Ir para conteúdo

Galinhos-RN, um paraíso desconhecido.


Posts Recomendados

  • Membros

Ao sair da Praia da Ponta do Mel (no município de Areia Branca-RN) nosso destino foi um município chamado Galinhos que Ana e Daniel (O casal que me deu carona de Fortaleza até São Miguel do Gostoso) encontraram fazendo uma pesquisa no Google Maps. Fomos por uma estrada que passa entre as Dunas do Rosado ainda na Praia da Ponta do Mel, dunas lindas de um branco intenso sobreposto pelo rosado que o vento leva das falésias até as dunas, um lugar muito lindo. Depois das dunas muita vegetação característica da caatinga, muitos animais e paisagens incríveis. O município de galinhos fica a cerca de duas horas de carro de onde estávamos, passamos por várias cidadezinhas no caminho, cidades com uma aparência muito aconchegante, uma delas na qual Daniel resolveu dar uma volta rápida pelo centro me chamou atenção pelo nome e pela organização da cidade, o nome da cidade é Pendências, mas vamos voltar a Galinhos. Galinhos é um município muito pequeno que parece uma ilha, de acordo com o senso do IBGE de 2010 o município tinha 2.264 habitantes. A região assim como Mossoró e Areia Branca é uma das maiores produtoras de sal do país, então na estrada que leva até o estacionamento onde se deve deixar o carro e fazer a travessia de barco (única forma de chegar ao local pois carros são proibidos em galinhos, a travessia custa R$ 3 por pessoa e os barcos saem de hora em hora), passamos por uma salina enorme, um visual incrível. Tivemos a sorte de chegar no estacionamento no exato momento em que ia sair um barco, embarcamos e seguimos em direção a Praia de Galinhos, uma travessia que dura pouco mais do que cinco minutos. Durante a travessia se tem uma vista incrível, tem um mangue extenso, é possível ver Garças brancas e azuis e se tiver um pouco mais de sorte (como nós tivemos) é possível ver elas mergulhando para pescar. Ao chegarmos na praia de Galinhos já nos deparamos com um lugar incrivelmente lindo, no local onde os barcos chegam é possível avistar de longe um monte enorme de sal de um lado e do outro o Parque Eólico e o encontro do rio com o mar. Na chegada tem várias charretes movidas a jumento, que é o único transporte permitido no local, eles oferecem um passeio assim que vc chega (não sei quanto custa porque não me interessei em perguntar) assim como o dono do barco da travessia oferece um passeio de barco (também não me interessei em perguntar o preço). Minha dica é, se quiser o passeio de charrete, vá pois vc estará pagando por um serviço que é fornecido pelos nativos (diferentemente das pousadas e restaurantes), porém eu sugiro que antes você faça um tour a pé pela cidade, ela é uma cidade incrivelmente linda e organizada, bastante limpa, no tempo que estive lá não vi nenhum lixo jogado em nenhum ponto da cidade. Galinhos é um local incrível, de um lado da cidade é o rio onde os barcos chegam e do outro é o mar, então é um prazer enorme atravessar de um ponto a outro pela cidade, essa travessia a pé demora pouco menos que dez minutos. Na praia existe algumas pousadas e restaurantes, tem uma grande pousada com um restaurante onde os preços são absurdamente caros e tanto a pousada quanto o restaurante pertessem a um francês, então não quis nem conversa. Tem outros estabelecimentos que são de pessoas nativas que os preços são muito mais acessíveis, aquele atendimento que parece com aquela sua tia que vc não vê há tempos e aquele sotaque super hiper gostoso. As praias são desertas quando está na época de baixa estação e não é um feriado, então vale muito a pena ir nesse período. Os nativos são pessoas super receptivas, amáveis e muito atenciosas. A praia em que fiquei tem uma beleza indescritível, de lá é possível ver o Farol de Galinhos, local onde não tive a oportunidade de ir mas que acredito ser um lugar incrível e com uma vista privilegiada. Bom, essa foi minha experiência sobre Galinhos-RN, logo menos volto com mais vivências incríveis sobre minha jornada pelo litoral do nordeste.

Insta: @diariodeumandarilho

Facebook: Diário de Um AndarilhoIMG_20180405_142007558.thumb.jpg.b89fbd6794c5b3a4f07de888f99f87e5.jpgIMG_20180405_161015492_HDR.thumb.jpg.24a7f90f9b018f9eee87984e0820a6c7.jpgIMG_20180405_160434628.thumb.jpg.04cb0dc244ed977b1e47c312a5ea3063.jpgIMG_20180405_144012.thumb.jpg.e4c8e0100d85ac8d7d1d260d0f269b8c.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...