Ir para conteúdo

Indicação de guia na Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • Membros

Quero dividir minha experiência na chapada Diamantina (08 a 18/05/18).

Tivemos a oportunidade de conhecer o guia Jussemar na associação de guias em Lençóis. É o melhor lugar para procurar passeios com valores acessíveis e segurança garantida. (É a melhor opção pois a associação é feita de guias locais credenciados na embratur e esses possuem Comunicação interna para suporte de resgate de acordo com cada situação. Já que as agências de turismo contam apenas com Samu ou bombeiros e esses podem demorar muito).

O guia Jussemar fez diferença nos levando ao roteiro 1, cheio de conhecimentos sobre fauna e flora, geografia, formações rochosas, personalidades locais e muitas outras curiosidades.

Isso determinou que chamassemos o mesmo para nós guiar à cachoeira do buracão, que fica no extremo sul da chapada. Ele possui carro próprio, fala inglês, tem especialização em segurança, tem habilitação tipo E. Um profissional de exemplo que somou muito nos passeios. 

Flexível com horários, indica melhores lugares para fotos e o mais importante, é um guia feliz! 

Deixo aqui meu registro positivo do profissional e indico para todos que forem visitar a chapada Diamantina. 

O lugar é incrível, supera todas as expectativas, renova a alma e te faz sentir mais vivo. 

Boas trilhas! Abraço mochileiros! 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

@eduu_frnds salvee

Eu fui para Salvador primeiro e vale a pena ficar uns dias lá. Tinha ido para Tiradentes uma vez e fiquei impressionado com as igrejas, que são duas ou três. Mas em salvador tem 365, então vale a pena. 

Peguei um ônibus de salvador para lençois, expresso federal é a empresa. E de lençois você começa a viagem pela chapada, é minha dica. Lençois fica bem próximo de Palmeiras, cidade onde tem o Vale do capão. Onde tem a cachoeira da fumaça e é onde o tempo acompanha seu ritmo. Ambos no Norte do mapa.

Depois de lençois e Vale do capão, pedimos ao nosso grande guia Jussemar, que foi o motivo desse link, para nos levar até o sul da chapada na cachoeira do buracão. Nisso ele passou nós poços Azul e Encantado que fica mais ou menos no meio do mapa, passamos no cemitério bizantino em Mucugê e seguimos até Ibicoara. No dia seguinte conhecemos a cachoeira do buracão que é a mais incrível, sendo que no meio do caminho até ela vc passa por uma outra cachoeira que também é sensacional. 

O que valeu a pena de descer ao sul do mapa foi conhecer a estrada que vai beirando a chapada de cima embaixo. Na volta nos passamos num alambique que chama cachoeira do buracão, que fica no caminho da cachoeira mesmo. Subimos o mapa de numa alegria sem fim, com aquele visual que parece filme na parte do final feliz. KKK

Fazer a flutuação na gruta da Pratinha vale muito a pena, parece filme tbm, muito peixe, tartaruga e uma caverna que vc vai de lanterna 80 metros pra dentro. 

Quando eu voltar irei de carro, primeiro pra fazer essa estrada dirigindo e depois que acaba fazendo seu próprio horário. 

Em Lençóis foi onde fizemos mais amigos e onde tem uns bares.

Se vc vier de ônibus por Minas gerais, vai conhecer fazendo a rota oposta, mas não afeta em nada. Chegando pelo sul da chapada é indo até o norte. 

Se acabar ficando só no sul ou só no norte já vale mais a pena. E sugiro que a opção seja o norte. Tem muito o que se ver lá, por exemplo o morro do pai Inácio que fica ao lado no monumento que marca o centro da Bahia.

Foi uma viagem inesquecível.

Voltamos de ônibus até feira de Santana, pegamos outro até Valença e atravessamos de barco até morro de São Paulo. Que é outro lugar massa, mas eu não teria saído da chapada hoje eu penso. 

Vai que vai! Boa viagem.

Vai perguntando que se descola.

Em Lençóis tem que fazer o roteiro 1. É caro mas vale a pena.

Se negociar bem, cada passeio sai 200 reais com almoço.

Qualquer dúvida estamos aqui.

Tem foto dessa viagem no meu face e insta. @caiomarquesbens

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...