Ir para conteúdo

ME AJUDEM POR FAVOR - Irei fazer meu primeiro mochilão 21 dias - Italia, França e Espanha


Posts Recomendados

  • Membros

Estou me planejando a longo prazo para poder fazer um mochilão bem legal, eu e um amigo meu nas minhas proximas ferias que serão em outubro de 2011, mais já quero ir me planejando em relação a várias situações. Pesquisei e descobri que com R$ 2.000,00 dá pra comprar a passagem aérea daqui do Brasil para Roma. O meu roteiro será o seguinte:

 

ROMA - 5 DIAS

VENEZA - 2 DIAS

MILÃO - 3 DIAS

PARIS - 3 DIAS

BARCELONA - 3 DIAS

MADRID - 3 DIAS

 

Minha viagem será de 21 dias, deixei dois dias em aberto por causa da demora das viagens que podem ocorrer e além disso em ultimo caso, se sobrar 1 dias eu passo 4 dias em Madrid.

Gostaria de saber de voces mochileiros mais experientes, se o trajeto que citei e se os dias que vou passar em cada uma das cidades é bom. Pensei em passar em Zurich depois que saisse de Milão e de lá ir pra Paris mais ainda estou em dúvida.

To pensando em fazer meu planejamento por conta propria, sem ser pela agencia de viagens, dai compraria a passagem aérea direto, compraria os passes de trem, já queria ir com os locais de hospedagens certos, como os albergues com quartos privativos pois irá eu e um amigo meu, e talvez ainda vai mais 1 amigo nosso. Dai o que realmente quero saber são informações valiosas como: é uma boa ideia fazer por conta propria? quero comprar a passagem aérea, passes de trem e hospedagem tudo por aqui, pra ja chegar como tudo isso certo, dai so deixaria pra decidir na hora os passeios e lugares, apesar de ter muitos lugares que já estão definidos, por isso gostaria de saber o que voces acham.

 

E o principal como estou me planejando gostaria de saber quanto devo ter contando tudo, mais tudo mesmo...

é bom ressaltar que esse tudo seria, a passagem aérea de Brasília-Roma, hospedagem levando em consideração os dias em cada cidade, os passes de trem, lembrando que to querendo viajar durante a noite pra economizar o tempo e hostel... queria saber pra esses dias e cidades qual é o melhor tipo de passes de trem que posso vir a utilizar? quero saber quanto irei gastar além da passagem aérea, hospedagem e passes de trem, gostaria de saber os gastos com transportes dentro da cidade, o mais economico possivel... haha ;x e os gastos em relação a passeios, no caso eu vou querer conhecer bem todas as cidades por isso esse tempo para cada, gostaria de saber se em Roma quais os locais que voce tem que pagar pra guia ou algo do tpw, quanto seria gasto com os passeios turisticos durante o dia, e se dá pra fazer sozinho ou tem que ser com guias, e considerando que gostaria de sair a noite para conhecer barzinhos, boates se possivel... me divertir de noite, e incluir a alimentação... Me falaram que eu tenho que calcular em média gasto de 60 EUROS por cada dia, dai coloquei no meu orçamento uma média de 80 EUROS por dia, o que vai dar em 21 dias uma média de 4.000 reais, ai colocando mais 2.000 reais de passagem aérea, dai gostaria de saber quanto irei precisar para passar os 21 dias nestas cidades, hospedado em albergues quartos privativos, passagem aérea brasilia-roma, alimentação, passes de trem, conhecer bem os pontos turisticos durante o dia e sair pra barzinho ou boates sei lá durante a noite, e falaram que vc pra fazer uma viagem dessa tem que ter um seguro viagem, é verdade? quanto é o seguro? Ou seja, gostaria que me ajudasse a fazer um orçamento de quanto eu preciso para fazer essa viagem... ROMA, VENEZA, MILÃO, PARIS, BARCELONA E MADRID...

 

Agradeço desde já, e além de tudo isso, todas as dicas que puderem será muito bem vinda, pois espero que essa seja a viagem dos meus sonhos... pois estarei em lugares que sempre sonhei conhecer e com meus 2 melhores amigos ou pelo menos um deles...haha ;x detalhe ROMA É UM SONHO!

