Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Astrolábio Trip

Tour Vale Sagrado e como chegar em Águas Calientes

Posts Recomendados

Vale Sagrado dos Incas, nos Andes peruanos, fica às margens do Rio Urubamba . Este rio nasce em Vilcanota, onde recebe este mesmo nome até chegar em Urubamba. Era conhecido no tempo dos incas Willkamayu (rio sagrado pelos Incas).Este vale era muito especial para os Incas devido a suas características climáticas e geográficas. Foi um dos principais pontos de produção pela riqueza de suas terras.

mapa vale sagrado20010

      O Valle Sagrado é composto pelos seguintes lugares: Sacsayhuaman, Kenko, Tambomachay, Pisac ou Pisaq, Machay, Maras, Ollantaytambo, Chinchero e Urubamba.

Há vários tipos de passeios pelo Vale Sagrado, porém os mais comuns são os que vão até Chinchero e retornam para Cusco e o que fizemos, onde ficamos em Ollantaytambo para poder pegar o trem e seguir para Machu Picchu. Este último é feito por quem vai de pegar o trem para pernoitar em àguas Calientes na estação de Ollantaytambo e no dia seguinte subir Machu Picchu e foi este que fizemos. O passeio custa 40 soles por pessoa e tem um almoço buffet de 30 soles. A primeira parada do tour é no Mercado de artesanatos, seguido do mirante Taray, Ruínas de Pisaq, Mercado de Pisaq, Pueblo de Urubamba e Ollantaytambo

       Antes de sairmos para o tour,  deixamos as mochilas maiores no hostel e levamos o essencial em uma outra  mochila (que havia levado dentro da maior), pois o nosso passeio finalizaria em Ollantaytambo, onde pegamos o trem para chegar a Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes) e pernoitamos por lá para subir Machu Picchu no dia seguinte.

A primeira parada foi no vilarejo de Willka Pukara para conhecer um mercado  de artesanato. Uma curiosidade eram imagens nos telhados da maioria das casas nessa região com uma cruz e dois touros. A cruz significa que aquela família é católica e os touros força e trabalho. Neste local,além de várias tendas de produtos artesanais, você verá algumas lhamas e alpacas. E como diferenciar uma alpaca de uma lhama? A Alpaca tem focinho menor e o da lhama é mais comprido. As peças de artesanatos lindas, coloridas, porém o preço não estava dos mais atrativos.

2018-07-08-11-23-24-1.jpg 
Centro Artesanal de WillkaPukara
2018-07-08-11-23-26-1.jpg 
Centro Artesanal de WillkaPukara
 

       Seguimos e fizemos uma rápida parada no Mirador de Taray para admirar o vale e as montanhas, algumas com neve.

Mirador de Taray Mirador de Taray

Pisaq

       O Parque de Pisaq está localizado a 33 km de distância da cidade de Cusco. O sítio arqueológico fica localizado no ponto mais alto da formada por diversas, praças, templos e outros edifícios. A arquitetura Inca causa admiração pela técnica usada para construir enormes muralhas e edifícios, com blocos de pedra sem nenhum tipo de liga.

2018-07-08-11-23-34-1.jpg 
Pisaq
2018-07-08-11-23-35-1.jpg 
Pisaq
 

       O terraço que circunda a montanha é varia entre 3.000 metros acima do nível do mar até os 3.450 metros . Para o manejo da água, os Incas realizaram obras em diversos canais que percorriam os terraços e também contavam com fontes a modo de decoração. Em Pisaq, você verá um dos maiores Cemitérios Inca, com aproximadamente 3 mil corpos. Muitos dos mausoléus de nobres foram profanados para saquearem ouro e prata.

       Lembre-se : Para entrar no Sítio arqueológico de Pisaq você precisa apresentar seu Boleto turístico de Cusco.

      Em seguida, descemos até a cidade que é também é conhecida pelos trabalhos artesanais com prata, que de acordo com o guia, o valor da prata lá é mais barato e de melhor qualidade, pois apresenta um pequeno percentual de cobre o que faz com que ela não escureça facilmente. Visitamos uma fábrica de peças de prata e assistimos uma rápida apresentação de como é feito o processo de criação. No segundo piso da loja, vendem roupas produzidas com pelo de alpaca.

Fábrica de Prata
Fábrica de Prata
Fábrica de Prata

       Está gostando? Inscreva-se no blog para receber avisos de novos posts, no Instagram @astrolabio.trip, em nossa Fanpage Astrolábio Trip e no Canal do Youtube Astrolábio Trip.

       O Mercado de Artesanato de Pisaq fica bem ao lado desta loja de fábrica, com várias tendas vendendo prata e artesanatos e é possível negociar .

Mercado Artesanal de Pisaq
Mercado Artesanal de Pisaq

     Saindo de lá passamos por uma região onde a especialidade gastronômica é o Cuy, porquinho da Índia.

Cuy
Cuy

Chegamos em Urubamba para almoçar no restaurante Inkalicious. Se você reservar junto com o tour custa 30 soles o almoço buffet com sobremesa e na hora 35 soles. Não ví por perto opções mais econômicas para almoçar e como o tour tem tempo contado para tudo, achei arriscado sair para procurar.

Para ler mais e o relato/roteiro completo clique em https://astrolabiotrip.com/2018/07/08/tour-vale-sagrado-e-como-chegar-em-aguas-calientes/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×