Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
raphaelcamposandrade

Itaúnas ES ( Dunas de Itaúnas)

Posts Recomendados

Inicialmente venho convidar vocês a acessar meu blog... essa e outras viagens estão relatadas lá em HD, com fotos e vídeos, segue o link: https://leoesdamontanhamg.blogspot.com.br/

PQAAADDcMIOPkxGntKcwvSsWwAQjktRkUkL4xGsaAsuV0YGNa6U-PTqDZyeDVuOh59UBUWy_SYUWHzgy-B3AbK8jwoMAm1T1UPnhQ5qCUC4t8BtdaPYvATuwPGKX.jpg
 
Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao norte do Espírito Santo. Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra. Fica a 25 km de Conceição da Barra e a 270 km de Vitória - ES. A Vila de Itaúnas do Espírito Santo é a imagem da tranqüilidade, com uma igrejinha na praça,casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa. A Vila mantém as tradições, moradores ainda pescam de canoas feitas de troncos maciços de árvores que chegam a pesar aproximadamente 250 kilos, cozinham tanto em fogões pré-fabricados, quanto em fogões à lenha.
 
2.jpeg

Sendo uma agradável vila litorânea, pode-se tomar banho de rio, de mar, e dançar um forró pé-de-serra que já tornou a vila famosa no Brasil inteiro. As praias maravilhosas, de areia dourada, céu limpo e águas mornas e suaves são o cenário desse sonho.

 

 
 
Debaixo das areias se esconde uma cidade: a antiga vila de Itaúnas. Os moradores nativos mais antigos ainda se lembram da antiga vila, que foi aos poucos, soterrada pela areia trazida com o vento, e forçou os habitantes a mudar a vila de lugar. Hoje só se pode ver, sobre as dunas que chegam a 30 metros de altura, os telhados das construções mais altas da vila antiga de Itaúnas.
 
 
 
1.jpeg
 
 
O cenário da vila é diferente de tudo que se costuma ver na cidade: estrada de chão, nada de meio-fios, os pedestres, que andam à pé e de roupa de banho, têm sempre a preferência. Nada de carros, nada de axé, nada de funk, nada de rock. Só forró, e forró. Cabelos despenteados, e perfumes do mato. Pulseiras de grãos e brincos de penas. Todas as cores, nenhum cinza. Poeira e grama. Fogueira e capoeira. Sombra de arvores, barraca de palha e areia quente. Não existe um lugar melhor para descansar. Dizem que o tempo, na vila, não existe.
 
3.jpeg
Quando cheguei na vila, me senti totalmente alheio a minha rotina e sociedade. Ali estava uma paz envolvente, era de fato uma fuga da realidade contemporânea.
 
Vale destacar a total organização do lugar, sem sujeiras, sem lixos espalhados, o cuidado dos guardas e monitores ambientais.
 
6.jpgPQAAALRoIrB93Y1Q1GJMs9bZd7oudfH2f1Pja6L2dlwrI_bWdt381ELSb_QZhvvBFYfw71-dNX_TauQDbkK7dl1N6AcAm1T1UFQON7-sWSH8I8uICR9gNvLS0m_n.jpgTambém foi muito legal ver a convivência harmoniosa dos turistas e dos "hippies" , artesãos e artistas. Todas as pessoas parecem ser ligeiramente alternativas e se entendem, parece que a natureza trás uma paz que ligeiramente aproxima as pessoas.

 
Saindo no vilarejo e atravessando as Dunas para ir de encontro ao mar é uma experiência 
única. Os olhos se perdem na imensidão de areia e depois de uma caminhada, seca e quente  vê-se ao fundo o mar, azul e mágico!
 
É comum ver os turistas dançando forró na areia, fazendo brincadeiras como "roba bandeira" e descontraindo em meio a esse paraíso.
 
A vila é famosa nacionalmente pelo seu forró pé-de-serra, onde promove encontro de forrozeiros do país inteiro. Durante o mês de julho, acontece na vila o Festival Nacional de Forró (FENFIT).
 
 
Na vila, pode-se ficar desde área de camping, em uma pousada ou até mesmo, alugar uma das casas de um pescador. É bem interessante se sentir realmente próximo a uma vida diferente do nosso cotidiano.
PQAAALI5Cy8xBVziEDU_nn_c3jPs-nyasuzsb-TCjsISJdlP170rTkdPRgK4GyQc8YyI6LA95mKVy9HZB2IFNmjt6e4Am1T1UJuR42WsRpvWt4oPqbfLSiG1opdZ.jpg
 
Sem dúvidas, Dunas de Itaúnas é um local para se apreciar uma realidade totalmente diferente da nossa rotina!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 



×
×
  • Criar Novo...