Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Belém e Alter do Chão fora de temporada

Postado
  • Membros

A viagem começou com o feriado da Páscoa e estive em companhia de minha irmã e três amigas. Depois elas voltaram para o RJ e eu segui só para Alter do chão.

Comprei passagem latam Rio-Belém e Santarém – Rio e pela azul Belém –Santarém.

Data: 18-4-19

Voo a noite pela Latam para Rio- Belém fui aeroporto Galeão uber e jantei lá e cheguei no hotel em Belém que reservamos pelo booking: hotel Belém soft.

Data: 19-4-19

Fomos andando até Igreja de Nazaré e depois pegamos um uber até a Estação das Docas e de La andamos ate o mercado vero-o-peso. Começou a chuva. Nos feriados o mercado fecha 13h, fomos comer no estação das docas no restaurante Lá em Casa. Pedimos um peixe de 65 reais filhote pai d´égua para dividir, mas era para uma pessoa, então se comer muito não dá.  A jarra de suco de graviola 35 reais. Estava ótimo. Depois sorvete da marca cairu, vários sabores locais para escolher, frutas que vc nunca ouviu falar, 8,50 reais.

Nós fomos para o ver-o-rio que achamos mais bonito no entardecer, pq a luz é boa. Dá pena do memorial do índio, parece mal conservado.

A noite aproveitamos a dica do Sr. Nilson do Hotel e fomos no restaurante apoena que normalmente tem carimbó, brega, musica local mas  pra meu azar era samba. Comemos  um maravilhoso peixe dourada com arroz de jambu, prato para dois e caipi, paguei 42 com 10%. Afh...o apoena cobra 20 reais para entrar. 

Data 20-4-19

Fomos de uber ao forte presépio e esperamos a chuva passar, andamos ate a casa de 11 janelas mas tava fechada para visitação. Andamos até a igreja da sé, fechada também e voltaria a abrir as 15h,  o museu de arte sacra fecharia em poucos minutos, encerra as 13h. Andamos até a igreja do Carmo, também fechada em precário estado de conservação. Aí decidimos ir andando ate a praça do relógio e chegando lá, foi de chorar com o estado do relógio, todo pixado!

Pegamos um uber para “meu garoto” achando que era restaurante, mas era bar e estava fechando também, cadeiras pra cima e água e sabão no piso..putz, fomos andando até o restaurante Família Caranguejo e as meninas gostaram, mas eu classifico  como o pior da viagem. O peixe com muita gordura, o arroz sem gosto e frio e o açaí sobrou, pq não curto açaí definitivamente, nem o carioca nem o paraense. Ah..salvou o guaraná cerpa. 27,10 reais para cada, pedimos um prato para 2 e um pra 1 pessoa e uma porção extra de arroz, dividimos por 5.

Fomos para o polo joalheiro e achei bem bonito e de lá mangual das garças, tudo com uber.  Mangual é imperdível, bem bonito mesmo, vc entra de graça, exceto se tiver de carro, paga 10 reais o estacionamento. Se usar a e a noite fomos parar no estação das docas, apesar do motorista do uber nos indicar o Bastitão, que é uma feira de podrão, pelo que entendi, comida de rua boa e  barata.

Para nosso decepção, comemos na estação das docas no Marujo. A Ju e Betinha pediram o tal tucupi, que odiaram e acho que pedimos uma isca ruim também..enfim. Salvou a banda que era maravilhosa e as bebidas claro. Famintas seguimos para o Porpino uma hamburgueria  bacana, com ar condicionado congelante e um ótimo atendimento. Não tem frango, então fui no vegetariano que não consegui comer todo, muito grande, queijo empano no lugar da carne. Bom. Com refri e 10% ficou 33 reais.

21-4-19

Fomos no ultimo horário da visita guiada ao teatro da paz, as 11h. Muito bonito, entrada 6 reais a inteira. Depois tem feira de artesanato na praça da república, onde fica o teatro. Chuva torrencial, mas mesmo assim, uber para praça princesa Isabel, onde pegamos um barco, 7 reais por pessoa, para a Ilha do Combu. Seguindo dica do Sr. Nilson, restaurante Solar da Ilha, muito bom mesmo! Comemos um tambaqui G (R$ 125), arroz extra (R$10) sobremesa, bebidas e ouvimos uma cantora MPB divina (R$ 12 couvert), pena que não anotei o nome. Lá tem piscina para crianças. Não tomamos banho de rio, pq a chuva não deu trégua.

