cuzco. No taxi, o cara me perguntou se eu conhecia algum hotel em Cuzco, eu falei que não. Aí ele já ligou pra uma conhecida dele q ia me ajudar a achar hotel e q tinha uma agência de turismo (n gostei mto da idéia, mas pelo menos tinha alguém pra me esperar no aeroporto de novo). E tava lá a mulher qdo eu cheguei, mto simpática, foi comigo pra vários hotéis, com um amigo dela levando minha mochila eu me perguntando qto ela ia me cobrar por tudo aquilo. Ela tava me mostrando hotéis no nível do q eu fiquei em Lima, mas ela n tava entendendo q o nível de Lima ia ficar em Lima, eu n tinha condições pra pagar mto. Então insisti q víssemos um hostel q eu tinha referências sobre (Samanapata, dica do Mochileiros). Chegamos lá e o preço era bem convidativo. 20 reais por noite. É aqui mesmo. Meu quarto era individual, mas o chuveiro eu compartilhava com outro quarto. Até aí, ok. Aí a mulher foi me oferecer os serviços da agência dela. Falei o q eu pretendia fazer e ela me deu um preço absurdo... era quase 600 dólares. Eu falei q ia pensar. Ela disse pra nos encontrarmos na porta do hotel dali uma hora. Almocei (lugar indicado por ela... a 5 soles com direito a suco, entrada, prato principal e sobremesa. 5 soles! ::otemo:: Tipo menos de 4 reais! Perfeito. Comi lá quase toda a viagem.). Fui numa agência chamada Puma's Treck (tb recomendação do mochileiros). Ela me deu um preço mto mais em conta q a mulher lá q me trouxe e eu já fechei na hora. Voltei, falei pra mulher q n ia dar pra fazer o passeio com ela, só o City Tour, que era no mesmo dia. Então, fui eu pro City Tour. Ruínas, ruínas e ruínas. Ruínas são legais, mas aprendi q ver mtas cansa. Fui tomar meu merecido banho pós-City Tour. Pseudo-banho, né... vc n faz idéia. Aquela "água caliente" pingava menos que torneira! Gente, banho de caneco teria sido mais eficiente. Aí no "pseudo-banho" eu gritava de frio e me perguntava o q eu tava fazendo ali. Nossa, altas crises nesse primeiro dia. Ainda mais pq no City Tour encontrei um casal de Lima que me perguntou pq eu tava fazendo a viagem sozinha e eu n conseguia explicar em espanhol que era pq eu tava cansada do meu trabalho e precisava tirar férias assim que completasse um ano lá, e coincidiu q nenhuma das minhas amigas pôde ir comigo e aí eu resolvi ir sozinha. E pq ele n é meu psicólogo pra ter toda essa explicação de mim! Aí ele ficou com uma cara meio "essa daí é de poucos amigos", mas blz. ::bruuu::

 

 

 

Passado o dia 1 em Cuzco, (ah, esqueci de falar que meu quarto tinha janelas, mas n curtinas, então um tapa olho q eu levei foi extremamente útil, recomendo). Aí o dia 2 era livre pra passear pela cidade. E aí comecei a me animar. Cuzco é mto legal. Só tem turista. Realmente. Só turista. E isso é mto demais, vc anda e ouve as pessoas falando todo tipo de idioma. Mais um dia de pseudo-banho e let's go for more ruins!

 

 

 

Dia 3 em Cuzco, passeio pelo Vale Sagrado. Interessante. Mas cansativo pra caramba. Encontrei algumas pessoas... um mexicano, um americano e uma chilena e almoçamos juntos. E adivinha quem estava fazendo o mesmo passeio no mesmo dia, mas com outra companhia? O casal "olha essa menina não tem amigos"! ::essa:: Ok, pelo menos serviram pra tirar fotos minhas. O pior de viajar sozinha é depender dos outros pra tirar fotos, raras ficam boas. Uns brasileiros me falaram o truque. Tem q pedir pra pessoas q tenham aquelas câmeras super enormes e potentes. Alguma coisa de fotografia elas devem saber, né? Mas eu percebi que começou a rolar um clima de ciúmes da namorada dele para com a minha pessoa.Ai, céus! Ok, hora de evitar esses dois. Nota mental: pedir pra outro casal tirar fotos de mim. Acabou o tour, eu estava exausta. Mais um pseudo-banho (quem sabe o último!) e sono de tapa-olhos.

