Ir para conteúdo

santiago de compostela


Posts Recomendados

  • Membros

Gostaria de compartilhar mais uma viagem com vcs, fiz a tão sonhada e desejada caminhada a Santiago de Compostela. 

Fiz o Caminho  Português Central , iniciando em Porto Portugal.

Ao total foram 240 km. 

Meu nome é Joice e tenho 52 anos , SP. Brasil. Fui sozinha e sem internet, por opção. 

Desde já informo as mulheres, que querem ir sozinhas , que não tive nenhum problema, e que achei o caminho muito tranquilo, apesar de alguns moradores me alertarem para  não ir sozinha, principalmente o trecho de Rubiães, mas mesmo assim não encontrei problemas, o trecho é muito deserto porque muitas pessoas pulam esse trajeto , pela dificuldade , pois é um dos trechos mais difíceis que encontrei ,  é no meio da floresta com muita subida e muitas pedras, mas valeu a pena o cansaço.

Não vou falar aqui do que levar na mochila porque muitos posts já deram  essas dicas, mas uma coisa que muitos não falam , é que você NÃO  deve iniciar o caminho sem se alimentar ou levar alguma coisa pra comer, nos primeiros dias sofri um pouco com a alimentação, como saia muito cedo do albergue , pensando em tomar café em alguma padaria, me enganei , pois não tem nada próximo e também por ser muito cedo, estão todas fechadas, mas depois peguei o jeito, comecei a comprar os alimentos no dia anterior e preparar meu café antes de sair e também para levar no caminho, muitos posts aconselham não levar nada , para não pesar a mochila , mas achei essencial levar. São muitas horas andando , e acreditem não tem onde parar para comer.

O trajeto português foi muito tranquilho, até atravessar a fronteira, foi decepcionante, o caminho deixou de ser caminho de meditação e virou uma corrida contra o tempo , isso não vi em nenhum post. Conforme ia me aproximando de Compostela as pessoas acordavam cada vez mais cedo e praticamente corriam para chegar  e pegar uma vaga nos Albergues, na Espanha, os albergues tem menos vagas que em Portugal, então ganha quem chega primeiro , isso me deixou extremamente irritada. Percebi que a partir da fronteira , as pessoas quase não carregavam mochilas, e então fiquei intrigada, e descobri que elas despachavam suas mochilas, ou seja mandavam de táxi até o próximo Albergue, e assim podiam andar mais rápido e chegar antes para garantir o lugar, decepcionante. 

Fiz com orgulho todo o trajeto com minha mochila pesando 6,5 kilos aproximadamente.

Outra observação que gostaria de deixar aqui, e que também não vi em nenhum post , é que em Compostela o Albergue é muito longe da Catedral, então se puder dispor de um pouco mais de dinheiro reserve um Hostel mais próximo , pois com certeza chegará muito cansado e não terá muita disposição para andar tanto.

Se está pensando em fazer o Caminho, faça por você, não espere recompensas, apenas caminhe!

O Caminho Português é lindo e compensador.

Bom Caminho!

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...