Use o menu Tags para buscar informações sobre destinos! - Clique aqui e confira outras mudanças!

Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
GUILHERME TOSETTO

Leite - Dicas e Sugestões

Posts Recomendados

[info]O leite é a melhor alimento que existe. Fonte de proteínas, vitaminas, sais e minerais, alimenta o corpo no que ele necessita.[/info]

 

O leite cru é dividido em três tipos: A, B e C. O que os diferencia é a contagem microbiológica que possuem, o tipo de ordenha e como são transportados.

No leite tipo A, a ordenha é totalmente automatizada, não há contato algum do ser humano, o leite é refrigerado a 4°C e vai para tanques de armazenagem, sendo pasteruizado e envasado logo em seguida. A contagem microbiológica não pode passar de 10 000 UFC unidade formadora de colônia).

O leite tipo B também tem ordenha automática, sem contato humano, mas pode tanto ser armazenado em tanques refrigerados como transportado para outras usinas para ser processado. Nesse caso, o tempo entre ordenha, pasteurização e envase não pode passar de 12 horas. O padrão micriobiológico também não pode passar de 100.000 UFC.

Já o leite tipo C é o mais "relaxado". Pode ter ordenha manual ou automática. É o leite mais comum nas pequenas propriedades, sem condições de armazenagem, de ordenha. É geralmente colocado em latões de inox ou de polietileno e recolhido pelas cooperativas mais próximas para ser resfriado em postos específicos e enviados a usinas centrais para processamento.

O Ministério da Agricultura decretou , há pouco tempo, uma série de normas de trabalho para melhorar a qualidade do leite brasileiro, buscando eliminar o leite "informal", aquele vendido de porta em porta, sem as mínimas condições de higiene. É a Instrução Normativa 51, que estabelece os padrões para todo tipo de leite.

 

O leite é pasteurizado à temperatura entre 72 e 75°C durante cerca de 15 segundos. Esse processo mata as bactérias patogênicas, aquelas que fazem mal à saude humana.

O leite longa vida, ou UHT (Ultra High Temperature) é esterilizado a temperaturas que variam entre 138 e 150°C (depende da qualidade da matéria-prima e do tipo de equipamento), e fica sob essas temperaturas por derca de 5 segundos, sendo envasado em embalagens esterilizadas de papel cartonado (a caixinha), mas já há no mercado embalagens chamadas de saché, saquinho ou "barriga mole".

 

Quem tiver alguma dúvida sobre leite fique à vontade pra perguntar!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

×