Na saída decidimos conhecer a fabricação de chocolate da Ilha da Dona Nena e fomos com o irmão da dona da fábrica, Sr. Nauá, (91) 99622.9682 que nos cobrou R$ 10 para ir do solar até lá e depois nos deixar na praça princesa Isabel. Ele foi muito fofo, ficou preocupado de ficarmos sozinhas na praça, que é meio perigoso e voltou para nos avisar.  Ele faz passeio de barco para outros locais.

A fabricação é muito legal, quando vc chega é recebido por um funcionário que apresenta os chocolates para provar e depois vc entra na lojinha  e tem um vidro que vc pode ver a cozinha. Gostei bastante do fato de usarem a folha do cacau, que é linda, para embrulhar alguns produtos.

Descansamos um pouco no hotel e seguindo uma dica de motorista de uber, fomos ao Roxy bar...aí sim, acertamos no restaurante. Minha gente, que comida! Pense! A decoração é toda de cinema, bem bonito e pedimos um frango cm manteiga 61 reais e peixe com risoto parmesão 66 reais.  Dois pratos para 2 pessoas, quantidade e qualidade!

Aí fomos conhecer a aparelhagem crocodilo. A gente não poderia ir a Belém e não conhecer. Era em um local afastado e todo mundo falou para ter cuidado e que a gente não deveria ir. Enfim..,trata-se de baile funk, igual ao carioca, infelizmente, só que com algumas musicas bregas em rotação acelerada, aquela que a voz do cantor fica igual do pato Donald e uma batida carimbenha ao fundo (1 real para entrada de mulheres). Poucos casais dançavam, aliás pouca gente dançava. De bacana apenas a mesa do DJ em formato de jacaré, mas a gente foi embora antes de ver a boca dele abrir. Se vc decidir ir, sugiro sapato fechado pq o chão é molhado, não sei se de gelo ou chuva.

Na volta para o hotel, o motorista do uber tinha sido dançarino de brega e explicou que na verdade a aparelhagem crocodilo não é o tecnobrega que a gente tinha imaginado e que tem uma festa bregaço que nos atenderia, mas ela ocorre uma vez por mês, então teríamos que retornar a Belém.

22-4-19

Se estivesse tempo bom, eu teria ido para mosqueiro, mas a chuva me desanimou.

Voltamos para o ver-o-peso para comprinhas e de lá fomos comer no Tomaz, que é uma rede de fast food do Pará, comidas típicas bem baratas em pratos feitos. Então comi vatapá (R$16), e as meninas pediram vatassoba (vatapá e manissoba) (R$21), casquinha de siri (R$ 23), pato no tucupi e arroz de jambu (R$ 24) e caruru (R$16). Bebi um refri da marca splash (4) e ganhei creme de cupuaçu e ainda pedi sorvete cairu de tapioca (R$8).

De lá fomos conhecer a praça batista campos, bem bonitinha, ai veio a chuva, espera..., segue para Praça Brasil, onde as meninas tomaram o guaraná que é preparado nas barraquinhas, parece um Milk Shake.  Eu experimentei um pouquinho do básico que vem com  amendoim, como sou alérgica e tinha acabado de almoçar, passei. Tem opções com frutas e chocolate.

Voltamos para o hotel e  cansadas não saímos a noite.

23-4-19

As meninas foram para o aeroporto e eu troquei de hotel, fui para o Grão Pará hotel, achei o quarto melhor mas o café da manhã pior. Fui no museu Emilio Goeldi (R$ 3) que é um jardim, como aquário e animais, além de um museu mesmo, biblioteca, valeu a visita, pena que com chuva não deu para andar muito ao ar livre.  A noite jantei no shopping pela praticidade.

24-4-19

Fiquei descansando e depois fui no passeio pela orla de Belém que acontece terça a domingo as 17:30 até 19h pela companhia valverde na estação das docas (R$50). Interessante pq no final da tarde a luz é boa e tem apresentação de danças típicas com musica ao vivo. Claro que a chuva pegou o passeio no meio. O barco vai até a ilha de Combu e o ver-o-rio.

25-4-19

Finalmente uber para o aeroporto, presta atenção na hora de pedir o uber pq tem dois aeroportos, mas é o internacional mesmo. Meu voo era após o almoço,mas eu não almocei. No aeroporto saquei dinheiro no BB, pq não sabia se Alter teria banco

Cheguei no aeroporto e perguntei onde era o ponto de ônibus para Santarém, logo passou o busão (R$3). O trocador disse para eu descer em frente ao shopping tapajós, atravessar a pista e esperar o ônibus de alter. Demorou um pouco pq tinha acabado de passar um ônibus para lá. Reparei que no shopping tem mototaxi, então pode ser uma opção, mas acabei pegando o ônibus mesmo (R$3,60).

