Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mergulho na França

Postado
  • Membros

Salve Galera!

Estarei passando pela costa do mediterraneo mes que vem e num pretendo perder a oportunidade de conhecer o fundo deste mar.

Se alguem já mergulhou pelo mediterrâneo francês e puder colaborar com o seu relato agradeço de coração!

No mais segue o resultado da minhya pesquisa. Perdi o link de onde achei isso. Agora resta decidir entre hyeres e corsega, o que for mais aceesível a partir do continente e com operação de mergulho melhor desenvolvida será meu escolhido.

Vivo em França ha tres anos e gostaria de tecer algumas consideracoes sobre o mergulho neste pais.

A costa atlantica tem muito interesse, particularmente a zona da Bretanha, onde existem mergulhos verdadeiramente fantasticos. Tenho mergulhado frequentemente em ST. Malo e tenho ficado deveras impressionado com as condicoes: vida abundante (muito mais do que em Portugal, seguramente), visibilidade razoavel e, acima de tudo, "wrecks" fantasticos (sobretudo, afundados na II guerra mundial). estou agora a planear uma ida no fim de Março a aber Benoit (perto de Brest) para um mergulho no maior wreck do mundo: o petroleiro Amoco Cadiz. Claro que a temperatura nao é igual ao Mediterraneo (no Verao, vai aos 17-18° maximo (Agosto e Setembro) e de Inverno chega aos 9°-10° (por esta altura, precisamente). A temp da agua mais fria que apanhei foi em St. Malo, (12° em Abril) e aguentei bem (com fato semi-seco, de 7mm).

A costa Mediterranica é tambem muito interessante, mùas tenho muitas duvidas que a zona de Marselha (com as suas famosas "calanques") seja a melhor.

De facto, tal como diz o Crow, a melhor zona é das ilhas de Hyeres (atençao à geografia, Toulon e Hyeres, nao têm nada a ver com Marselha) e sobretudo Porquerolles e Port Cros. Nesta ultima, o baixio da Gabiniére é verdadeiramente fenomenal (imensos meros).

atencao aos navios afundados: estao todos muito fundo: o Donator a pelo menos 40 m (a legislacao francesa autoriza o mergulho com ar a 60 m max), tal como o Grec, mas sao mergulhos tambem muito interessantes: eu fiz o Donator o ano passado e nao obstante a imensa corrente, fartei-me de ver peixe grande (atuns e barracudas). O Mustang (ao largo de Giens) tambem parece que é um mergulho curioso, mas o aviao esta a 55 m e eu a essa profundidade recuso-me a descer.

A zona de St. Raphael, Port Vendres tambem parece que é muito boa. Irei passar este ano uma semana a Agay e logo vos direi qualquer coisa.

Mergulhei também em Antibes e Menton, mas têm bastante menos vida e interesse que as ilhas de Hyeres.

Para terminar, nao queria deixar de fazer uma referencia à Corsega, que é, para mim, a melhor zona de mergulho de França ( mas de longe...). Estive em Porto Pollo (perto de Propriano, no Sul) o ano passado, e fiz 10 mergulhos fantasticos. Vi talvez o maior mero da minha vida, que vinha ter connosco sempre que apareciamos no local; era um verdadeiro monstro (sem nunca ter sido alimentado, porque para os franceses, alimentar os peixes é um crime-e têm toda a razao!). Alem disso, a visibilidade é extraordinaria e ha imensa vida.

Abraco

Luis

Luis Castelo Branco

PAdi Dive Master

A quem possa interessar...

Venho de regressar de Aber Benoit (Bretanha, perto de Brest - mesmo na ponta da Finisterra), onde estive no passado fim de semana. Era para ter feito o mergulho do Amoco Cadiz, mas o estado do mar no local, nao o permitiu. Acabamos por fazer um mergulho numa zona mais protegida à entrada do Aber.

O mergulho foi verdadeiramente espectacular: na Europa, com excepcao dos Acores e da Corsega, nunca tinha visto tanta vida. Os monitores do centro, estavam, tambem eles, espantados: vejas, robalos, bodioes em grande quantidade. Um grupo de santolas, dentro de uma pequena gruta, como eu nunca tinha visto. Um belo safio com a cabeça fora do buraco, com ar verdadeiramente ameaçador e por ai fora...

Outro aspecto espectacular do mergulho foi o passeio por entre a floresta de laminarias: enormes e imponentes, é verdadeiramente um regalo poder andar no meio delas...

O mergulho teve uma profundidade maxima de 22 m, durou 40 minutos, com uma visibilidade media de 7-8 metros.

O unico aspecto negativo foi a temp da agua: 10° à superficie e 9° no fundo, o que nao é normal para esta altura do ano em que a agua costuma estar 2 graus mais quente. Nunca tinha mergulhado em aguas a esta temp, e apesar de ter levado um semi-seco de 7 mm (Beuchat) com um colete de 3 mm por dentro, tive um pouco de frio (sobretudo no fim). Para a proxima, em vez do colete, ponho um shorty por dentro.

O centro de mergulho foi impec: super simpaticos e profissionais: nada a dizer!

Quando lhes disse que era portugues e que tinha começado a mergulhar em Portugal o espanto e a curiosodade foi geral:

"mas pode-se mergulhar em Portugal? existem centros de mergulho? é interessante?"

Se os nossos operadores turisticos atacassem o mercado frances com mais energia teriam certamente uma surpresa agradavel, tenho a certeza.

Featured Replies

No posts to show

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.