Ir para conteúdo

Rota das emoções (Lençois maranhenses/delta do parnaiba/norte do ceará)


Posts Recomendados

  • Membros

Oi galera,

 

Boa tarde a todos.

 

Sou novo no site, embora seja mochileiro há mais de 15 anos.

 

Me chamo Paulo, tenho 35 anos, sou de BH/MG.

 

Nas férias desse ano (que vão de 15/09/2010 a 02/10/2010), resolvi que vou conhecer o que me falta do Nordeste brasileiro.

 

Comprei passagem aerea para São Luiz no dia 15/09 e retorno de Fortaleza no dia 02/10.

 

Essas por enquanto são as duas únicas certezas que tenho...

 

Tô pedindo opinião de todos que conhecem pra ver se o roteiro que estou preparando vai ficar legal.

 

Minha idéia é chegar em São Luiz na tarde do dia 15/09 e sair já pela manhã do dia 16/09 para Barreirinhas.

 

Em Barreirinhas tambem não pretendo ficar muito tempo. Apenas o suficiente para conhecer uma das lagoas e se possível fazer o sobrevoo.

 

No dia seguinte (17/09) já pretendo estar a caminho de Atins, onde passarei dois dias.

 

Depois estou querendo seguir em direção de Caburé e Tutóia, onde ficarei uns 3 dias em algum lugar que alguem me indicar.

 

Por volta do dia 22/09, pretendo seguir para Ilha do Cajú ou outro ponto do Delta do Parnaiba que me proporcione conhecer um pouco dos variados ecossistemas da região. Quero conhecer os mangues, a foz do Parnaiba, as trilhas nas matas e as praias da região.

 

Ficar no Parnaiba rodando até por volta do dia 26/09, quando continuo minha saga em direção do Norte do Ceará, onde quero conhecer Camocim, Jeri e outras praias que ainda não forem badaladas e que estejam preservadas.

 

Fico no Litoral Norte do Ceará até 01/10, quando caminho em direção a Fortaleza para no dia seguinte retornar a Belo Horizonte.

 

Minha idéia inicial é fazer todo o percurso de Barreirinhas a Camocim em transporte fluvial.

 

Não vou levar barraca. A idéia é me hospedar em albergues e pousadas simples no caminho.

 

Tô querendo dicas de lugares bacanas no caminho a se conhecer (preferencialmente de ecoturismo), dicas que possam otimizar a viagem tanto na questão tempo, quanto na questão dinheiro. Enfim, dicas para melhorar meu roteiro.

 

E agora que estou cadastrado nesse site, vou poder orientar a todos que precisarem de informações, sobre os lugares que já passei viajando pelo Brasil, especialmente aqui em Minas Gerais, no Sudeste e Nordeste do Brasil.

 

Um grande abraço a todos.

 

Saúde, paz, luz e muitas viagens que ainda acontecerão pra gente.

 

Que a Natureza nos abençoe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Olá, Paulo!

 

Em 2006 eu aluguei um carro em Teresina e rodei o trajeto que vc está programando.

Só fiz a mais o trecho entre Teresina e São Luis, onde assisti (acredite!) a um festival de blues internacional no interiorzão do Piauí!

Pena que você não pegará a época do "boi" em SL. Perderá uma bela manifestação folclórica do Norte.

Se tiver tempo, vá no restaurante Picuí devorar uma carne de sol!

Luiz Correia não tem muita graça!

Em Barreirinhas, se puder, faça a travessia dos Lençóis a pé, que dura uns 3 dias.

Atins e Caburé é quase do lado da Jamaica! rs

Lá eu vi praias desertas e maravilhosas!

Na época havia um jogo do Brasil na Copa 2006: encontrar uma tv foi uma aventura!

Acho que vc está dedicando muito tempo pra Caburé e pro Delta.

Uma curiosidade de Parnaíba: o chope de lá não tem colarinho! Para um ribeirãopretano com eu, isso é inaceitável! rs

Mas gosto é gosto!

Eu fui de Camocim até Jericoacoara com um Celta 1.0 alugado! Só conseguimos fazer isso porque contratamos um motorista da região que consegue atravessar dunas e estradas de areia que só 4x4 se aventuram!

Fomos até Jeri e voltamos pra Camocim (pega-se uma balsa) e, em seguida, pra Teresina novamente.

 

Se vc conseguir equacionar seu tempo, inclua o Parque 7 Cidades, no Norte do Piauí!

Lá, alugue uma bike e rode suas formações rochosas malucas e suas pinturas seculares!

É um dos poucos lugares que conheço onde as águas das cachoeiras são quentes!!!

Uma excelente viagem pra vc! ::otemo::

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pelas dicas luis.

 

Vão ser uteis demais na minha programação...

 

Como não tenho nada reservado, vou conforme o vento me levar.

 

As únicas certezas por enquanto são o dia da ida e da volta.

 

Já me falaram que talvez fosse melhor ir pra santo amaro do que pra barreirinhas. O que vc acha?

 

Quando precisar de informações do restante do nordeste, ou do sudeste inteiro pode contar comigo.

 

Minas Gerais é o point das trilhas serranas e travessias.

 

Abraço,

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pelas dicas luis.

 

Vão ser uteis demais na minha programação...

 

Como não tenho nada reservado, vou conforme o vento me levar.

 

As únicas certezas por enquanto são o dia da ida e da volta.

 

Já me falaram que talvez fosse melhor ir pra santo amaro do que pra barreirinhas. O que vc acha?

 

Quando precisar de informações do restante do nordeste, ou do sudeste inteiro pode contar comigo.

 

Minas Gerais é o point das trilhas serranas e travessias.

 

Abraço,

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Boa tarde pessoal,

me cadastrei nesse site hoje e queria uma ajuda pois não sei por onde começar.

Quero fazer uma viagem ano que vem para o Nordeste, rodando o litoral... Mas queria muito conhecer Lençois Maranhenses. Tô achando muito lugar pra conhecer! Vou sair do Rio de Janeiro.

Pra qual cidade ir primeiro? Qual a última?

Quais as imperdíveis? Gostaria muito da ajuda de vocês.

O tempo de viagem ainda não sei ao certo, mas no máximo 30 dias.

 

Muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Valeu pelas dicas luis.

Vão ser uteis demais na minha programação...

Como não tenho nada reservado, vou conforme o vento me levar.

As únicas certezas por enquanto são o dia da ida e da volta.

Já me falaram que talvez fosse melhor ir pra santo amaro do que pra barreirinhas. O que vc acha?

Quando precisar de informações do restante do nordeste, ou do sudeste inteiro pode contar comigo.

Minas Gerais é o point das trilhas serranas e travessias.

Abraço,

Paulo

 

Paulo:

Amanhã iniciarei a trilha a pé pelos Lençóis Maranhenses, da Lagoa Azul (Barreirinhas) até Santo Amaro!

Aí poderei te dar uma resposta sobre qual o lugar mais belo: região de Barreirinhas ou de Santo Amaro!

Também vou perguntar pros moradores locais sobre isso.

Mas será dificil encontrar alguém que conheça as duas regiões ou moradores imparciais! ::lol3::

Ainda não decidi se vou sozinho (com meu GPS) ou com um guia indicado pela agência Omega Tur (98 3349-1117).

Tratei com o Aldo, que além de ter esta agência, também arrenda o posto Madalena, mantém uma pousada do mesmo nome e um restaurante! Figura rara!

Quando eu voltar a SP eu coloco informações desta aventura!

Abraços!

Luis

Abraços!

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...