Em alter  fui caminhando para a pousada que reservei pelo booking e como era fim de tarde com sol, aproveitei para comer um queijo quente na D. Glória com refri 9 reais e andei ate a praia do cajueiro, a única nessa época que tem areia. Finalmente banho de rio.

Voltei para a pousada e embira fosse noite de carimbo, rolou uma preguiça e acabei dormindo.

26-4-19

Passeando pela orla fui abordada para fazer os passeios floresta encantada e pindobal, mas decidi ir apenas na ilha do amor que nessa época só é acessada de barco, me cobraram 10 reais para ir e 10 para voltar, mas acho que indo com mais pessoas, esse é o preço do barco e não por cabeça.

Maravilha solzinho, poucas pessoas, nada de rádio, areia mais branca que a do cajueiro. Na hora do almoço comi um PF de pirarucu (R$25).

Final de tarde, voltei para pousada e tive que sair com chuva mesmo para comer. O  dono da pousada, Elon, super gente boa, me deu carona até uma hamburgueria ,  que acho que se chamava  queijo alter..bom fica ao lado de casa de sucos. Comi um hambúrguer de frango com cebola muito bom com guaraná tchuauá, ou algo assim (R$23).

27-4-19

O tempo tá pior pela manhã, fui andando para conhecer o CAT que fica perto da praia do cajueiro. No final da tarde as crianças tomam banho ali, brincando no píer. Na volta para a pracinha fui abordada pelo Charles que ofereceu conhecer a floresta encantada e pindobal por 70 reais e no mesmo dia. Blz. Conheci três pessoas incríveis que estavam no barco e espero manter contato, duas delas de Niterói.

No meio do passeio da floresta encantada, muita chuva. Esse passeio só da pra fazer na época de cheia, é bonito e tem opção de usar caiaque e almoçar nos restaurantes. Eu gostei mais do pindobal que é uma praia de município vizinho, com quiosque e onde vc pode também almoçar. Dividimos um pirarucu com arroz, farofa e feijão Santarém que eu tinha comido na véspera, é uma salada de feijão. Dividimos por 4 e paguei uns R$30.

Na volta ficamos na ilha do amor, onde tomei uma caipi (R$10) e a noite fomos comer no restaurante italiano que fuça na praça. Muito decepcionante. Pra começar só tinha um tipo de massa, o prato individual era 54 reais e a massa veio dura demais. Não tinha drinks pq o barman tava em são Paulo. Enfim caro e ruim. Aí fomos beber em bar na orla Ty a caipirinha (R$16) maravilhosa, musica boa, decoração muito bonita e a dona do lugar super simpática. Um achado para salvar a noite.

28-4-19

Continuei no grupo de amigos e fizemos um passeio de barco para  a casa do Saulo com parada no lago preto, com água quentinha...uma delícia. A casa do Saulo é bem bonita e vc pode passar o dia lá, pagando apenas o que consumir. Ele mesmo recebe as pessoas com muita atenção. Escolhemos para 4 pessoas dois peixes, duas sobremesas e uma jarra de suco de graviola e uma caipi. Foi um surubim e um pirarucu com creme de castanhas, os dois pratos com banana. Tudo uma delícia ficou 80 reais para cada pessoa. Um pouco salgado para a região, mas nem se compara com o italiano que tem a mesma faixa de preços. O passeio foi R$100 por pessoa.

A noite nem sai para comer, pq estava cansada.

29-4-19

Passei o dia na ilha do amor. Comprei lembracinhas e comi pastel na praça. Fui dormir cedo voo era de madrugada. Por coincidência meus novos amigos pegariam o mesmo voo que eu, então dividimos um transporte para o aeroporto, (R$100) paguei um terço. De alter até p aeroporto leva 40 minutos. Indico pegar o transporte com Elon que tem uma caminhonete grande e confortável (93) 9144.0434.

O voo atrasou um pouco em Brasília e cheguei em casa doida para dormir.

Sobre a viagem, acho que poderia ter ficado menos tempo em Belém e ter planejado ir a Marajó. Quanto a Alter achei bem bonito e deu para aproveitar pq a chuva era pela manhã bem cedo ou a noite, mas acho que na estação seca (agosto a dezembro) deve ser bem mais bonito. Em setembro deve ser mais caro por conta da festa do Sairé e me disseram que em agosto tem muito gringo, então deve ta mais caro também.  Acho que outubro é ideal.

Obs: Todos os deslocamentos foram de uber, exceto em alter do chão.        

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.