Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

joycebruja

Europa Schengen - Formalidades de Entrada - [FAQ]

Posts Recomendados

[info]Este tópico é uma síntese das dúvidas e informações mais frequentes de usuários que foram postadas no tópico de perguntas e respostas. Este FAQ será atualizado periodicamente.

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

Veja informações adicionais nos tópicos abaixo:

1- Guia de Informações Europa - Schengen - Formalidades de Entrada - Guia de Informações

2 - Recomendações Especiais do Itamaraty Cartilha do Itamaraty

Caso sua dúvida não tenha sido sanada por algum destes tópicos , pode colocá-la no tópico : Europa Schengen - Formalidades de Entrada - Perguntas e Respostas[/info]

[align=justify]1) Preciso solicitar algum visto para viajar para a Europa?

Não, o turista brasileiro pode permanecer até 90 dias no território europeu num prazo de 180 dias.

2) Quais os documentos solicitados pela imigração ?

-Passaporte com validade entre 3 e 6 meses após a data de saída da Europa.

-Comprovação de meios de se sustentar pelo período de permanência, (cartão de crédito internacional, dinheiro vivo,travel check).Média 65,00€ /dia.

-Passagem de retorno ao país de origem com data marcada.

-Comprovante de hospedagem , não são válidas reservas de albergues ou similares sem comprovante de pagamento das diarias,ou carta convite expedida por um notário público no original.

-Seguro de viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

3) Devo apresentar todos os documentos de uma só vez na imigração ?

Não, deverá apresentar o passaporte e a passagem de volta com a data marcada num primeiro momento , os outros documentos deverão ser mostrados apenas se solicitado pelo agente .

4) Minha viagem tem como destino final a Alemanha mas preciso descer em Portugal para trocar de avião.Onde terei que passar pela imigração ?

A imigração normalmente se dá no primeiro país de desembarque .No exemplo acima em Portugal.

5) Ficarei 90 dias na Europa , posso sair por uma semana retornar e ficar mais 90 dias?

Não, no prazo de 180 dias o turista só tem direito a ficar 90 , portanto se permanecer 90 dias direto na Europa terá que se ausentar por 90 dias para novamente ingressar no espaço Schengen.

6) Onde passarei pela imigração se for para a Inglaterra via Espanha?

A passagem acontecedrá nos dois países , visto que a Inglaterra não faz parte do acordo Schengen.

7) Se viajar entre dois ou mais países membros do tratado Schengen preciso apresentar todos os documentos relacionados acima?

Não.As fronteiras internas foram extintas entre os países membros .

8) O que é o tratado Schengen?

É basicamente a permissão da livre circulação entre os países signatários sem barreiras ou necessidade de apresentação de passaporte.

9) A minha passagem é um eticket , posso mostrá-lo como passagem aérea?

Sim.O eticket substituiu o bilhete físico ,portanto ele é válido.

10)Tenho todos os documentos exigidos , mesmo assim posso ser barrado?

Sim. Os Estados são soberanos para estabelecer políticas de admissão de estrangeiros em seus territórios. As normas internacionais garantem a todos o direito de partir do próprio país e a ele regressar sem constrangimentos, mas não de ingressar livremente em outros.

11)Pretendo ficar mais de 90 dias em território europeu, preciso tirar visto?

Sim.Neste caso deverá solicitar até 30 dias antes de expirar os 90 dias uma autorização de extensão de permanência junto as autoridades de imigração do país onde pretende permanecer por mais tempo.

12)Exceto o português não falo outro idioma , terei problemas se questionado na imigração ?

Apesar de ser uma boa política saber algumas frases no idioma do país que visitará, não há alguma obrigatoriedade no conhecimento do idioma local ,você pode solicitar um intérprete.

13) Tenho passaporte europeu mas meu acompanhante não tem, poderemos passar pelo mesmo guiché de controle de passaportes ao entrar na Europa?

Não , os guichês são em filas separadas.

14) Farei um estágio de 30 dias em um país membro, preciso de visto?

Não . O estágio não sendo remunerado não há necessidade até o prazo de 90 dias de permanência.Caso seja remunerado e dentro do prazo de 90 dais a empresa contratadora deverá entrar em contato com o imposto de renda e não com a imigração.

15)Existe alguma forma de garantir a entrada na Europa?

Não existe uma fórmula 100% segura , porém alguns cuidados podem ser tomados além dos documentos e comprovantes exigidos.

-Vestuário adequado à estação do ano que estiver viajando.

-Evitar excesso de maquiagem.

-Evitar malas/mochilas com roupas para várias estações.

-Evitar fotos e recordações de familiares e de seu país de origem.

-Mostrar outros documentos apenas se solicitados.

-Se indagado, responder objetivamente olhando nos olhos do entrevistador sem engasgar.

-Jamais omita dados.

-Não alongue o assunto , responda apenas o necessário.

-Em caso de desconhecimento do idioma, solicite um intérprete.

-Seja discreto, evite comportamento espalhafatoso e exagerado.

-Responda sempre com a verdade.

Observação importante: Qualquer situação que não se enquadre nas regras de entrada em Schengen , são tratadas particularmente pelos agentes alfandegários no ato de passagem pelo guichê.Não há como prever o resultado.Não há como basear em experiência de outros.Sugerimos que tenha os documentos necessários.[/align]

Compartilhar este post

Link para o post

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens

• Criar Novo...