Olá a todos, segue abaixo o relato das minhas férias deste ano.
Fiquei hospedado nos seguintes lugares, nesta ordem:
França
- Paris,9 noites, 10/07 a 19/07
- Tours,2 noites,19/07 a 21/07
Holanda
- Amsterdam, 21/07 a 24/07
Itália
- Veneza, 24/07 a 26/07
- Florença, 26/07 a 30/07
- Lucca, 30/07 a 01/08
- Riomaggiore (Cinqueterre), 01/08 a 03/08
- Roma, 03/08 a 07/08
Paris
- Na chegada ao CDG foi muito fácil pegar o RER e fazer a transferência para o metrô até a estação próxima ao Studio que aluguei.
- Em Paris dá para fazer tudo de metrô, trem e vélib.Se possível tente se hospedar próximo da linha 1 que é a linha mais bem cuidada e passa nos principais pontos turísticos. Não usei ônibus nenhuma vez.
- Se você pretende visitar muitos museus além dos Chateaux nos arredores de Paris, compre o Paris Museum Pass (PMP), valeu muito à pena não só
financeiramente. Com ele evitei longas filas, só foi apresentá-lo e entrar direto nas atrações.
- O Paris Visite Pass provê transporte ilimitado de trem, metrô e ônibus. É interessante mas tem que avaliar de acordo com sua hospedagem e os
destinos que você pretende visitar. O visite para as zonas 1-3 engloba Paris e arredores. O 1-6 serviu até Giverny que segundo fui informado está na
zona 6 (neste caso achei que valeu bem a pena).
- Picnic, os parques de Paris são um convite a isso. Fiz vários. No Sena nos arredores de Notre Dame no fim da tarde, é demais.
- Se der vá de manhã na Torre Eiffel, pois às vezes congestiona a subida do segundo andar para o topo e eles fecham até descongestionar.
- Julho as lojas entram em liquidação, dá para fazer compras a bons preços em especial vestuário e cosméticos.
- Em Sacre Couer a rua de trás à esquerda é ótima para comprar lembranças a um bom preço.
- Mesmo com reserva ou PMP vá ao Louvre no primeiro horário, pois é melhor para tirar fotos e ver as obras. Depois lota.
- Caminhe pelo Marais, Montmartre, Champs Elysées...
Atrações que visitei
- Torre Eiffel a noite. Subi até o estágio 2 pois o topo já estava fechado eram 23hrs. Foi bom pois a no escuro lá do topo não deve dar para ver muita coisa.
- Torre Eiffel de dia e fui ao topo.
- Jardin des Plantes + Museu de História Natural [PMP], Igreja de St Etienne, Jardin de Luxemburgo.
- Panthéon
- Sacre Couer
- Moulin Rouge, passei apenas para tirar fotos. Desisti de comprar a entrada pois exigem roupa social para entrar.
- Praça uTertre e arredores.
- Museu do erotismo, deu para dar umas risadas (este não aceita PMP).
- Igrejas St Etienne, St Georges, Tr St Jacques e mais alguns que não lembro.
- Galeria Lafayette, só pra ver mesmo. Quantas mulheres e japoneses enlouquecidos fazendo compras. Nossa mãe. Saí de lá rapidinho.
- Opera Garnier, parada apenas para fotos.
- Place Vendôme, Place des Voges (achei que os arredores da praça estão mal cuidados)
- Arco do Triunfo
- Invalides . Museu das Armas, Dome, Plants e Reliefs (esse só fui porquê era de graça com o PMP).
- Louvre
- Pompidou
- Orsay
- Ponte Alexandre
- Fontainebleu
- Versailles
- Jardins de Giverny
- Passeio de Bateaux (Canauxrama)
- Ópera novo e Bastilha
- Jardin de Tuilleries
- Notre Dame, entrei na igreja mas não subi a torre
- Petit Palais é voltado para moda assim só passei para tirar fotos na frente. O Grand Palais não tinha nenhuma exposição ocorrendo.
