Ir para conteúdo

Visto Estudante - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Eu estou no mesmo caso do ultimo comentário, estou na Itália e por falta de tempo e por pensar que o processo seria simples acabei deixando pra depois e meu visto venceu semana passada! A permissão para estar aqui só chega daqui a mais de um mês quando já teria que voltar para o Brasil. Não seria conveniente voltar para o Brasil antes para renovar o visto, porque já volto no começo de setembro. Eu já tenho a documentação da Faculdade que autorizou a prorrogação do meus estudos até o final de setembro para concluir as atividades, mas o mês de agosto é férias, então eu queria viajar para fora da Itália no mês de agosto e tornaria em setembro para concluir as atividades e depois retorno ao Brasil. A opção seria renovar o visto em vez de renovar a permissão.

1- Como eu poderia fazer para renovar o visto estando aqui na Itália??? Você disse que é possível renovar o visto, mas qual seria o procedimento??

2- Ouvi falar que talvez eu possa conseguir um visto de turismo se eu sair da União Européia e depois voltar, é possível? Quais seriam os possíveis países para fazer isso sem correr tantos perigos?

 

Muito Obrigada! ::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito Obrigada pela sua resposta, Adriano! A questão é que no serviço de imigração me disseram que podem renovar a minha permissão (permesso di soggiorno) mas não o visto. Eu preferiria renovar o visto porque assim eu teria com maior rapidez um documento oficial de permanência que a renovação do permesso (que só chega a um mês e meio). Então, para a renovação somente do visto é possível fazer aqui na Itália, por onde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Adriano e colegas.

 

Vou contar a experiência que tive com o consulado... Sai da minha cidade de madrugada e fiz seis horas de viagem até Porto Alegre. Cheguei lá de manhã bem cedo e peguei o consulado fechado!!

Tinham fechado porque era feriado de um santo na Espanha e teve aquele acidente com o trem, mas os funcionários da recepção do prédio me disseram que eles vivem fechando e o pessoal que vem de longe bate com o nariz na porta.

Precisei procurar um hotel e permanecer na cidade até o dia seguinte, quando me garantiram que estaria aberto. Levei toda a documentação certinho, então foi rápido.

 

Mesmo constando no site a lista com a documentação, eu pedi para eles confirmarem por e-mail os documentos necessários. Tem muita informação espalhada na internet, e é preciso levar em conta a diferença de um consulado de uma região para outro. Lembro que tinha lido que era para fazer cópia de todo o passaporte, inclusive das páginas em branco, e eles nem quiseram, só pegaram a cópia da primeira página do passaporte.

 

Tem uns detalhes da documentação também, que se não perguntar, é outra viagem perdida. No caso do meu consulado, a certidão de antecedentes criminais pode ser tirada da internet, pelo site da polícia federal, mas tem que ter assinatura de um policial, e o reconhecimento da firma dele em cartório. A mesma coisa para o atestado do médico, a firma do médico tem que ser reconhecida. Ainda tem que validar no Itamaraty...

 

Depois de uns 15 dias recebi um e-mail do consulado para retirar o visto! Que alívio... Até que foi rápido!

No geral fui bem atendida no consulado, foram super educados. Geralmente não atendem o telefone, mas é só continuar tentando que uma hora eles atendem. rsrs

 

O meu visto é de longa duração, então exatamente o que o Adriano falou, tenho três meses para tirar a documentação como estrangeira quando chegar na Espanha. Mas pelo que o rapaz do consulado explicou, no visto tem um código, que indica que posso ficar até um ano (eu pedi 7 meses).

 

No formulário do visto, tem um campo onde você coloca a data prevista para a chegada no país, além da data do curso. Eu pedi para entrar no país 15 dias antes de começar o curso, e liberaram! Bem tranquilo...

 

Agora só estou com uma dúvida em relação a documentação: Não vamos ficar em hotel ou albergue, então não temos comprovantes de hospedagem. No meu caso, acho que está tranquilo porque tenho o visto estudante. Mas no caso do meu companheiro que vai tirar o visto turista na hora, vale se apresentarmos um contrato de aluguel na imigração????

Me refiro a um contratinho com os dados do proprietário na Espanha, os valores etc, isso caso os policiais pedirem para ver, pois pode ser que nem olhem...

 

Vi que dá para pedir uma carta convite, mas custa 70 euros para tirar, e tem uma burocracia enorme. Alguma sugestão? Reservo um hotel só por alguns dias? Quem faz mochilão pela Europa como procede nesses casos?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adriano,

 

Essa reserva de hospedagem a que você se refere compreende todo o período da viagem (para depois de alguns dias ser cancelada) ou somente os primeiros dias da viagem?