Link para o comentário
  • Membros

Diego,

 

1 dia em Veneza é suficiente, principalmente se vcs são 2 meninos, lá nao tem tantas atrações assim. Acho que vc deve transferir 1 dia de Madri para Barcelona, que é certamente uma cidade bem mais interessante que a capital. Quando for comprar as passangens, escolha a opção multidestinos ou multi-cities, para vc nao ter que voltar para seu ponto de partida (a tap faz isso no proprio site, outras empresas (tipo tam) vc pode fazer essa opção na agencia de turismo. Eu tb inverteria a quantidade de dias de Paris e Roma, há mais coisas para se fazer e conhecer em Paris, sem dúvida. Roma em 3 dias já dá para vc fazer os principais pontos.

 

Sobre os trens, pelo menos os da Italia vc pode comprar na hora, daí vc fica com mais flexibilidade.

 

Se puder, inclua no seu roteiro Florença, eu adorei a cidade.

 

Eu fiz uma média de 50 euros por dia (sem hospedagem) e consegui ficar dentro da minha meta, sem falar que não economizei com entradas em museus e tb procurei não comer só porcaria (aliás, até cometi umas extravagancias).

 

Dependendo do seu cartao de crédito, o seguro é de "graça", é só vc pedir que eles te mandam cópia por email. se vc nao tiver, dá uma olhada na CI, nao é assim absurdamente caro.

 

Sorte na programação da trip.

Link para o comentário
  • Membros

Muito obrigado Carol, é acho que vou ficar só 1 dia em Veneza mesmo, dai passo em Florença antes nem que seja para ficar um dia, dai pego e transfiro um dia de madrid para barcelona então. Então quer dizer que com o dinheiro que to pensando em ir dá pra ir de boa né... passagem aérea comprada, mais passes de trem + 80 euros por dia para alimentação, passeios e barzinhos...

 

Foi de grande a ajuda sua opinião...

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Também acho que vale a pena transferir um dia de Madrid para Barcelona (se sua viagem não fosse outubro, minha sugestão seria conhecer as praias que ficam perto de Barcelona).

Na minha opinião, 5 dias em Roma é exagero (exceto se você tiver algum compromisso especial - assistir a algum jogo da Roma, data cristã comemorativa, etc). Mesmo porque, é muito fácil se deslocar por lá (quase tudo fica perto das 2 linhas do metrô).

Se puder, fique em algum albergue próximo à Termini.

 

Paris é corrido em 3 dias, mas é perfeitamente possível.

 

Veneza pode ser vista em um dia, como já aconselhado.

 

Não posso opinar sobre Milão porque não conheço.

Link para o comentário
  • Membros

Eu estou indo agora dia 22 de Novembro e volto dia 12 de Dezembro, vou por Roma também... Paguei em 2 passagens o valor de R$ 4.100,00 pela TAP. Só que vale 1 dica: Se você quiser incluir a Holanda no seu destino e voar pela KLM, os preços das passagens são absurdamente mais baratos (chega a ser 400, 500 reais mais barato por pessoa). Eu não fui pela Holanda (apesar de estar no meu roteiro) porque com a chegada do fim do ano as passagens sobem, mas nesse seu planejamento você pega passagens baratinhas por lá. http://www.klm.com.br, vê aí e faz umas simulações.

Link para o comentário
  • Membros

Outra coisa, eu sinceramente não sei o quanto passe de trem é barato. Veja essa página: http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-train-reservations e ela inicia com: "Um Eurail Pass não garante um assento para você! A maioria das viagens de trem não exige reservas antecipadas, mas para alguns trens populares a reserva de assentos é obrigatória. Os trens noturnos exigem um custo adicional para acomodações para dormir.".. Minha intenção também era dormir no trem para economizar hostel, mas veja os preços das reservas para trens norturnos: http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-reservations-night-trains... Será que realmente compensa? Eu estou comprando todas as passagens pela easyjet/ryanair e incluindo a taxa de despacho de bagagem, que custa uns 10 euros a mais apenas. Alguns roteiros dá até pra você chegar umas 11 da noite no aeroporto e fazer hora lá até umas 3, 4 da manhã (horário do voo)...