- Museu Rodin
- Cineaqua, achei fraco, não valeu a pena os 24,5 euros por pessoa.
- Palais Decouverte, entrei pra ver mas como infantil desisti.
- Carnavalet
- Chateaux de Vincennes
- Caminhar pelo Marais
- Museu Picasso está fechado para obras até 2012
Tours
- Peguei um TGV de Paris para Tours e lá peguei o carro que havia reservado.
- Alugue um carro com GPs para visitar os castelos.
- Tome sorvete de melão no Castelo de Amboise
- Não esqueça de pagar os parquímetros. rs
- Chambord tem um espetáculo noturno. Queria ter ido mas na noite que iria bebemos bastante vinho e acabamos dormindo demais. rs
Atrações que visitei
- Chateau de Villardry e seus jardins espetaculares.
- Chateau de Azlay Rideau e sua cidade charmosa.
- Chateau de Chenonceau, não estava tão bonito pois estava em reformas e o nível do rio estava bem baixo.
- Chateau de Amboise, achei muito bacana o visual lá de cima.
- Clós Lucé, última morada do Da Vinci. Tem a réplica dos seus projetos mas não achei nada demais e achei cara a entrada.
- Chateaux de Chinon e Ussé, não entrei tirei apenas fotos externas. Afinal bastava de castelos pra mim. O primeiro é mais o estilo ruínas o segundo é bem bonito por fora.
Amsterdam
- De Tours peguei o TGV para Paris e então o Thallys para Amsterdam.
- O I Ams Card Valeu muito a pena. Válido para a maioria dos museus, provê a entrada no passeio de barco, bilhete para o TRAM e descontos em
estabelecimentos.
- Museu de Anne Frank, além de comprar online (essencial) vá cedo porquê engarrafa lá dentro.
- Caminhar é fácil, a cidade é pequena.
- Cartão de Crédito, sempre pergunte antes. Por incrível que pareça muitos lugares inclusive mercados não aceitam.
- Para comer stroopwafel (biscoito com caramelo no meio) muito bom, sorvete austrália de macadâmia (excelente). Achei o tal croquete Febo muito ruim, não encarei a batata frita com maionese pois achei muito gorduroso.
Atrações que visitei
- Museu Anne Frank
- Rijksmuseum
- Van Gogh Museum
- Stedelik, fechado para obras
- Amsterdam Tulip Museu, fraco
- Amsterdam Historic Museum
- Rembranthuis
- Vondelpark, achei largado
- Westerkerk, visitei por fora apenas pra fotos
- Redlight
- Diamond Museum
- Nemo Museum , fraco e voltado para público infantil
- VOC Ship
- Bijenkorf, loja de vários andares e grifes famosas, mas achei tudo muito caro.
- Cold Bar, um bar onde há uma sala congelada com bancos e copos de gelo, interessante.
- Passeio de barco
- Hortus Botanicus, nada demais
Itália
- Na Itália a 1a classe equivale a 2a nos outros países. Assim quando possível vá de 1a.
- Os bilhetes da Eurostar e Intercity podem ser adquiridos através do site da Trenitália os demais são do tipo open ticket válidos por 1 mês após a
compra. Assim é melhor comprar lá do que em outros sites. A diferença é enorme. Para facilitar pesquisei no site da Trenitalia ou Raileurope os trechos que desejava e lá entreguei a lista no guichê e paguei.
- Cuidado com o couvert, Na Itália o pãozinho duro que eles colocam na mesa é cobrado x num de pessoas na mesa. Se não quer avise assim que eles trouxerem. Percebi isto em 5Terre e Roma.
- Se deseja alugar um carro em julho/agosto na Itália reserve antes. Idem para o GPS.
Veneza
- De Amsterdam para Veneza peguei um avião da Transavia (KLM).
- Saindo do Aeroporto você pode comprar o bilhete para o Bus Atvo + bilhete do vaporetto.