Ele vai ficar 25 dias na Espanha. Já comprou as passagens de ida e volta, fez o seguro saúde, vai levar os extratos, mais os cartões e uma quantia em dinheiro, tudo certinho...

A questão é que temos um contato na Espanha que oferece o aluguel de um apartamento a preço bem conveniente, e já que eu vou ficar mais tempo por lá compensa...

A proprietária me disse para fazer uma carta constando o período que ele vem, daí ela coloca os dados pessoais dela e assina. Mas não sei se isso vai funcionar. Procurei saber se vale um contrato de aluguel como comprovante de hospedagem e também não encontrei nada a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Legal Adriano! Obrigada!

 

Eu fico com a opção de reservar o hostel ou levar um contrato de aluguel. Essa carta convite é muito chatinha para tirar...

Nosso vôo é pela TAP com conexão em Lisboa, provavelmente devemos fazer a imigração lá em Portugal mesmo, dizem ser mais tranquilo...

Não vamos passar pelo temido aeroporto de Madri...

Ainda tenho receio que o policial na imigração possa implicar com o fato dele não ter a reserva de todos os dias da estadia, não fica bem claro se esse é um requisito obrigatório.

 

Ps. 1. Liguei no consulado e me disseram que o turista tem a obrigação de comprovar apenas uma noite de hospedagem, e não todos os dias da viagem. Com isso, nem perguntei do contrato de aluguel, já reservei um hotel baratinho para os primeiros dias.

 

Ps. 2. Segue anexo a lista dos documentos necessários para tirar o visto estudante no consulado de Porto Alegre e um guia que contém anexos os modelos de formulário de solicitação do visto e de atestado médico.

 

Para os consulados de outras regiões a exigência pode ser um pouquinho diferente, por isso é bom ligar e pedir para confirmar a documentação necessária. Antes de ir até Porto Alegre, eu liguei e pedi para que enviassem a meu e-mail a lista com os documentos atualizada para meu tipo de visto. Eles me disseram que a lista está disponível no site do consulado de POA, mas eu não estava encontrando, e expliquei que vinha de longe, então enviaram para meu e-mail essa lista que estou encaminhando para vocês.

 

Também é bom ligar e perguntar se o consulado vai estar aberto para não perder a viagem, como aconteceu comigo. O endereço é Av. Carlos Gomes, 222. Ed. Carlos Gomes, como consta na lista.

 

Teoricamente o consulado de POA recebe as solicitações das 9h as 14h. No momento da solicitação é preciso pagar uma taxa de R$ 160,00.

 

Para quem vai ficar mais que seis meses, precisa ir ao médico, pedir ele para preencher o atestado médico (modelo anexo), e ir a um cartório reconhecer a firma da assinatura dele. Também precisa tirar a certidão de antecedentes criminais, pode ser aquela expedida pela internet, mas tem que levar essa certidão na Polícia Federal e pegar a assinatura de um policial. Em seguida, levar a certidão no cartório onde esse policial tem firma e reconhecer a assinatura dele. Por fim, levar essa certidão no Itamaraty da sua região para validar (fazem na hora e não tem custos). A assinatura do Policial Federal pode levar alguns dias, por isso se programe para coletar a documentação com antecedência para não comprometer a data da sua viagem.

 

Abços e boa sorte!

Estudios-1.pdf

GUIA BOLSISTAS CSF.17.6.2013. em pt._FINAL.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Boa noite. Sei que o tema é voltado para visto de estudante, mas tenho uma pergunta que se relaciona com a discussão do tópico:

 

No mês de fevereiro ingressarei à União Europeia através da Espanha. Possuo visto de trabalho, os quais utilizarei de 160 dias em minha estadia na Espanha. O programa do trabalho esta previsto para o período de 5 meses e meio a contar de 01/02/2014.

 

Após o termino de minha estadia a trabalho na Espanha, tenho planos de seguir à Malta para estudar inglês. Inicialmente estou pensando em passar 4 semanas no país estudando. Portanto, seriam aproximadamente 190 dias de permanência na União Europeia.

 

Com isso, gostaria de saber se após o período de 180 dias ingressado na UE eu teria que arcar com impostos ou até mesmo seri caracterizado ilegalidade de minha permanecia. Uma vez que terei um visto de trabalho programado para os 5 meses e meio na Espanha mais 30 dias como turista em Malta. Lembrando que meu regresso ao Brasil será a partir da Espanha, portanto após o intercâmbio em Malta eu teria uma nova entrada na Espanha.

