Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
raphaelcamposandrade

Itaúnas ES ( Dunas de Itaúnas)

Posts Recomendados

Inicialmente venho convidar vocês a acessar meu blog... essa e outras viagens estão relatadas lá em HD, com fotos e vídeos, segue o link: https://leoesdamontanhamg.blogspot.com.br/

PQAAADDcMIOPkxGntKcwvSsWwAQjktRkUkL4xGsaAsuV0YGNa6U-PTqDZyeDVuOh59UBUWy_SYUWHzgy-B3AbK8jwoMAm1T1UPnhQ5qCUC4t8BtdaPYvATuwPGKX.jpg
 
Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao norte do Espírito Santo. Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra. Fica a 25 km de Conceição da Barra e a 270 km de Vitória - ES. A Vila de Itaúnas do Espírito Santo é a imagem da tranqüilidade, com uma igrejinha na praça,casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa. A Vila mantém as tradições, moradores ainda pescam de canoas feitas de troncos maciços de árvores que chegam a pesar aproximadamente 250 kilos, cozinham tanto em fogões pré-fabricados, quanto em fogões à lenha.
 
2.jpeg

Sendo uma agradável vila litorânea, pode-se tomar banho de rio, de mar, e dançar um forró pé-de-serra que já tornou a vila famosa no Brasil inteiro. As praias maravilhosas, de areia dourada, céu limpo e águas mornas e suaves são o cenário desse sonho.

 

 
 
Debaixo das areias se esconde uma cidade: a antiga vila de Itaúnas. Os moradores nativos mais antigos ainda se lembram da antiga vila, que foi aos poucos, soterrada pela areia trazida com o vento, e forçou os habitantes a mudar a vila de lugar. Hoje só se pode ver, sobre as dunas que chegam a 30 metros de altura, os telhados das construções mais altas da vila antiga de Itaúnas.
 
 
 
1.jpeg
 
 
O cenário da vila é diferente de tudo que se costuma ver na cidade: estrada de chão, nada de meio-fios, os pedestres, que andam à pé e de roupa de banho, têm sempre a preferência. Nada de carros, nada de axé, nada de funk, nada de rock. Só forró, e forró. Cabelos despenteados, e perfumes do mato. Pulseiras de grãos e brincos de penas. Todas as cores, nenhum cinza. Poeira e grama. Fogueira e capoeira. Sombra de arvores, barraca de palha e areia quente. Não existe um lugar melhor para descansar. Dizem que o tempo, na vila, não existe.
 
3.jpeg
Quando cheguei na vila, me senti totalmente alheio a minha rotina e sociedade. Ali estava uma paz envolvente, era de fato uma fuga da realidade contemporânea.
 
Vale destacar a total organização do lugar, sem sujeiras, sem lixos espalhados, o cuidado dos guardas e monitores ambientais.
 
6.jpgPQAAALRoIrB93Y1Q1GJMs9bZd7oudfH2f1Pja6L2dlwrI_bWdt381ELSb_QZhvvBFYfw71-dNX_TauQDbkK7dl1N6AcAm1T1UFQON7-sWSH8I8uICR9gNvLS0m_n.jpgTambém foi muito legal ver a convivência harmoniosa dos turistas e dos "hippies" , artesãos e artistas. Todas as pessoas parecem ser ligeiramente alternativas e se entendem, parece que a natureza trás uma paz que ligeiramente aproxima as pessoas.

 
Saindo no vilarejo e atravessando as Dunas para ir de encontro ao mar é uma experiência 
única. Os olhos se perdem na imensidão de areia e depois de uma caminhada, seca e quente  vê-se ao fundo o mar, azul e mágico!
 
É comum ver os turistas dançando forró na areia, fazendo brincadeiras como "roba bandeira" e descontraindo em meio a esse paraíso.
 
A vila é famosa nacionalmente pelo seu forró pé-de-serra, onde promove encontro de forrozeiros do país inteiro. Durante o mês de julho, acontece na vila o Festival Nacional de Forró (FENFIT).
 
 
Na vila, pode-se ficar desde área de camping, em uma pousada ou até mesmo, alugar uma das casas de um pescador. É bem interessante se sentir realmente próximo a uma vida diferente do nosso cotidiano.
PQAAALI5Cy8xBVziEDU_nn_c3jPs-nyasuzsb-TCjsISJdlP170rTkdPRgK4GyQc8YyI6LA95mKVy9HZB2IFNmjt6e4Am1T1UJuR42WsRpvWt4oPqbfLSiG1opdZ.jpg
 
Sem dúvidas, Dunas de Itaúnas é um local para se apreciar uma realidade totalmente diferente da nossa rotina!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×