- Mesmo mais caro valeu muito a pena ficar perto da Piazza San Marco, as principais atrações estão nas proximidades.
- O preço da gôndola é meio tabelado 80 eu 30/40 min no roteiro Canal Pequeno > Grande > Pequeno.
- Campanille, ir cedo ou no fim da tarde.
- Comprei o San Marco Plus que garantiu a entrada nos principais museus sem fila.
Atrações que visitei
- Veneto Jazz na Piazza San Marco, show da Norah Jones. Muito bacana.
- Galeria dell Academia, bem legal.
- Basilica San Marco,comprei online.
- Doge Palace, legal
- Ca`Pesaro, interessante
- Ponte dos Suspiros e Ponte Rialto
- Passeio de Gôndola
Florença
- Fui de trem de Veneza para Florença.
- Havia reservado um carro mas cancelei quando descobri que não havia gps disponível. Não quis correr o risco.
- O Uffizi e a Galeria dell Academia podem ser comprados online, mas o site não funciona bem, vi relatos de pessoas que o site cobrou do cartão de crédito mas não emitiu os bilhetes. Assim fui na cara e coragem.
- Me hospedei na Via Faenza, próximo de tudo, atrações, comércio e estação de trens.
- Nas igrejas caça níqueis italianas, tudo é pago e não só a entrada, você paga para ir a torre, para ver o tesouro, para acender vela...
- Cuidado com o site Firenze Musei está apresentando erro na hora de comprar os tickets online. Vi relatos de gente que perdeu o dinheiro pois o bilhete não foi emitido. Em Florença não reservei ingressos com antecedência por isso.
Atrações que visitei
- Uffizi, reservar é necessário. cheguei 5 minutos após a abertura e reservei para a tarde porquê a fila já era gigantesca. Mas devo dizer que não achei nada demais. Já estava de saco cheio de ver Madonas e Bambinos e achei o acervo um tanto bagunçado.
- Galeria dell Academia, recomendo chegar no horário de abertura assim você entra direto, depois a fila cresce... cresce...
- Siena, de trem. Ao chegar diversas linhas ônibus levam ao centro.
- San Giminiano, de ônibus. Muito bacana, visuais espetaculares. Suba na Torre. Há um restaurante após a entrada no lado direto que é maravilhoso tem uma vista de tirar o fôlego e preço acessível.
- Giardino di Boboli, fiz questão de procurar o gordinho montado na tartaruga.
- Piazza della Signora e Palazzo Vecchio
- Ponte Vecchio
- Duomo parte externa para fotos
- Igreja Santa Croce
- Igreja Santa Maria Novella
Lucca
- Peguei o trem de Florença para Pisa e depois para Lucca.
- Hospedei-me dentro das muralhas
- Pedalar e fazer picnic nas muralhas é muito divertido.
Atrações que visitei
- Fui a Pisa ao sair de Florença. Subi na Torre, recomendo comprar antes. Quanto à Igreja tirei apenas fotos do exterior.
- Palazzo PFanner nada demais mas tem um jardim bonito
- Boas lojas e algumas promoções interessantes
- Barga de ônibus, muito bonito. O visual da Igreja é um espetáculo. Não deixe de almoçar no Café Capretz, peça uma mesa na varanda.
Cinqueterre
- Trem de Lucca para La Spezia e então peguei o Regionalle para Riomaggiore.
- O Cinqueterre card é essencial para locomoção entre as Comunidades.
- Fiquei hospedado em Riomaggiore em um hotel próximo do túnel. Isso foi providencial! As ladeiras e escadarias em Cinqueterre não são brincadeira.
- Ver o por do sol nas pedras namorar e fazer um picnic regado a vinho e pizza é muito bom!
Atrações que visitei
- Trilha do Amor, fiz os trechos Riomaggiore > Manarola > Corniglia. Os outros dois trechos são mais longos e pesados, preferi ir de trem.
