Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Arquivado

Este Post foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Notícias

Tsunami no Sol atingiu a Terra esta semana

Posts Recomendados

No dia 1º de agosto, satélites detectaram labaredas solares atingindo todo o lado da Terra voltado para o Sol. Embora pequeno, este chamado tsunami solar indica que o astro está acordando e se preparando para chegar ao ponto máximo de seu ciclo de atividades.

 

Fonte: INFO Online

 

As labaredas, ou Coronal Mass Ejections (CMEs), são grandes nuvens de partículas carregadas que podem conter até 10 bilhões de toneladas de plasma. Elas se expandam e se distanciam do Sol a velocidades tão altas como 1,6 milhões de km/h, o que permite realizar a viagem de 149,66 milhões de quilômetros entre o Sol e a Terra em apenas três ou quatro dias.

 

Quando uma CME chega à Terra, ela interage com o campo magnético do planeta, criando uma tempestade geomagnética. Como resultado, as partículas chegam aos pólos e colidem com átomos de nitrogênio e oxigênio na atmosfera, criando o belo espetáculo das auroras.

 

A detectada no dia 1º mostrou que quase todo o lado da Terra voltado para o Sol entrou em erupção. Apesar disso, as ejeções detectadas eram da classe C3, considerada pequena quando comparada às classes X ou M. Normalmente, as Cs têm poucas conseqüências aqui na Terra, somente causando as auroras.

 

Na foto em ultravioleta do Solar Dynamics Observatory, o satélite da Nasa especialmente desenvolvido para estudar o Sol, o hemisfério norte do astro aparece em meio à erupção. As diferentes cores representam temperaturas de gás variando de 99,99 milhões de graus Celsius a 199,9 milhões.

 

O Sol passa por ciclos de atividade de 11 anos de duração, sendo que o último pico solar ocorreu em 2001. Os tipos de erupção observados este fim de semana indicam que o astro está “acordando” e se preparando para mais uma máxima prevista para 2013.

Compartilhar este post


Link para o post

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens


×
×
  • Criar Novo...