Ir para conteúdo

Travessia Serra Fina

Rafael Frois

Posts Recomendados

• Membros
Postado

A Travessia da Serra Fina é uma das mais difíceis do Brasil, seja por que atravessa várias montanhas, ou porque neste percurso quase não há água, obrigando você a carrega-la nas costas. Depois de algumas travessias importantes no mundo do trekking eu já esperava que a serra fina fosse difícil, primeiro por estar fora de forma e depois pelos poucos pontos de água que essa travessia oferece.
Além do preparo físico o psicológico é muito importante pra esse trekking, a tensão e o medo de ficar sem água durante a trilha chega ser assustador, e te faz reconhecer o quanto é importante à preservação das nossas fontes de água, foi assim que lagrimas saíram dos meus olhos enquanto eu contemplava um pequeno riacho encontrado para coletarmos água.

O nome serra fina é por que boa parte do trajeto é feito nas cristas das montanhas, sendo possível enxergar o quanto já caminhou e o quanto resta percorrer. Esse trekking exige muito de cada um, fisicamente e psicologicamente, não sendo recomendado fazer sozinho ou sem guia que conheça o local.

Iniciamos o trekking pela toca do lobo (Passa Quatro MG) e terminamos saindo em Itamonte MG no sítio do Sr Pierre. Contratamos um translado pra nos levar e buscar no final do trekking.

A melhor época pra fazer o trekking é no inverno, a temporada de montanhas no Brasil é de Abril a outubro, e no verão devido às chuvas da estação não é indicado fazer a travessia devido às condições do terreno e o risco de pegar uma tempestade estando a mais de mil metros de altitude, sem tempestade já existem trechos que ventam muito, um deles é a pedra da minha, ventava tanto que precisamos colocar algumas pedras pra segura a barraca.

Os cumes alcançados nessa travessia foram:
Pico do capim Amarelo 2491 m
Pedra da mina 2798m
Pico três Estados (RJ, SP, MG) 2656m.
Cupim do Boi 2543 m
Alto dos Ivos 2520m.

Mais informações na página : Mochileiro Frois

Instagram: @Froismochilaimageproxy.php?img=&key=eaf2ee9296aa936c

GOPR4188.jpg

GOPR4194.jpg

GOPR4244.jpg

GOPR4263.jpg

GOPR4300.jpg

GOPR4315.jpg

GOPR4318.jpg

GOPR4345.jpg

GOPR4354.jpg

GOPR4375.jpg

GOPR4378.jpg

GOPR4423.jpg

GOPR8176.jpg

IMG-20170908-WA0057.jpg

IMG-20170908-WA0058.jpg

• 9 meses depois...
  • Membros
Postado
Agora, FelipeGomes disse:

@Rafael Frois da pra fazer de boa com gps? A orientação é tranquila? Tem sinalizaçao? Tava pensando em fazer sem guia

Então, a vegetação é baixa, o problema de se perder la são os pontos de agua, a travessia não tem água em abundância. Se você mandar bem no gps e tiver uma trilha gravada legal, da pra ir de boas, mas não recomendo ir sozinho. Procure uma galera que queira fazer na mesma época que vocÊ.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...