 

Será que terei algum problema??

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Adriano,

 

Obrigado pela resposta.

 

Só mais uma pergunta: uma vez expirado o meu visto de trabalho, não poderia ser caracterizado minha permanência por mais 90 dias como turista?

 

Pergunto isso, pois antes dos 180 dias eu sairei da Espanha e irei para Malta, passarei 30 dias em Malta e depois volto para Espanha apenas para embarcar de volta para o Brasil.

 

Que dúvida!! =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

De acordo com a alteração promovida pelo novo manual emitido pela Comissão Europeia para a emissão de vistos Schengen (p. 62-64) um estrangeiro titular de um visto de residência de longa duração poderá solicitar um novo visto, de curta ou longa duração, em até 90 dias da data de expiração do documento de residente.

 

Link para o Manual em inglês:

 

http://www.info4alien.de/yabbfiles/Attachments/handbook_for_the_processing_of_visa__applicaitions.pdf

 

Já que é possível solicitar um visto de curto prazo (90 dias), não existe razão para que os brasileiros, que são liberados desse visto de curto prazo, não possam permanecer esse período no Espaço Schengen sem qualquer visto. Essa também é a interpretação da Embaixada norte-americana (os americanos estão na mesma situação que nós perante a UE):

 

http://prague.usembassy.gov/new_rules_for_travelling_of_holders_of_long-stay_visas.html

 

O único problema é que o passaporte não estará carimbado com a data de ingresso no país para onde se viaja (p. ex., da Espanha para a França), já que voos dentro do Espaço Schengen são considerados domésticos. Uma solução possível é voar para um país fora desse espaço e voltar em seguida para obter o carimbo de entrada e fazer com que os 90 dias comecem a contar, ou então procurar as autoridades de imigração do país de destino para saber o que fazer. Meu palpite, no entanto, é que eles comecem a contar os 90 dias a partir da data que consta como de vencimento no seu cartão de residente.

 

O que posso informar da prática é que esse prazo de 90 dias é plenamente respeitado na Espanha. Eles só instauram procedimento administrativo contra você depois de esgotado. Antes disso não sei se te impõem uma multa ou não.

 

Em tempo: as sanções de expulsão e de proibição de regresso não são, na maioria das vezes, tão drásticas e automáticas como as pessoas vêm falando neste fórum. A lei dá margens de flexibilidade para adotar as sanções de acordo com o fato e com as características da pessoa (p ex., se você tem parentes no país em questão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oie Gente,

 

Eu sei que já responderam muitas duvidas sobre o visto mas tem uma coisa que não entendi, desculpa.

 

Se fico 90 dias na Europa e consigo o visto de estudante e/ou extensão do seu visto , por exemplo da Espanha, eu tenho que fica na no pais que solicitei o visto ou posso viajar para outra países da Europa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Vou compartilhar uma experiência que tive ano passado: tinha um visto de estudante para a Itália com validade de 1 ano, e deixei o país 1 semana depois da data de vencimento do visto. A princípio tinha uma informação informal passada por alguém do setor de ajuda a estudantes estrangeiros da universidade onde estudei de que não haveria problemas pois eu poderia ficar mais 3 meses como turista, dai n me importei em procurar renovar o visto para ficar apenas mais alguns dias. No dia da viagem de volta, ao me dirigir ao balcão de check in, o funcionário da companhia aérea checou meu passaporte e ficou embaraçado quando viu que meu visto estava vencido, ele perguntou se eu tinha uma permissão para ficar além da data estipulada e se eu estava ciente que estava ilegal, eu argumentei que estava agora como turista, dai ele não disse mais nada e apenas me entregou o cartão de embarque. O meu voo não era direto pro Brasil, fiz uma conexão em Frankfurt, e la foi que passei pela imigração, cheguei calmamente e entreguei meu passaporte ao guarda, ele estava com vários carimbos das viagens que fiz no verão, dai ele checou e viu meu visto, depois ele apenas me perguntou de onde eu vinha e onde eu tinha estudado, respondi normalmente e logo após isso ele carimbou meu passaporte com o carimbo de saída do espaço Schengen e ainda me desejou boa viagem, nada me foi dito sobre se eu tinha ou não infrigindo alguma norma ou se meu nome tinha sido marcado no sistema. Até hoje tenho essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...