Ir para conteúdo

Travessia Israel/Jordânia/Egito


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Galera, 

Em setembro faço uma trip por Israel, Jordânia e Egito. Estou com muitas dúvidas de como vou de Jerusalém para Petra e depois de Petra para o Cairo. Quanto mais eu leio, mais dúvidas tenho. Alguém que tenha feito estes trajetos recentemente e possa me ajudar? Qualquer dica é bem vinda. 

Abçs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

@Vanessa Candido Olá Vanessa.

Voltei essa semana de Israel e Jordânia e sem dúvida foi uma viagem incrível! Não fui ao Egito, mas posso lhe ajudar quanto a estes dois países que visitei, infelizmente não encontrei muita informação aqui quando planejei minha viagem.

Para ir à Petra saindo de Jerusalém, o meio mais econômico é deslocar-se até Eilat, ao sul de Israel e atravessar a fronteira a pé até à Jordânia. Nesse trajeto você poderá programar-se e fazer uma parada de algumas horas no Mar Morto e na Fortaleza de Massada, que indico e vale muito a pena. Para ir até Eilat indico ir de ônibus, você pode verificar os horários direto no site deles (http://www.egged.co.il), porém para realizar comprar antecipadas somente na versão do site em hebraico, o que torna-se praticamente impossível rs. Mas não tive problemas em comprar as passagens de ônibus estando em Jerusalém (Terminal Central de Ônibus e acessível por trem), se não me engano a linha era a 444 e custou cerca de 40 shekels (aprox. 40 reais). 

Chegando em Eilat pegue um táxi até a fronteira com a Jordânia, só atente-se ao horário de funcionamento da alfândega, sei que no período da noite ela fica fechada. Para sair de Israel você deverá pagar uma taxa de aprox. 100 shekels (sim, é necessário pagar para sair do país!). Chegando no lado da Jordânia, você poderá trocar um pouco do seu dinheiro ali mesmo, pois há uma casa de câmbio na fronteira e fazer seu visto que sai na hora. Detalhe: as taxas de visto variam conforme quantos dias você ficará no país e se visitará Petra ou não. Se você ficar menos que 2 dias no país pagará o valor de 50 dinar jordanianos (aprox. 250 reais) só para entrar no país. Se ficar mais que 2 dias essa taxa cai podendo chegar a isenção total, mais detalhes no site oficial onde há inclusive informações em português (http://pt.visitjordan.com/). Só um detalhe, o visto você paga quando sair do país!

Passando a fronteira haverá vários táxis, você poderá ir até Aqaba ou já ir direto para Petra (1h30 de viagem). Até Aqaba fica em aprox. 15 dinnares e direto para Petra sai na casa dos 50, 60 dinnares.

Outro detalhe importante: em Petra o valor do ingresso depende de quantos dias ficará na cidade. Se fizer um bate e volta no mesmo dia ele sairá por 90 dinares jordanianos, se ficar mais que 1 dia na cidade pagará 50 dinares. Na cidade onde está localizado Petra não há muito o que fazer a não ser a principal atração da cidade, então recomendo ficar em Aqaba ou fazer o tour no deserto Wadi Rum.

Outra coisa, guarde o bilhete de Petra para apresentar na fronteira e comprovar que você esteve lá.

Acho que é isso, se tiver mais dúvidas é só perguntar. Só lembrando que a moeda jordaniana é incrivelmente cara! Fui em Maio/2018 e a cotação era aprox. 1 dinar = 5 reais. Ou seja, tente ficar no mínimo 3 dias no país para pagar menos taxas.

20180502_122632.jpg

20180502_142500.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Vitor. Muiiiito obrigada pelas dicas. Como vou em uma sexta-feira de Jerusalém para Petra o onibus da Viaçao Egged não funciona. Como o Sabatt começa sexta ao por do sol, achei q de manha o onibus funcionaria, mas nao. Mas, achei um transfer que nao estou conseguindo reservar, mas estou tentando. Em iltimo caso, pego um voo de Tel Aviv para Eilat. Obrigada pelos valores. Vc sabe o preço do visto jordaniano que paga na saída? Meu zap (61)98132.20.58.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O shabbat  começa partir das 18h na sexta-feira. Durante a manhã e até umas 14h, 15h você encontra os lugares abertos.  Sei que de Jerusalém existem menos ônibus para Eilat, mas lembro que havia um ônibus acho que saindo de Eilat para Tel Aviv às 13h00 de uma sexta-feira, ou seja, é possível encontrar alguns ônibus na sexta-feira de manhã sim.

Quanto ao visto na Jordânia, o preço conforme quantos dias ficará no país e se visitará ou não Petra. Se ficar menos que 2 dias no País e visitar Petra custará 50 dinnares jordanianos por exemplo. Se ficar mais dias esse valor diminui até chegar a isenção ou 10 dinnares, não me recordo. Caso vá para Petra é importante guardar o ingresso e pegar um carimbo na bilheteria no seu visto, para comprovar que ficou mais dias na Jordânia e que visitou Petra.

Só lembrando, 1 dinnar = 5 reais. Ou seja, toda economia é bem vinda!!

O táxi de Eilat até a fronteira não me recordo muito bem, mas não é caro pois a fronteira é bem perto da cidade (10 - 15 minutos do centro) e você paga em shekels mesmo. Assim que sair de Israel você caminha alguns metros e já estará na fronteira da Jordânia e poderá trocar algum dinheiro lá para o visto e táxi. Só lembrando que o visto da Jordânia você paga quando sai do país.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...