 

 

ÁGUAS CALIENTES

No dia seguinte, no final da tarde, iria pegar uma van até um lugar q eu esqueci o nome onde eu pegaria um trem pra Águas Calientes e dormiria lá pra na manhã seguinte ir pra Machu Picchu. No café da manhã, encontrei um casal falando em português. Descobri que o cara mora na minha rua. Dá pra acreditar? Tipo alguns metros depois... rs. Almoçamos juntos no lugar de 5 soles - aprovado por eles tb, diga-se de passagem. Então nos separamos, eu ia fazer umas compras e eles iam fazer alguma coisa q n me lembro bem. Estava eu passeando em Cuzco qdo me deparo com o cara do casal "essa menina não tem amigos" do lado de fora de uma loja. ::putz:: Ele tinha me visto, então fui até lá dar um oi, educadamente. Então percebi que a namorada dele estava dentro da loja, vendo uma calça. Eis que ela sai da loja, totalmente possessa e começa a brigar com ele (e eu percebi, claro, por minha causa. Sem mencionar q ela n olhou na minha cara), e gritava "me dá la plata, me dá la plata!'. Tipo assim, já q eu te peguei conversando com ela, agora vc é q vai pagar minha calça. Enfim, só acenei e saí dali enquanto podia. Eu, hein. E depois eu me achava ciumenta. Passeei mais um pouco pela cidade e peguei minha van. Deixei a mochila maior no hostel (e seja o q Deus quiser) e fui só com uma mochila menor. A viagem de trem é gostosa até, o trem é bonitinho e tudo mais. Ao chegar, alguém já me esperava (todos os hostel daqui pra frente já estavam reservados pela agência pra mim, assim como passagens de trem ônibus e a entrada para Machu Picchu). Cheguei no hostel e fiquei esperando meu guia chegar pra me dar as coisas e me explicar como seria amanhã. Eu pretendia subir a montanha Wayna Picchu (n sei se vc sabe, mas tem uma montanha lá que dá pra subir fazendo uma trilha, mas tem que chegar cedo pq tem senha. São 2 turnos, um às 7h e outro às 10h. Só 400 pessoas podem ir por turno - acredite, é muito pouco)... o parque abre às 6h. E os ônibus pra ir pro parque começam a sair às 5h30. Então pensei que chegando umas 5h no ponto de ônibus dava. Que nada! O guia falou que eu precisava chegar no ponto umas 3h30 / 4h!!! Ok, preciso dormir. Não, preciso de um banho decente!!! Preciso lavar meu cabelo! Argh! Enfim, qdo terminei meu banho me dei conta q n sabia como se chega ao ponto de ônibus. Oooops... meros detalhes. Acreditei na minha sorte de encontrar alguém no caminho e faria o caminho de volta pra estação do trem.

 

 