 

Mochileiros mais experientes por favor comentem essa minha pesquisa, realmente eu estou muito em duvida.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Outra coisa, eu sinceramente não sei o quanto passe de trem é barato. Veja essa página: http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-train-reservations e ela inicia com: "Um Eurail Pass não garante um assento para você! A maioria das viagens de trem não exige reservas antecipadas, mas para alguns trens populares a reserva de assentos é obrigatória. Os trens noturnos exigem um custo adicional para acomodações para dormir.".. Minha intenção também era dormir no trem para economizar hostel, mas veja os preços das reservas para trens norturnos: http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-reservations-night-trains... Será que realmente compensa? Eu estou comprando todas as passagens pela easyjet/ryanair e incluindo a taxa de despacho de bagagem, que custa uns 10 euros a mais apenas. Alguns roteiros dá até pra você chegar umas 11 da noite no aeroporto e fazer hora lá até umas 3, 4 da manhã (horário do voo)...

 

Mochileiros mais experientes por favor comentem essa minha pesquisa, realmente eu estou muito em duvida.

 

Infelizmente não posso opinar quanto ao passe, pois nunca o utilizei (para os MEUS roteiros, nunca valia a pena).

Existem tópicos específicos que podem te ajudar quanto a isso.

Posso opinar quanto ao dilema trem X avião, visto que já fiz mochilão viajando só de trem (durante o inverno europeu) e também já fiz viajando só de avião (durante o verão/primavera/outono).

 

- Compre bilhetes com antecedência, seja de avião ou de trem (a diferença de preço é absurda). Esta dica não vale mais para você (visto que viaja em novembro agora), mas para outras pessoas que lerem este tópico.

- Viaje de trem em trechos curtos (até 3/4 horas) - Neste caso, você pode comprar bilhetes "na hora" ou com antecedência de um dia, pois geralmente vários trens fazem o mesmo percurso.

Além do tempo que você não perde com o check in, você também não perde tempo de deslocamento até o aeroporto (estações de trem são centrais - aeroportos ficam um pouco afastados).

- Viaje de trem em países como Itália, Espanha, Bélgica...evite-os na Alemanha, Holanda, Áustria, Suíça porque são caros, SE comparados com o avião.

- Evite aviões no inverno, especialmente em países muito gelados (vi que tua viagem termina no dia 12 de dezembro, mas mesmo assim você pode pegar neve em alguns locais como Suíça, Áustria, Eslováquia).

- Dependendo do trecho percorrido (locais bonitos ou históricos), trens valem a pena durante o dia, apesar do preço. Fiz uma viagem diurna atravessando a Alemanha inteira que foi espetacular, mesmo no inverno.

 

Entretanto, mesmo se você optar pelo passe de trem ( o que pode ser vantajoso, visto que sua viagem "já está em cima"), tenho duas dicas:

1º - Novembro/dezembro é baixa temporada. Isso quer dizer que os trens não devem estar tão cheios (não peguei trens noturnos, mas durante o dia e a tarde sempre peguei trens vazios). Ou seja, talvez não seja necessário pagar a reserva (melhor perguntar isso também no tópico sobre passes).

2º - Dependendo do valor da reserva, é melhor você dormir em uma cama quentinha de um albergue.

Só dando um exemplo: Fiquei no Alessandro's Hostel (Roma), que fica há 400 metros da Estação Central de Trem E DE METRÔ (Termini).

Pesquisando para 12 de novembro, a diária para quarto misto com 8 camas e banheiro compartilhado (Corredor) é de 15/17 euros por dia. Em quarto com 4 camas e banheiro privado (no quarto), a diária é de 20/22 euros.

