Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
rexxxina

Chile e Bolívia em 15 dias: Atacama, Potosí, Sajama e Arica - julho/2018

Posts Recomendados

Oi pessoal! Acabei de voltar das minhas férias e vim relatar para vocês. Meu foco era o Parque Nacional Sajama, na Bolívia. Como a passagem a La Paz estava cara, alterei minha rota e fui acrescentando alguns destinos:

• 15 a 18/7 - Atacama, Chile
  • 19 a 21/7 - Potosí, Bolívia
  • 22/7 - Uyuni, Bolívia
  • 23 a 26/7 - Parque Nacional Sajama, Bolívia
  • 27 a 28/7 - Arica, Chile

Custos
A viagem para 2 pessoas (eu + namorado), 15 dias, custou cerca de R$8.800, sendo:

• R$4.130 de passagem de avião Guarulhos > Calama e Arica > Guarulhos, no site da Decolar. Eu só posso tirar férias de julho, e para encaixar os destinos que queríamos tivemos que comprar por trechos só de ida, sem volta.
  • R$1.400 de hospedagem. Ficamos em Air BnB em todos os lugares com exceção de Sajama.
  • R$1.200 em alimentação. Alternamos fazer comida em casa, lanches e restaurantes.
  • R$900 de transporte, entre transfers, ônibus, trens e táxis.
  • R$500 de seguro viagem pela Porto Seguro.
  • R$400 em presentes e lembranças.

Valores aproximados. Se você for somar, os valores não batem, isso principalmente devido às conversões de moeda Real > Dólar > Peso Chilena > Boliviano. Como alguns câmbios foram realizados sem a chance de pesquisa de preços ou em locais turísticos, perdemos bastante dinheiro na brincadeira.

Dicas/Curiosidades:

• Na Bolívia, os terminais de ônibus cobram taxa de embarque diretamente do passageiro. Tenha moedas de 1 e 2 bolivianos sempre à mão para esses casos.
  • Alguns povoados são pequenos e possuem apenas comidas locais. Eu sou vegetariana e tive alguns percalços por causa disso, inclusive tive de "pinçar" a carne de algumas refeições... 😔 paciência.
  • Banheiros nas ruas e praças são os "Baños publicos", e são pagos (1 ou 2 bolivianos). Há regiões que bares e restaurantes não tem banheiro, nem para cliente.
  • Não sei se é uma coisa momentânea, mas muitos banheiros estão sem água, nem para descarga. Aconselho sempre ter lenços umedecidos e alcool gel na mochila.
  • Vale lembrar sempre: guardem o papel que a imigração entrega!

Vamos ao roteiro:

Atacama
É a segunda vez que vou para o Atacama, pois na primeira tivemos problemas, como conto nesse meu relato de 2016.

• Fizemos passeios, trocamos dinheiro e compramos suprimentos, além de aproveitar a vista de nossa casa, para o vulcão Licacanbur.
  • Compramos passagem no terminal de ônibus em San Pedro > Uyuni, sai todo dia às 3h da madrugada. Obs.: Essa é a rota não-turística, então não tem Salar, o objetivo é chegar na Bolívia.

Potosí
Descemos em Uyuni (o terminal é uma rua) e já subimos em um ônibus para Potosí. A viagem, além de ser longa, é cheia de curvas e dependendo do horário e do ônibus, é bem abafada.

• A cidade fica a 4000 metros de altitude. Como viemos do Atacama, tínhamos folhas de coca para mascar e mesmo assim, compramos Soroche pills para aliviar a altitude.
  • Pontos turísticos: igrejas, sendo que para entrar é necessário pagar ingresso e geralmente, há um guia para te acompanhar. Eles te levam até o mirante da construção, o que geralmente inclui escadas estreitas, escuras e d degraus irregulares… prepare os pulmões!
  • Em lanchonetes e comércios em geral, vão exigir dinheiro trocado. Eles preferem não vender se você não tiver “soltito”.

Uyuni
Ficamos em Uyuni apenas para pegar o trem até Oruro.

• A cidade tem uma avenida na qual param todos os ônibus (não há terminal) e a praça central é lotada de agências de tour para o Salar e de dinossauros (para fotografar no Salar hehe XD )
  • Como tem muito turista, eles fazem vários tipos de culinárias atendem vários tipos de restrições alimentícias.

Sajama
Para chegar no Parque Nacional Sajama, pegamos o trem noturno para Oruro, descemos na estação e pegamos um táxi para o terminal antigo de Oruro. Ali, tem vans para Patacamaya, que partem assim que a van lota. De Patacamaya, pega-se uma van da Trans Sajama, que para dentro do parque.

• A cidade é pequena, com uma praça principal e uma praça da igreja. Há mapas nas saídas da cidade, indicando quais passeios turísticos podem ser feitos por aquela direção (geisers, lagunas, termais, sítios arqueológicos, escalar o Sajama, etc).
  • Não tem internet no local. Zero de comunicação com o mundo.
  • A cidade é um povoado que está se desenvolvendo turisticamente. O que eu garanto é que dá para ir para lá sem fazer reservas e procurar por um Hostal, também chamado de Alojamiento. Você também pode ir na praça da igreja, na Tienda America, e perguntar para a Dona Benigna por hospedagem.

Arica
Combinamos um horário com o motorista da Trans Sajama para ir à Tambo Quemado. É na divisa Bolívia/Chile e ali são cerca de 10 ônibus diários de origem La Paz, e tem que parar na divisa para vistoria. Nesse momento você procura um ônibus que tenha lugares vazios e paga direto ao motorista. Conseguimos pegar o primeiro, bem confortável (ainda bem, pois a estrada é cheia de curvas e um sol lascado).

• Dá para andar a cidade toda a pé. Como é praia, tem muitas lanchonetes à beira mar e atividades da areia.
  • O aeroporto é como se fosse Guarulhos, fica longe, na verdade fica na divisa do Peru, o que me está me dando ideias de roteiro para minha próxima viagem... ☺️

Bom, é isso. Se quiserem alguma informação extra, meu e-mail é [email protected]

• Gostei! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Seja [email protected] ao Mochileiros.com

Faça parte da maior comunidade de mochileiros e viajantes independentes do Brasil! O cadastro é fácil e rápido! 😉