Ir para conteúdo
Marcos R. S.

Trilha Pedra do Baú

Posts Recomendados

Pedra do Baú 23/08/2010

 

 

Pedra do Bau, originalmente "Pedra do Embaú", que em tupi-guarani significa "vigia". Monolito composto por três formações de pedras: Bauzinho (que é a pedra menor das três), Ana Chata (que é a fica mais distante) e a Pedra do Baú. Fica localizada no município de São Bento do Sapucaí-SP.

 

Há tambem uma lenda sobre a Pedra da Baú, que pode ser lida no:

http://www.camposdojordaocultura.com.br/ver-lendas.asp?id_poesia=10 .

 

Informações Técnicas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_do_Ba%C3%BA

 

Pbau1-0004.jpg

 

A Trilha

 

Saímos do estacionamento na base da Pedrinha (Bauzinho) era 13:20h. São +ou- 2 km de distancia até a Ana Chata, para chegar ao seu topo tem de passar por uma caverna que atravessa pelo meio da pedra, é um pouco difícil por tem de se abaixar bem para passar, e tem de ter um pouco de sorte para não encontrar uns morcegos por lá. Gastamos por volta de 35 minutos até o topo com seus 1757m. de altitude. Descansamos um pouco descemos e seguimos para o Pedra maior.. Já na base do Bauzão subimos sem demora, queríamos realizar a trilha no menor tempo possível, como já realizamos essa trilha diversas vezes as escadas não eram novidade, claro que para quem vai pela 1ª vez é meio complicado por causa da altura e cansaço. Chegamos ao topo eram +ou- 15:20h. a altitude na Pedra Maior é de 1909m. descemos e seguimos em direção a Pedrinha, ou seja, o caminho de volta. Entre a pedra maior e a menor tem outra escada que é uma via para escaladas, dá pra subir na boa tem de ter um pouco de cuidado porque ela é mais estreita do que as que se encontra no Bauzão, mais o visual compensa. Seguimos em direção ao Bauzinhu, esse é bem mais fácil acesso, mais claro que tem de ter a mesma atenção e precaução que deve se ter em todas os lugares, sendo nas trilhas ou subindo as pedras. A altitude da Pedrinha é de 1838m. chegamos lá eram por volta de 16:20h. Conseguimos vencer o total da trilha (ida e volta) em 3 horas.

 

Pbau-0011.jpg

 

Realmente depois da 10ª vez que subi a Pedra do Baú parei de contar. Como moro em Campos do Jordão-SP, a Pedra é meio que o quintal de casa, por assim dizer...rsrs.

Mais essa foi a 1ª vez que subi na três pedras num dia só.

 

Vale a pena fazer essa trilha, sem falar que o local é muito bonito.

 

Fotos no: http://www.andarilhosdamantiqueira.blogspot.com

 

Abraços

 

Marcos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×