- Passei um dia inteiro em Monterosso, alugueis duas cadeiras e fiquei só curitndo, só saí de lá pra comprar cerveja, sanduíche, sorvete de iogurte...
Roma
- Regionalle de Riomaggiore para La Spezia e de lá Trem para Roma.
- O bilhete de metrô vale até 00 hrs do dia da compra.
- Me hospedei no Vaticano, a região é bem bacana e segura. Se não ficar lá escolha algum lugar próximo da linha A pois a linha B é um lixo! rs
- Compre o ingresso combinado do Coliseu no Palatino e evite filas gigantescas.
- Jantar na tratoria Gioia Mia na Via degli Avignonesi próximo à Fontana de Trevi, a massa e pizza são divinas.
Atrações que visitei
- Fontana de Trevi a noite e de dia
- Museu do Vaticano, compre o ingresso online.
- Basílica de San Pedro, não quis entrar, se você quiser chegue antes de abrir.
- Coliseu, Palatino, Forum Romano e Arco de Constantino
- Pantheon
- Castel San Angelo
- Piazza Navona, Spagna, Popolo entre outras.
- Fui a várias igrejas, gostei bastante da Igreja na praça Minerva (era um templo pagão que converteram em igreja católica).
De Roma voltei para Paris e depois Brasil. Agora devo planejar às próximas férias.
A divisão dos dias deu para fazer tudo que planejei numa boa. Apenas Veneza merecia mais 1 dia no mínimo para pegar um barco e ir para as ilhas. Podia ter tirado este dia de Roma.
Dos lugares que visitei acima posso dizer que volto a Paris com certeza e quem sabe Veneza daqui a alguns bons anos (20) se a cidade não tiver afundado.
Quanto às demais cidades vimos tudo que desejávamos. Assim não planejo voltar pois há muitos lugares para visitar por aí.
Bem, acho que é tudo que consigo lembrar por hora.
Olá a todos, segue abaixo o relato das minhas férias deste ano.
Fiquei hospedado nos seguintes lugares, nesta ordem:
França
- Paris,9 noites, 10/07 a 19/07
- Tours,2 noites,19/07 a 21/07
Holanda
- Amsterdam, 21/07 a 24/07
Itália
- Veneza, 24/07 a 26/07
- Florença, 26/07 a 30/07
- Lucca, 30/07 a 01/08
- Riomaggiore (Cinqueterre), 01/08 a 03/08
- Roma, 03/08 a 07/08
Paris
- Na chegada ao CDG foi muito fácil pegar o RER e fazer a transferência para o metrô até a estação próxima ao Studio que aluguei.
- Em Paris dá para fazer tudo de metrô, trem e vélib.Se possível tente se hospedar próximo da linha 1 que é a linha mais bem cuidada e passa nos principais pontos turísticos. Não usei ônibus nenhuma vez.
- Se você pretende visitar muitos museus além dos Chateaux nos arredores de Paris, compre o Paris Museum Pass (PMP), valeu muito à pena não só
financeiramente. Com ele evitei longas filas, só foi apresentá-lo e entrar direto nas atrações.
- O Paris Visite Pass provê transporte ilimitado de trem, metrô e ônibus. É interessante mas tem que avaliar de acordo com sua hospedagem e os
destinos que você pretende visitar. O visite para as zonas 1-3 engloba Paris e arredores. O 1-6 serviu até Giverny que segundo fui informado está na
zona 6 (neste caso achei que valeu bem a pena).
- Picnic, os parques de Paris são um convite a isso. Fiz vários. No Sena nos arredores de Notre Dame no fim da tarde, é demais.
- Se der vá de manhã na Torre Eiffel, pois às vezes congestiona a subida do segundo andar para o topo e eles fecham até descongestionar.
- Julho as lojas entram em liquidação, dá para fazer compras a bons preços em especial vestuário e cosméticos.
