Olá viajante!
Bora viajar?
Featured Replies
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.
A better way to browse. Learn more.
A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.
Bora viajar?
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.
A Travessia da Serra Fina é uma das mais difíceis do Brasil, seja por que atravessa várias montanhas, ou porque neste percurso quase não há água, obrigando você a carrega-la nas costas. Depois de algumas travessias importantes no mundo do trekking eu já esperava que a serra fina fosse difícil, primeiro por estar fora de forma e depois pelos poucos pontos de água que essa travessia oferece.
Além do preparo físico o psicológico é muito importante pra esse trekking, a tensão e o medo de ficar sem água durante a trilha chega ser assustador, e te faz reconhecer o quanto é importante à preservação das nossas fontes de água, foi assim que lagrimas saíram dos meus olhos enquanto eu contemplava um pequeno riacho encontrado para coletarmos água.
O nome serra fina é por que boa parte do trajeto é feito nas cristas das montanhas, sendo possível enxergar o quanto já caminhou e o quanto resta percorrer. Esse trekking exige muito de cada um, fisicamente e psicologicamente, não sendo recomendado fazer sozinho ou sem guia que conheça o local.
Iniciamos o trekking pela toca do lobo (Passa Quatro MG) e terminamos saindo em Itamonte MG no sítio do Sr Pierre. Contratamos um translado pra nos levar e buscar no final do trekking.
A melhor época pra fazer o trekking é no inverno, a temporada de montanhas no Brasil é de Abril a outubro, e no verão devido às chuvas da estação não é indicado fazer a travessia devido às condições do terreno e o risco de pegar uma tempestade estando a mais de mil metros de altitude, sem tempestade já existem trechos que ventam muito, um deles é a pedra da minha, ventava tanto que precisamos colocar algumas pedras pra segura a barraca.
Os cumes alcançados nessa travessia foram:
Pico do capim Amarelo 2491 m
Pedra da mina 2798m
Pico três Estados (RJ, SP, MG) 2656m.
Cupim do Boi 2543 m
Alto dos Ivos 2520m.
Mais informações na página : Mochileiro Frois
Instagram: @Froismochila