MACHU PICCHU

Saí, se não me engano ums 3h30 mesmo do hostel e caminhei... cagando de medo. Tava escuro e eu n sabia o caminho. Encontrei alguém na minha frente após alguns metros, conversamos, ele era da Inglaterra e sabia o caminho. Ao menos parecia. Chegamos até a praça onde ficava a estação de trem, tinham algumas pessoas.. e o inglesinho ficou procurando a estação de trem sozinho enquanto eu usava meu portunhol e descobria onde realmente ela ficava. Falei a ele, ele me seguiu, não agradeceu e não me deu tchau. Ah, já vai tarde!.... Já tinha gente na fila do ônibus. Não mtas, mas tinha. Aí aconteceu a melhor coisa da viagem. Sentei na fila logo atrás de duas brasileiras. Fiquei quieta por um tempo... Depois perguntei de onde eram. As duas riram muito. Falaram que acharam que eu era uma inglesinha ou uma francesa e de repente eu começo a falar português e sou simpática! rsrsrs.... Elas estavam com um grupo, com quem acabei ficando Machu Picchu inteiro. Foi a galera mais legal que eu podia ter encontrado, gente boa mesmo. :D Tive muita sorte. Até abandonei meu guia e me infiltrei no grupo deles...rs. 6h, qdo abriu o parque, parecia que éramos crianças indo pro melhor brinquedo da Disney... correndo feito doidos, naquela altitude e naquele frio pra chegar ao pé da montanha e pegar a senha pra subirmos mais tarde. A galera corria mesmo... era mto louco. Conseguimos senha! Visita guiada e 10h subimos a montanha. Como diria o Hugo... "subindo a montanha... sem fazer manha". Vista linda, mas q n fica tão linda assim nas fotos, mas vale a pena a experiência e ainda mais qdo se tem companhia assim... rs. Recomendo um tênis de tracking... rs. Quase escorreguei vááárias vezes, ficava tentando caminhos alternativos pra subir nas rochas do pico. Exaustos, ficamos descansando depois num lugar q dava pra ver Machu Picchu quase toda... sentia que podia ficar horas e horas só olhando aquela paisagem, deitada... uma paz.... Estávamos diante de duas montanhas, uma pequena e uma enorme. Minha amiga perguntou: "qual das duas nós subimos?". Eu respondi, apontando pra mais alta: "aquela ali, né, só pode ser!". Ela: "mas olha naquela outra ali, tem gente no pico dela, dá pra ver". Minha cara de decepção foi a melhor. Ok, subimos a montanha nanica, mas te juro que parecia bem maior! rs.... Depois voltamos. Hora de dar tchau pra mais amigos de viagem. Nossos trens eram em horários diferentes. Por sorte, n encontrei o casal da namorada ciumenta. Lembrei q eles iam pra Machu Picchu no mesmo dia que eu. Haja coincidência! Na saída de Machu Picchu começou a sessão desespero. :o Eu tinha uma van reservada q me levaria pra Cuzco onde eu pegaria um ônibus pra Puno assim que chegasse. No entanto...... a van atrasou. Eu desci dela correndo pro hostel onde tinha deixado minha mochila, entrei correndo, pedi pro taxi esperar... a dona do hostel abriu um armário lotado de mochilas, lotado. E eu n encontrava a minha, tava num desespero tamanho, o ônibus era às 19h, já eram 19h10... enfim, encontrei. Peguei, saí correndo de volta pro taxi e pro terminal. Assim q eu entrei com o taxi no terminal, o último ônibus da mesma companhia que eu tinha o bilhete (o ônibus das 19h30, já tinha saído). Isso sem contar o q eu fiz pra falar com a mulher da agência de Cuzco q tinha me vendido o pacote. Peguei um celular emprestado na van pra Cuzco, pra avisar q n ia chegar, acabei com os créditos do cara pra ouvir a mulher gritando "o q vc está fazendo aí?", "vc devia estar em Cuzco!". Filha, eu sei. Se a sua companhia não prevê trânsito na saída de vans e se coloca o meu bilhete pra um horário ridiculamente inviável, a culpa n é minha. Enfim, ônibus só no dia seguinte. Como eram umas 8 horas até Puno e o meu passeio estava programado pras 8h da manhã do dia seguinte, a palavra de ordem era: fodeu. Fui procurar outras companhias, nenhuma tinha mais ônibus pra Puno saindo ainda naquele dia, só no dia seguinte. Estava prestes a chorar e a passar a noite na rodoviária quando uma mulher de uma companhia fala pra mim: podemos te acomodar em um ônibus pra Puno que está saindo agora. "Uhhh!!! Viva", pensei eu... ela completou falando que não tinha lugar, q eu tinha q ficar meio q no corredor. Palavra de ordem: "dane-se", "Ou vai ou racha". Aceitei, mas quando estava dentro do ônibus, n sei pq nem da onde, alguém me falou q havia um lugar vago. Reparei q eram só crianças (a grande maioria do sexo masculino) e q estavam um tanto afobados com a minha entrada no ônibus. Sentei ao lado do único adulto do ônibus, que descobri mais tarde ser o treinador dessa equipe mirim de esportistas que iam competir em Puno. O ônibus era meio que fretado pra eles. Por isso tanto espanto. Pelo menos n vou perder meu passeio em Puno.

 

 

PUNO

Chegando em Puno, não havia ninguém me esperando na rodoviária. Devem ter desistido de mim depois da minha ligação do dia anterior, vai saber. Tinha o nome do cara que devia estar lá... e fiz o q podia ter feito, oras. Perguntei por ele. Me disseram que o conheciam, e q ele viria mais tarde. Ok. Sentei e esperei. Encontrei uma brasileira de Recife e uma coreana e ficamos conversando. O tempo passando e eu preocupada. Perguntei novamente pelo cara q ia me esperar. Um deles me disse ser amigo dele e que ia ligar pra ele. Depois me disse pra entrar num taxi e ir até um hostel urgente pq ele estava me esperando lá. Medo. A brasileira me disse pra n confiar. Vai saber se esse cara é mesmo amigo do tal cara q ia me encontrar? e se esse taxi me levasse pra sei lá aonde? é, eu sabia q ela tinha razão, mas acabei embarcando. Por sorte, era tudo verdade. Sobrevivi novamente, 3 vidas já gastas, restam 4 se eu tiver alma de gato. Deixei minha mochila no hostel e fui pro passeio. Interessante, mas ng legal no passeio pra conversar e fazer amizade. Puno é mto bonita, mas é mto frio... ainda bem q n ia dormir lá. Tinha mais um ônibus pra pegar até Arequipa.