- Em Sacre Couer a rua de trás à esquerda é ótima para comprar lembranças a um bom preço.
- Mesmo com reserva ou PMP vá ao Louvre no primeiro horário, pois é melhor para tirar fotos e ver as obras. Depois lota.
- Caminhe pelo Marais, Montmartre, Champs Elysées...
Atrações que visitei
- Torre Eiffel a noite. Subi até o estágio 2 pois o topo já estava fechado eram 23hrs. Foi bom pois a no escuro lá do topo não deve dar para ver muita coisa.
- Torre Eiffel de dia e fui ao topo.
- Jardin des Plantes + Museu de História Natural [PMP], Igreja de St Etienne, Jardin de Luxemburgo.
- Panthéon
- Sacre Couer
- Moulin Rouge, passei apenas para tirar fotos. Desisti de comprar a entrada pois exigem roupa social para entrar.
- Praça uTertre e arredores.
- Museu do erotismo, deu para dar umas risadas (este não aceita PMP).
- Igrejas St Etienne, St Georges, Tr St Jacques e mais alguns que não lembro.
- Galeria Lafayette, só pra ver mesmo. Quantas mulheres e japoneses enlouquecidos fazendo compras. Nossa mãe. Saí de lá rapidinho.
- Opera Garnier, parada apenas para fotos.
- Place Vendôme, Place des Voges (achei que os arredores da praça estão mal cuidados)
- Arco do Triunfo
- Invalides . Museu das Armas, Dome, Plants e Reliefs (esse só fui porquê era de graça com o PMP).
- Louvre
- Pompidou
- Orsay
- Ponte Alexandre
- Fontainebleu
- Versailles
- Jardins de Giverny
- Passeio de Bateaux (Canauxrama)
- Ópera novo e Bastilha
- Jardin de Tuilleries
- Notre Dame, entrei na igreja mas não subi a torre
- Petit Palais é voltado para moda assim só passei para tirar fotos na frente. O Grand Palais não tinha nenhuma exposição ocorrendo.
- Museu Rodin
- Cineaqua, achei fraco, não valeu a pena os 24,5 euros por pessoa.
- Palais Decouverte, entrei pra ver mas como infantil desisti.
- Carnavalet
- Chateaux de Vincennes
- Caminhar pelo Marais
- Museu Picasso está fechado para obras até 2012
Tours
- Peguei um TGV de Paris para Tours e lá peguei o carro que havia reservado.
- Alugue um carro com GPs para visitar os castelos.
- Tome sorvete de melão no Castelo de Amboise
- Não esqueça de pagar os parquímetros. rs
- Chambord tem um espetáculo noturno. Queria ter ido mas na noite que iria bebemos bastante vinho e acabamos dormindo demais. rs
Atrações que visitei
- Chateau de Villardry e seus jardins espetaculares.
- Chateau de Azlay Rideau e sua cidade charmosa.
- Chateau de Chenonceau, não estava tão bonito pois estava em reformas e o nível do rio estava bem baixo.
- Chateau de Amboise, achei muito bacana o visual lá de cima.
- Clós Lucé, última morada do Da Vinci. Tem a réplica dos seus projetos mas não achei nada demais e achei cara a entrada.
- Chateaux de Chinon e Ussé, não entrei tirei apenas fotos externas. Afinal bastava de castelos pra mim. O primeiro é mais o estilo ruínas o segundo é bem bonito por fora.
Amsterdam
- De Tours peguei o TGV para Paris e então o Thallys para Amsterdam.
- O I Ams Card Valeu muito a pena. Válido para a maioria dos museus, provê a entrada no passeio de barco, bilhete para o TRAM e descontos em
estabelecimentos.
- Museu de Anne Frank, além de comprar online (essencial) vá cedo porquê engarrafa lá dentro.
- Caminhar é fácil, a cidade é pequena.
- Cartão de Crédito, sempre pergunte antes. Por incrível que pareça muitos lugares inclusive mercados não aceitam.
