Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Entre para seguir isso  
rafacarvalho33

Visitando o Parque Estadual Carlos Botelho - São Miguel Arcanjo

Posts Recomendados

Há um mês atrás comecei a pesquisar algum parque estadual que fosse próximo de São Paulo e que ao mesmo tempo fosse tranquilo, com trilhas e cachoeiras para serem conhecidas, assim cheguei na cidade de São Miguel Arcanjo, entrada para o Parque Estadual Carlos Botelho, localizado a 220 km da capital Paulista e 25 km da cidade de São Miguel Arcanjo.


 

4bd889_e35dc0e3ade74ae4b3212717cb89fbdc~

 


 

O Parque Estadual "Carlos Botelho" foi criado em 1982 e esta situado nos municípios de São Miguel Arcanjo e Capão Bonito, o parque é um dos mais importantes refúgios de vida selvagem da região sudeste do Estado de São Paulo, fazendo parte do contínuo ecológico de Paranapiacaba (incluindo o Intervales, PETAR e a Estação Ecológica de Xitué), constituindo um dos mais significativos corredores ecológicos conectores de remanescente da Mata Atlântica do Brasil, devido a essa importância, recebeu da UNESCO o título de "Sitio do Patrimônio Mundial da Humanidade". 
 

Assim, além de toda beleza natural, há toda uma importância para a preservação da região, hoje o local é considerado uma Unidade de Conservação protegida pelo Poder Público, que consiste em cuidar, manter e proteger toda a fauna e flora daquela região, ali abriga a maior população de muriquis, um dos maiores primatas das Américas, dos 1.200 monos-carvoeiros, mais da metade habita nas matas do Parque, ao lado de outras espécies, como a onça pintada.


 

4bd889_ba38ef4b27264285b24bcf553f05a4ce~

Meu cantinho no feriado. 

 



 

- Hospedagem 

 

 

Existem muitas opções na região, você pode ficar hospedado em São Miguel Arcanjo, ou ficar no núcleo Carlos Botelho, que fica bem na entrada do parque, porém só tem a opção de ficar em chalés e precisa marcar com alguma antecedência, a opção que eu escolhi foi ficar no Parque da Onça Parda, um camping com uma estrutura muito boa que fica dentro do parque, então o contato com a natureza se da a todo momento. 

O Camping conta um vestiário com 03 chuveiros com água quente, cozinha completa, a iluminação do camping é através de energia solar e ainda há espaços cobertos para locação, onde cabem de 02 a 04 barracas.

O Camping também ajuda com a contratação de guias turísticos, já que existem três trilhas que só são feitas com um guia, ate que gostaria de fazer sozinho, mas depois de ir com o guia, seria praticamente impossível acertar o caminho, fora que com o guia você aprende muito sobre a fauna e flora do lugar. 

A diária no feriado foi de 50 reais por pessoa e em final de semana normal cai para 45 reais. as reservas podem ser feitas no telefone (15) 99728- 1752 (Diego) ou pelas redes sociais do Parque (Marcel), os dois são os proprietários do Camping, super solícitos e estão sempre dispostos a ajudar durante sua estadia. 


**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****

 

4bd889_da74405c57b547c38992e8ac9570e258~

 

 

- Transporte 

 

O Parque da Onça Parda fica em torno de 220 km da cidade de São Paulo e para chegar lá somente com carro, pois a viabilidade de se chegar indo de ónibus ate São Miguel Arcanjo e por lá arranjar transporte até o Parque Carlos Botelho, pode ser um pouco complicado, ainda mais aos finais de semana, acredito que de carro seja a melhor saída, já que ele te da uma maior mobilidade. 

 

O camping fica a 2 km da entrada principal do parque, entrando em uma estrada de terra logo após a ponte sobre o Rio Taquaral, a estrada comporta qualquer tipo de carro.

 

 

- Alimentação

 

Já que acampei no Parque da Onça Parda, usei a cozinha para fazer minha própria comida, já que o camping fornece toda a estrutura necessária, mas para aqueles que querem comer fora, na entrada do parque tem um restaurante chamado Mata Atlântica, que oferece comida no forno a lenha.

Porém, recomendo comer o tradicional bolinho de frango na Casa da Rose, fica a 19 km da entrada do Parque em direção a São Miguel Arcanjo, quem for lá, é parada obrigatória.

 

 

4bd889_15ab15e6ebea4d87aab3baff8bc3d834~

 

 
- Atrativos 

 

O Parque da Onça Parda está inserido no entorno do Parque Estadual “Carlos Botelho”, uma das áreas mais bem preservadas de Mata Atlântica do Brasil e considerado Patrimônio Natural pela UNESCO.
 

  • Trilha da Cachoeira das Pedras do Ribeiro Bonito:

Trilha de nível fácil para quem já esta acostumado com o esporte, duração de 02-03 horas, percorrendo em torno de 05-06 km, a trilha precisa de guia, pois no caminho será necessário atravessar o rio algumas vezes e as entradas são difíceis de identificar, sou acostumado a fazer sozinho as trilhas, mas nesse caso não tinha como, pude perceber isso no caminho rs. 

Os guias da região costumam cobrar em torno de 25 reais por pessoa e podem ser adquiridos no Parque da Onça Parda

 

4bd889_150b2b4a95354010b33b24c0e5baaea0~

 



 

  • Trilha dos Monos:

 

A trilha da Cachoeira é a principal do parque e praticamente obrigatória, a segunda é a dos Monos, que também é de nível fácil, com duração de 02-03 horas de caminhada, percorrendo em torno de 05km, e também é necessário o serviço de um guia, já que a trilha também atravessa o rio e tem alguns pontos que há bifurcações que podem confundir. 

Ela tem uma subida bem íngreme, em torno de 30 minutos de subida, e tem uma corda para auxiliar o viajante. de resto é uma trilha normal, tranquila, e o serviço pode ser contratado no Parque no valor de 25 reais. 

Essas duas trilhas cruzam por diversas vezes o rio, então se prepare, porque você ira molhar o tênis, não tem escapatória.


 

4bd889_601b9d7ffb3d4ccaa68b7e17b0a78c9f~

 


 

 

  • Trilha da Onça:


Não tive tempo de realizar essa trilha, que é mais curta que a Trilha da Cachoeira e dos Monos e necessita de guia. 



 

4bd889_bc6d41b8583f48468b859691fc321477~

 

 

Além dessas 03 trilhas, existem outras que são auto guiadas, ou seja, você pode realizá-las sozinhas, como também praticar o boia-cross no rio que corta o parque. 

Todos esses atrativos citados saem do Parque da Onça Parda, porém a região conta com outras atividades como a ida ao Parque Taquaral, existem Vinícolas que podem ser visitadas , outras trilhas que saem do núcleo Carlos Botelho (que fica na entrada do Parque), além de outros esportes de aventura. 

A região, por ser próxima a São Paulo, é uma ótima dica para quem quer descansar um pouco e ter esse contato com a natureza, as trilhas são leves, a estrutura é boa, a cidade de São Miguel Arcanjo é muito bonita, com alguns bares e restaurantes, enfim.... fica a minha dica de passeio. 


 

4bd889_ac75082cc9b04e408c57e4747278bd4b~

 

 



Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

 

 

 

Follow me

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  


×
×
  • Criar Novo...