 

Enfim, espero ter ajudado um pouco.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ola! Concordo com a maior parte do que o panda falou, apenas discordo no ponto:

 

" Viaje de trem em trechos curtos (até 3/4 horas) - Neste caso, você pode comprar bilhetes "na hora" ou com antecedência de um dia, pois geralmente vários trens fazem o mesmo percurso"

 

Apesar de voce conseguir comprar na hora a maioria dos trechos menores, os precos variam e muito quanto ao site, e mesmo vc comprando agora "soh" com 1 mes de antecedencia (algumas tarifas, valem ateh 15 ou 7 dias antes da viagem, isso eu sei da Espanha, www.renfe.com).

 

Como exemplo, fui este fim de semana de Barcelona a Madrid, e volta, por EUR 96 de AVE (o trem rapido daqui).... se comprasse no dia, cada trecho sairia mais do que o trajeto ida e volta!

 

E concordo com as pessoas que falaram para ficar mais tempo em Barcelona que em Madrid. Aqui em BCN tem muito o que ver (e tirando bairrismos, ja que eu moro em BCN, e aqui rola uma rixa que nem Rio X SP hehehe). O que eu gostei muito em Madrid foram os museus (se vc nao gosta, nem passe por eles hehehe) e o palacio Real, alem de ir pra Toledo!

 

E comer tbm! hehe

 

abs e boa viagem!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Ola! Concordo com a maior parte do que o panda falou, apenas discordo no ponto:

 

" Viaje de trem em trechos curtos (até 3/4 horas) - Neste caso, você pode comprar bilhetes "na hora" ou com antecedência de um dia, pois geralmente vários trens fazem o mesmo percurso"

 

Apesar de voce conseguir comprar na hora a maioria dos trechos menores, os precos variam e muito quanto ao site, e mesmo vc comprando agora "soh" com 1 mes de antecedencia (algumas tarifas, valem ateh 15 ou 7 dias antes da viagem, isso eu sei da Espanha, http://www.renfe.com).

 

Como exemplo, fui este fim de semana de Barcelona a Madrid, e volta, por EUR 96 de AVE (o trem rapido daqui).... se comprasse no dia, cada trecho sairia mais do que o trajeto ida e volta!

 

E concordo com as pessoas que falaram para ficar mais tempo em Barcelona que em Madrid. Aqui em BCN tem muito o que ver (e tirando bairrismos, ja que eu moro em BCN, e aqui rola uma rixa que nem Rio X SP hehehe). O que eu gostei muito em Madrid foram os museus (se vc nao gosta, nem passe por eles hehehe) e o palacio Real, alem de ir pra Toledo!

 

E comer tbm! hehe

 

abs e boa viagem!

 

 

Concordo contigo Fabio.

Na verdade, me expressei mal!

O que quis dizer é que, se a idéia dele é comprar tickets lá mesmo (e não com antecedência), ele não precisa ficar com medo de não conseguir (trens lotados), especialmente nestes trechos curtos.

Link para o comentário
  • Membros

Panda e Fabio, valeuzão pela ajuda, mas segue algumas dicas que peguei com amigos e que estão sendo BEM usadas para o planejamento da minha viagem

 

1 - Compre trechos de trem que saiam logo cedo (tipo 6:15) ou trechos que saiam no meio da tarde (tipo 3:00). Acabei de comprar Paris -> Amsterdã (dia 2/12) por 240 reais para 2 adultos e sem escalas. Comprei na TGV: http://www.raileurope.com.br/

2 - Voos que tem origem ou destino a Espanha, a vueling.com é sem dúvida a companhia mais barata que tem. Paguei Roma -> Barcelona 70 euros para 2 pessoas e Barcelona -> Paris 80 euros para 2 pessoas... Isso tudo escolhendo assento, despachando mala e com embarque prioritário.

3 - Pesquisem hostels, mas também pesquisem hoteis Formule 1 e Ibis pela Europa toda. Acabo de fechar 5 dias em Paris por 450 reais para 2 pessoas. Um hotel que fica a 200 metros de uma estação de metrô. Esse preço eu não pago nem em Recife.

4 - Usem esse site para escolher as cias low cost, VALE MUITO A PENA: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_low-cost_airlines

 

Espero não ter sido repetitivo e ter conseguido contribuir um pouco para os planos dos mochileiros.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...