- Para comer stroopwafel (biscoito com caramelo no meio) muito bom, sorvete austrália de macadâmia (excelente). Achei o tal croquete Febo muito ruim, não encarei a batata frita com maionese pois achei muito gorduroso.
Atrações que visitei
- Museu Anne Frank
- Rijksmuseum
- Van Gogh Museum
- Stedelik, fechado para obras
- Amsterdam Tulip Museu, fraco
- Amsterdam Historic Museum
- Rembranthuis
- Vondelpark, achei largado
- Westerkerk, visitei por fora apenas pra fotos
- Redlight
- Diamond Museum
- Nemo Museum , fraco e voltado para público infantil
- VOC Ship
- Bijenkorf, loja de vários andares e grifes famosas, mas achei tudo muito caro.
- Cold Bar, um bar onde há uma sala congelada com bancos e copos de gelo, interessante.
- Passeio de barco
- Hortus Botanicus, nada demais
Itália
- Na Itália a 1a classe equivale a 2a nos outros países. Assim quando possível vá de 1a.
- Os bilhetes da Eurostar e Intercity podem ser adquiridos através do site da Trenitália os demais são do tipo open ticket válidos por 1 mês após a
compra. Assim é melhor comprar lá do que em outros sites. A diferença é enorme. Para facilitar pesquisei no site da Trenitalia ou Raileurope os trechos que desejava e lá entreguei a lista no guichê e paguei.
- Cuidado com o couvert, Na Itália o pãozinho duro que eles colocam na mesa é cobrado x num de pessoas na mesa. Se não quer avise assim que eles trouxerem. Percebi isto em 5Terre e Roma.
- Se deseja alugar um carro em julho/agosto na Itália reserve antes. Idem para o GPS.
Veneza
- De Amsterdam para Veneza peguei um avião da Transavia (KLM).
- Saindo do Aeroporto você pode comprar o bilhete para o Bus Atvo + bilhete do vaporetto.
- Mesmo mais caro valeu muito a pena ficar perto da Piazza San Marco, as principais atrações estão nas proximidades.
- O preço da gôndola é meio tabelado 80 eu 30/40 min no roteiro Canal Pequeno > Grande > Pequeno.
- Campanille, ir cedo ou no fim da tarde.
- Comprei o San Marco Plus que garantiu a entrada nos principais museus sem fila.
Atrações que visitei
- Veneto Jazz na Piazza San Marco, show da Norah Jones. Muito bacana.
- Galeria dell Academia, bem legal.
- Basilica San Marco,comprei online.
- Doge Palace, legal
- Ca`Pesaro, interessante
- Ponte dos Suspiros e Ponte Rialto
- Passeio de Gôndola
Florença
- Fui de trem de Veneza para Florença.
- Havia reservado um carro mas cancelei quando descobri que não havia gps disponível. Não quis correr o risco.
- O Uffizi e a Galeria dell Academia podem ser comprados online, mas o site não funciona bem, vi relatos de pessoas que o site cobrou do cartão de crédito mas não emitiu os bilhetes. Assim fui na cara e coragem.
- Me hospedei na Via Faenza, próximo de tudo, atrações, comércio e estação de trens.
- Nas igrejas caça níqueis italianas, tudo é pago e não só a entrada, você paga para ir a torre, para ver o tesouro, para acender vela...
- Cuidado com o site Firenze Musei está apresentando erro na hora de comprar os tickets online. Vi relatos de gente que perdeu o dinheiro pois o bilhete não foi emitido. Em Florença não reservei ingressos com antecedência por isso.
Atrações que visitei
- Uffizi, reservar é necessário. cheguei 5 minutos após a abertura e reservei para a tarde porquê a fila já era gigantesca. Mas devo dizer que não achei nada demais. Já estava de saco cheio de ver Madonas e Bambinos e achei o acervo um tanto bagunçado.