 

 

 

O ônibus que peguei pra Arequipa (desta vez num horário decente marcado pela companhia de Cuzco) era mto mto mto pior que o ônibus que eu comprei pra ir pra Puno por sorte (o dos esportistas mirins). Comecei a achar que aquela companhia estava me enganando qdo disse q comprava os melhores ônibus. Só via nativos nos ônibus que eles me colocaram. Nativos e galinhas. Minha mochila foi comigo, praticamente em cima de mim por mais umas 9h de viagem.

 

 

AREQUIPA

Arequipa. Tinha alguém dessa vez pra me levar ao hostel. Hostel mais ou menos, mas até q ok. Passeio pelo cidade e merecido descanso. Tinha duas camas nesse quarto. Claro q eu testei dormir em cada uma pra ver qual era a melhor. Dia seguinte, ônibus me buscou pra ir pro Cânion. No meio do caminho algumas paradas pra ver animais (vicunhas e alpacas) e neve. A gente dormiu numa cidadizinha chamada Chivay pra ir para o Cânion mesmo no dia seguinte bem cedo pq os condores voam por volta das 8h da manhã (diz a lenda – cada um vai te dar um horário diferente). Vimos um show típico no jantar, comi pizza e fiquei mal. Nunca coma nada pesado em altas altitudes. O vôo dos condors foi bem mais sem graça do q achava q ia ser. Na verdade, achei q ia ser o máximo. Vc vê um condor, outro, dps já quer sair logo dali... Qdo voltamos, tomei um banho e fui jantar. Passeando pela praça encontrei 3 brasileiras do sul, simpatissísimas, mais ou menos minha idade, me adotaram por aquela noite....rs. Fomos jantar em um restaurante de frutos do mar onde um cego estava tocando um instrumento. Ele percebeu que éramos brasileiras e começou a tocar músicas tipo "brasileirinho". Mto lindo pq ele n sabia direito como tocava, mas mesmo assim se esforçava pra agradar a gente. Dia seguinte, visita ao Museu onde tem a múmia Juanita e dia seguinte, Cuzco de novo.

 

 

CUZCO

Chegando em Cuzco segui para um outro hostel que tinham me indicado, pra eu n sofrer de novo com um pseudo-banho. Fui fazer compras e no fim, qdo fui tomar meu banho, a água n esquentava. Lindo, q sorte a minha com chuveiros. Tive q tomar banho em outra habitación. Fui pra Lima no dia seguinte, algum tempinho no aeroporto e logo estava em SP.

 

Dicas/furadas:

- Leve protetor solar, pode ser frio lá, mas faz mto sol à tarde

- Tome Pisco Sour, a bebida típica de lá! =)

- Leve um tapa olho pra dormir pq seu quarto no hostel pode n ter cortina na janela

- Lugares que fiquei:

Em Lima: Hostel Porta (recomendo mto, fica perto do shopping onde tem o Museu do Ouro)

Em Cuzco: Samanapata (recomendo sim, apesar do meu chuveiro pq aparentemente era o único com problemas. Fale q é brasileiro e terá desconto.)

Nos outros locais eu fiquei em hótéis escolhidos pela agência, então nem lembro os nomes...rs

- Lugar pra comer por 5 soles: bem perto do Samanapata, mas vou procurar o endereço

- Agência em Cuzco: Puma's Treck (acho q se vc leu meu relato deve ter percebido q eu n recomendaria). Mas tem mtas outras q ficam na PLaza de Armas de Cuzco, só pesquisar um pouco...

- Sobre viajar sozinha: eu tive crises no começo, depois amei e agora vou viajar sozinha novamente, dessa vez para a Europa. É só ter os mesmos cuidados q vc já tem em cidades grandes como São Paulo.

- O q faria diferente: iria para Islas Balestras e n iria para Arequipa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...