Ir para conteúdo

Mochileiros Vegetarianos - Dicas e Sugestões


Posts Recomendados

  • Membros

Ana,

Também sou vegetariano e estou chegando de um mochilão desde o Peru, passando por Bolívia e Chile até a Argentina. O que te digo é que, assim como no Brasil, esses são países com uma tradição carniceira bem forte, então claro que toda associação que se faz à imagem da culinária deles será marcada pelas carnes, até pq é a visão de quem foi pra lá (a grande maioria carniceiros) e procura carne.

 

Apesar de terem muita carne, há grande variedade de vegetais tb. Aí é aquilo se tu num for vegetariano de butique, da moda da soja, das comidinhas prontas à la Mundo Verde e outras coisas que infelizmente formam o esteriótipo do vegetariano aqui, então pode ficar tranquila. Ao contrário daqui, não existe uma estrutura organizada e especializada pra atender o público vegetariano (à exceção de Lima e San Pedro de Atacama). Existem muitos arremedos toscos, como os restaurantes vegetarianos da Bolívia, onde se vende todo tipo de carne! Acredite! E o gerente de um deles ainda me confessou que anunciavam assim porque boa parte dos viajantes seriam vegetarianos... Não espere nada certinho te esperando, mas tb não se desespere com o terror que fazem. É só usar a criatividade. Não espere que o garçon te ofereça um leque de opções vegetarianas. Nunca peça comida vegetariana (até pra evitar incovenientes), seja discreta e estude os cardápios, pois há vários pratos vegetarianos não anunciados. Consegui comer assim até nos restaurantes populares dos mercadões. E falando neles, abuse dos mercados populares, comprando bastante fruta e outros vegetais. A variedade é grande e se for possível vc pode até cozinhar pra você. Se não ao menos pode complementar sua alimentação fortemente com frutas secas, castanhas, frutas frescas em geral e outros alimentos que não demandam muito preparo.

 

Na verdade, a maior dificuldade serão suas companhias se não forem compreensivas a suas necessidades...

 

Olha, estou pra publicar um diário relatando todas minhas peripécias (incluindo as gastronômicas), daí vc pode pegar umas dicas. Se tiver tb algumas dúvidas, estou à disposição!

 

bjs,

Dario

Link para o comentário
  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Sim, Ana! Não estamos sós! E ainda temos a natureza ao nosso favor... ::otemo::

 

Soja? já esqueci desse grãozinho há muito tempo... além do impacto ambiental que o plantio dela tem causado no Centro-oeste e servindo paradoxalmente para abastecer a pecuária (sim, os boizim são o principal destino da soja), ela não é tão saudável qto dizem. É muito proteica, mas tb muito tóxica. Sabe aqueles efeitos colaterais do nosso feijão? A soja (que tb é um feijão) é bem pior! E o que dizem que é a única forma de substituir a proteína das carnes para os vegetarianos não passa de lenda criada pela agroindústria.

 

Sabe o que pode te quebrar um galho nessa viagem? A tal da quinua! Lá é baratinha e é super nutritiva! Tb tem muita lentilha (lenteja) por lá. :)

 

Vc viaja quando? Tá demorando um pouco pra sair do forno esse diário... rss mas te aviso, sim. podexá!

qq coisa meu e-mail é potemkin_grcp@hotmail.com

Link para o comentário
  • Membros

Estou indo para o Chile e quando viajo aproveito e levo minha propria ração que eu mesmo faço e carrego para complementar a alimentação, já que também sou vegetariana e realmente é muito dificil encontrar comidas vegetarianas com a variedade que se encontra em Sâo Paulo.

As dicas que o Dario deu eu concordo é melhor nem falar que é vegetariano, vc entra olha o cardápio e vê o que dá para encarar, vou aos mercadão e procuro melhor opções

Dá um pouco mais de trabalho ser vegetariano em um mundo carnívoro

Link para o comentário
  • Membros

Simone, vc está certíssima quanto à ideia de levar ração daqui. Eu mesmo fiz isso. Levei uns saquinhos plásticos com castanhas, nozes, barrinhas de cereais, feijão azuki (um dos poucos feijões não indigestos) e frutas secas. Mas aí prrincipalmente procê que vai pro Chile, tome cuidado. Se fosse vc nem levava... os caras são muito caxias com essas paradas. Não é permitido entrar com produtos de origem vegetal lá (aliás, nos outros lugares tb é, mas lá eles levam a sério) e se vc não declarar, eles te multam! Eu mesmo perdi meu feijão azuki, pois eles apreenderam! :x Declarei o porte de produtos e fui logo entregando o Azuki, pois não queria perder meu monolito de madeira de Tiwanaco que ficou entocado no fundo da terceira mochila (até artesanato de madeira eles pegam!). Sorte que só passei pelo Chile no final da viagem

 

Aconselho comprar por lá. Nos outros países é bem mais barato e no Chile, as coisas são caras, mas se levar daqui, corre grande risco de perder e ainda ser multada... pelo menos essa é a experiência de quem passou pela aduana de San Pedro de Atacama.

Link para o comentário
  • Membros

Olá vegetarianos!

Estou começando a montar a minha primeira mochila. Iniciarei em janeiro curtas viagens pelo Sul até as férias em maio quando me aventurarei pela América do Sul.

Assim como a Simone levo a minha ração, em qualquer lugar que esteja, dentro da minha mochila tem um pote de cereais complementados por frutas seca e oleoginosas = carb+gord+prot. Não vivo sem isso é o meu porto seguro alimentar. Em viagens costumo ir a supermercados ou feiras grandes, pelo preço dá pra saber o que é da estação, sempre mais baratos, e na duvida lance um - Bom dia, sabe como preparo este alimento? Já comeu cru? É doce, amargo ou azedo? O que não falta é gente simpática sempre pronta a ajudar. Frutas também, pegue o que é da estação. Gosto disso porque descubro o que é produzido e o que a população consome mais.

Fui pra Colombia em dezembro, 10 dias entre Cartagena e Bogotá, o melhor, pra mim, eram os carrinhos de frutas por todos os lugares, principalmente em Cartagena. Os cartageneros pagavam $1.000,00 pesos um saquinho ou copo, e fiz o mesmo. As frutas muito doces e saborosas, lulo e tomate selvagens, que são caros e dificeis de encontrar aqui, lá baratos e em abundância. Além de outra "exóticas".

Simone, aguardo teu relato de viagem.

::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...