- Galeria dell Academia, recomendo chegar no horário de abertura assim você entra direto, depois a fila cresce... cresce...
- Siena, de trem. Ao chegar diversas linhas ônibus levam ao centro.
- San Giminiano, de ônibus. Muito bacana, visuais espetaculares. Suba na Torre. Há um restaurante após a entrada no lado direto que é maravilhoso tem uma vista de tirar o fôlego e preço acessível.
- Giardino di Boboli, fiz questão de procurar o gordinho montado na tartaruga.
- Piazza della Signora e Palazzo Vecchio
- Ponte Vecchio
- Duomo parte externa para fotos
- Igreja Santa Croce
- Igreja Santa Maria Novella
Lucca
- Peguei o trem de Florença para Pisa e depois para Lucca.
- Hospedei-me dentro das muralhas
- Pedalar e fazer picnic nas muralhas é muito divertido.
Atrações que visitei
- Fui a Pisa ao sair de Florença. Subi na Torre, recomendo comprar antes. Quanto à Igreja tirei apenas fotos do exterior.
- Palazzo PFanner nada demais mas tem um jardim bonito
- Boas lojas e algumas promoções interessantes
- Barga de ônibus, muito bonito. O visual da Igreja é um espetáculo. Não deixe de almoçar no Café Capretz, peça uma mesa na varanda.
Cinqueterre
- Trem de Lucca para La Spezia e então peguei o Regionalle para Riomaggiore.
- O Cinqueterre card é essencial para locomoção entre as Comunidades.
- Fiquei hospedado em Riomaggiore em um hotel próximo do túnel. Isso foi providencial! As ladeiras e escadarias em Cinqueterre não são brincadeira.
- Ver o por do sol nas pedras namorar e fazer um picnic regado a vinho e pizza é muito bom!
Atrações que visitei
- Trilha do Amor, fiz os trechos Riomaggiore > Manarola > Corniglia. Os outros dois trechos são mais longos e pesados, preferi ir de trem.
- Passei um dia inteiro em Monterosso, alugueis duas cadeiras e fiquei só curitndo, só saí de lá pra comprar cerveja, sanduíche, sorvete de iogurte...
Roma
- Regionalle de Riomaggiore para La Spezia e de lá Trem para Roma.
- O bilhete de metrô vale até 00 hrs do dia da compra.
- Me hospedei no Vaticano, a região é bem bacana e segura. Se não ficar lá escolha algum lugar próximo da linha A pois a linha B é um lixo! rs
- Compre o ingresso combinado do Coliseu no Palatino e evite filas gigantescas.
- Jantar na tratoria Gioia Mia na Via degli Avignonesi próximo à Fontana de Trevi, a massa e pizza são divinas.
Atrações que visitei
- Fontana de Trevi a noite e de dia
- Museu do Vaticano, compre o ingresso online.
- Basílica de San Pedro, não quis entrar, se você quiser chegue antes de abrir.
- Coliseu, Palatino, Forum Romano e Arco de Constantino
- Pantheon
- Castel San Angelo
- Piazza Navona, Spagna, Popolo entre outras.
- Fui a várias igrejas, gostei bastante da Igreja na praça Minerva (era um templo pagão que converteram em igreja católica).
De Roma voltei para Paris e depois Brasil. Agora devo planejar às próximas férias.
A divisão dos dias deu para fazer tudo que planejei numa boa. Apenas Veneza merecia mais 1 dia no mínimo para pegar um barco e ir para as ilhas. Podia ter tirado este dia de Roma.
Dos lugares que visitei acima posso dizer que volto a Paris com certeza e quem sabe Veneza daqui a alguns bons anos (20) se a cidade não tiver afundado.
Quanto às demais cidades vimos tudo que desejávamos. Assim não planejo voltar pois há muitos lugares para visitar por aí.
Bem, acho que é tudo que consigo lembrar por hora.
Abraços a todos viajantes e até a próxima.