Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
raphaelcamposandrade

Trekking Trilha dos Escravos - Serra do Cipó - MG

Posts Recomendados

 

Inicialmente venho convidar vocês a acessar meu blog... essa e outras viagens dentro de Minas Gerais estão relatadas lá em HD, com fotos e vídeos, segue o link: https://leoesdamontanhamg.blogspot.com.br/

 

Caros amigos (as),

IMG_7392-1.jpg

Gostaria de dividir com vocês a boa experiência que tivemos no treking que realizamos na trilha dos escravos (Serra do Cipó- MG) neste sábado (09 de junho de 2014).

IMG_7395-1.jpg
Localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, a Trilha dos Escravos é um atrativo que leva ao topo da Cachoeira Véu da Noiva e sua respectiva nascente, denominada de Mãe D'água. Sua construção, como o próprio nome diz, foi feita pelos escravos para auxiliar o transporte das riquezas minerais adquiridas na Serra do Espinhaço durante o ciclo do ouro e diamante do século XVIII. 


 

A Trilha tem aproximadamente 4 metros de largura e 1.200 metros de comprimento. O caminho é íngreme, com pedras unidas e cercada por uma vegetação de cerrado, de onde se tem uma vista do Morro da Pedreira e da região de Cardeal Mota.
IMG_7377-1.jpg
Saindo de BH e percore-se cerca de 114 km até a Serra do Cipó, passando pela linha Verde e Lagoa Santa.
 
Chegando a cidade, qualquer pessoa pode informar a localização da trilha, pois é muito conhecida.
 
 
IMG_7398-1.jpgLogo no início do percurso já se pode perceber o quão seria ingrime a travessia e que vista linda nos reservaria o fim dela.
 
 
 
 
Após o fim da trilha dos escravos, depois de cerca de 1200 metros de subida, começa uma trilha de areia no alto do morro, plana, com uma vista muito bonita e diversas flores.
 
IMG_7410-1.jpg

IMG_7479-1.jpg
 
Ao fim dela, cerca de 400 metros encontra-se a Mãe D'água, a nascente, que forma três poços de águas cristalinas e desemboca na cachoeira do véu da noiva.
IMG_7458-1.jpgIMG_7451-1.jpg
IMG_7447-1.jpg
 
 
 

Quem quiser pode se arriscar e continuar a trilha descendo a nascente pelas pedras, mas o caminho é perigoso e escorregadio.

 
 
 
 
Não aconselho quem não saiba nadar bem o fazer, pois no final tem um poço que só é possível atravessar nadando, fora que algumas partes requer bastante mestria em escalar as pedras, um escorregão pode resultar numa queda dentro da água.
IMG_7401-1.jpg
 
O primeiro poço é o melhor para relaxar, pois é raso e tem pedras que proporciona que você possa deixar seus pertences perto, comer algo, se hidratar ou fazer um piquenique bem nas margens das cristalinas águas da nascente.
 
IMG_7475-1.jpg
IMG_7496-3.jpg
O terceiro poço é o melhor para nadar, pois ele é fundo e possui uma pedra que pode ser usada para mergulhos e saltos.
 

 

 
 
Sem dúvidas, a parte mais empolgante é a vista da cachoeira do véu da noiva por cima.
 
IMG_7434-1.jpg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
IMG_7514-1.jpg
Apesar de geladas, as águas da nascente são límpidas e refrescantes, é difícil resistir a um banho refrescante e a um bom gole de água direto da fonte, sem conta ao belíssimo visual, pois pelo chão ser rochoso é possível enxergar o fundo dos poços.
IMG_7523-1.jpg
 



 

 

 IMG_7537-3.jpg
 

Sem dúvidas, essa trilha vale muito a pena e pode ser feita por iniciantes! Vá também desfrutar dessa empolgante aventura.
 
 Raphael Andrade


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×