Ir para conteúdo
viajante10

O que fazer em apenas um dia em Lisboa

Posts Recomendados

Pela segunda vez fui à Portugal, terra das raízes, onde falamos indiscutivelmente bem, comemos bem e bebemos bons vinhos. Terra do vinho verde, do fado, dos pasteis de Belém.

 

Nossa estada foi pouca, apenas seis dias, mas deu para explorar um pouquinho desta terra de encantos.

 

Fizemos todo o roteiro baseado em dicas, sugestões de amigos, desconhecidos, além, de ser de grande ajuda o Via Michelin (http://www.viamichelin.pt), onde foi muito fácil montar o percurso, calcular os gastos e os quilômetros à percorrer. Os hotéis foram reservados antecipadamente pelo Booking.com e não tivemos nenhum problema. Aluguel de carros pela ealuguer.com

 

 

LISBOA EM UM DIA

 

A princípio a passagem de Lisboa foi muito rápida, pois só queríamos fazer coisas que não foram possíveis na viagem anterior como comer os PASTEIS DE BELEM diretamente na Fábrica e visitar o MOSTEIRO DOS JERONIMOS.

 

Chegamos em Lisboa, por volta das 20:00 hs deixamos as malas no hotel (Hotel Borges*, Rua Garret, Baixa Chiado) e fomos dar uma volta pela cidade, estava uma noite um pouco fria por ser final de primavera, mas bem agradável. Andamos por uma hora, mas o cansaço estava pesando um pouco, eis que já vínhamos de uma maratona de 11 dias pela Itália. Preferimos poupar essa noite.

 

Pela manhã seguimos para a Praça do Comércio para pegar o bonde 28 para Belém, descemos bem próximo da FABRICA DE PASTEIS DE BELEM e fizemos nosso primeiro pit stop, comemos os pastéis quentinhos, feitos na hora. Seguimos para o MOSTEIRO DOS JERONIMOS, onde ficamos por uma hora.

 

Seguimos a pé, e sem pressa, para a Torre de Belém, o dia estava lindo e tiramos boas fotos. Passamos a manhã pelos arredores, apenas se deliciando da atmosfera lisboeta e do céu azul maravilhoso.

 

Partindo do ponto de chegada (aproveitando para comprar mais pastéis de belem), pegamos um ônibus até a Praça do comércio e de lá seguimos para o metro ESTAÇÃO CHIADO onde partiríamos até a ESTAÇÃO SÃO SEBASTIÃO para almoçar no Restaurante bem famoso por ser o “Rei do Bacalhau”, o LAURENTINA, onde fomos muito bem servidos, bem atendidos com a simpatia que só os lisboetas tem quando vê turista brasileiro.

Ficamos encantados com o Bairro, bem charmoso, com mesinhas nas calçadas e muito bem localizado. Um belo lugar para se morar. Neste mesmo bairro se encontra o EL CORTE INGLES.

 

Voltamos para o metro e partimos para a ESTAÇÃO ORIENTE, onde se tem o SHOPPING VASCO DA GAMA, PARQUE DAS NAÇÕES E O OCEANÁRIO, nas margens do RIO TEJO, além de vários restaurantes e bares bem frequentados. Resolvemos passar a tarde neste lugar, muito bonito, bem cuidado, que seria a parte nova de Lisboa. Do Shopping seguimos andando até o Oceanário, mas como seguimos pela MARINA, quando demos conta já tínhamos passado pela entrada do Oceanário, mas foi muito bom se perder, a região é muito bonita, com edifícios baixos, de alto padrão.

 

O Oceanário (U$12) é um capitulo à parte, é muito bonito e a variedade de peixes é extensa, além de todos dividirem o mesmo habitat, ou seja, um tanque enorme de vidro. Os pingüins ficam bem pertinho da gente, Ah! Se pudesse tocá-los, mas a "sensação" era uma lontra que parecia mais um bicho preguiça de tal folgada que era, estava toda pomposa, espreguiçando e se coçando o tempo todo, era um exemplo de puro sossego e paz.

 

Na volta à estação resolvemos encarar o TELEFÉRICO, que para mim que morro de medo de altura foi um sufoco. Como estávamos em lugar descampado nas margens do rio Tejo, o vento era amedrontador e o teleférico balançava tanto que se pudesse “eu pediria para sair”, ainda bem que não durou 10 minutos, mas para mim foi a eternidade.

 

Voltamos para o hotel por volta das 20:00, pois a mudança do tempo nos obrigou a se agasalhar melhor, mas sem perder muito tempo fomos para a rua, pois queríamos ir para o CASTELO SAO JORGE (U$ 6) no bairro do ALFAMA, pegamos um bonde até a entrada do bairro e seguimos ladeira à cima para o castelo, por sorte chegamos meia hora antes deste fechar. Só deu tempo mesmo de tirar boas fotos (já que só escurecia por voltas das 22:00) e a vista é espetacular, ficamos essas míseras meia hora, mas o Castelo não é grande coisa, boa parte do acesso já estava fechado. Lá dentro tem dois restaurantes, um estava tendo um evento fechado para gente de pompa ( CASA DO LEÃO), o outro é mais uma cafeteria (CAFETERIA DO CASTELO), para sentar e apreciar a paisagem.

 

Na saída do castelo, um grande achado, que infelizmente não aproveitamos (e nos arrependemos) foi o bar A TASQUINHA que tinha fado ao vivo e estava bem cheio e animado. Como nossos planos era jantar no BAR DO PINÓQUIO, voltamos para a ESTAÇÃO RESTAURADORES, onde fomos nesta marisqueria que não achei grande coisa, antes tivesse ficado no fado animado.

 

No dia seguinte fomos retirar o carro cedinho para começar nossa aventura pelo Norte de Portugal. Pegamos um Mégani economico que foi pequeno para nossas malas ( uma media e uma grande), mas para a decepção não tinham GPS disponível, tivemos se virar com as “coordenadas” do Via Michelin e mapas da autoestrada, mas nada que pudesse atrapalhar a viagem.

 

 

DICA. Comprar os bilhete de transporte vendido no metro ou comboio (trem) que serve para todos os transporte (menos elétrico) com validade de 24 horas.

DICA. Ao reservar o carro já peça o GPS.

 

 

NESTA VIAGEM

 

ALFAMA

O quever – CASTELO S. JORGE

Onde comer – A TASQUINHA

Como chegar – Bonde 28

 

BELEM

Onde comer – FABRICA DOS PASTEIS DE BELEM

O que ver – MOSTEIROS DOS JERONIMOS, TORRE DE BELEM, MONUMENTO DO DESCOBRIMENTO

Como chegar – Bonde 28

 

ESTAÇÃO ORIENTE

Onde comer – vários restaurantes

O que ver – SHOPPING VASCO DA GAMA, PARQUE DAS NAÇÕES, TELEFERICO, OCEANÁRIO

Como chegar – Metro Oriente

 

ESTAÇÃO SÃO SEBASTIÃO

Onde comer – LAURENTINA (Rei do Bacalhau)

O que ver – área residencial, EL CORTE INGLES

Como chegar – Metro São Sebastião

 

ESTAÇÃO RESTAURADORES

Onde comer – MARISQUERIA BAR DO PINOQUIO

Como chegar – Metro Restauradores

O que ver – região Central de Lisboa, ESTAÇÃO DE COMBOIOS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sei que faz tempo que vc postou...mas obrigado pelas dicas...vão ser muito úteis para minha viagem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×