Ir para conteúdo

Conhecendo a Serra do Lopo em Extrema MG


Posts Recomendados

  • Membros

Com a recente ATM ( Abertura da Temporada de Montanha) estava na hora de selecionar algum pico próximo a cidade de São Paulo para fazer um bate volta. 

 

O destino escolhido foi a SERRA DO LOPO, um conjunto de montanhas na divisa de Extrema (MG) e Joanópolis (SP), onde se encontra o Pico do Lopo ( Pedra do Cume), o mais alto da região com 1.700 metros. 


 

4bd889_e406cf26b2fe4d3bbf28e980e7ed9be6~

 Visão de Minas Gerais e São Paulo na Rampa de voo livre de Extrema.



- Como chegar 

 

Há melhor forma, sem dúvidas, é ir de carro ou então com uma agência de viagens de confiança, a cidade de Extrema fica as margens da Rodovia Fernão Dias, chegando na cidade terá muitas placas informando o local da trilha, a principio caso precise perguntar na cidade, é só falar da rampa de voo livre, a estrada para o começo da trilha fica na mesma estrada da rampa, podendo também estacionar e admirar a beleza do lugar como na foto acima. 

Seguindo 900 metros em frente você chegará a uma portaria (se for de final de semana terá um rapaz cobrando R$20,00 de entrada por pessoa), você terá acesso a pousada, podendo estacionar o carro, usar os banheiros e ter acesso a trilha.

Eles dizem que a trilha passa pela propriedade privada, e com isso eles cuidam da manutenção da mesma, mas depois das Pedras das Flores ate o Pico do Lopo, a trilha não tem nenhuma sinalização e em uma parte em que seria necessário uma corda/grampo ou ate uma escada para ajudar na subida, não há, no final reclamamos com os donos sugerindo essa implementação.


 

4bd889_bfe1b1d4093d4fc6a62dddddb115c8c6~

 Pedra das Flores




- Subida para o Pico do Lopo

A subida chega a ser cansativa em algumas partes, mas nada que prejudique o passeio, a trilha tem em torno de 7/8 km (contando ida e volta), em sua maior parte do tempo é feito em mata fechada, porém os pontos mais visitados, para tirar fotos, descansar e apreciar a paisagem, fica em descampados, em enormes pedras na serra com forte incidência do sol.

Você passará por: 
 

  1. Pedra do Altar

  2. Pedra dos 05 Dedos

  3. Pedra dos Cabritos

  4. Pedra das Flores

  5. Pedra do Cume 

 

4bd889_a9600823505b43e8a0617702824926ec~

 Pico do Lopo ao fundo


 

Todos esses lugares citados acima é caminho para a Pedra do Cume, as vezes tendo que fazer pequenos desvios, mas são fáceis de achar, a trilha no seu começo é bem demarcada, mas após a Pedra das Flores, as placas somem, podendo confundir o viajante.

Há uma parte em que precisa escalar uma pequena pedra para se chegar ao cume, há certa dificuldade que seria facilmente resolvido com uma corda, um grampo ou uma escada de madeira pequena, que serviria de apoio.

Recomendo que faça uma reclamação na entrada do parque para eles estarem cientes das mudanças que precisam fazer. 



- Dicas 

 

Leve:

  • 2 Litros de água (no mínimo)

  • Lanche e frutas

  • Boné

  • Óculos

  • Protetor solar

  • Blusa de Frio ou corta vento (o frio da montanha as vezes judia rs) 

  • Protetor Labial
     

Melhor época é sempre no outono/inverno, época que dificilmente terá incidência de raios e trovões, e muito menos chuva, mas sempre fique atento a meteorologia do dia.

Não se esqueça de sempre trazer seu lixo de volte, ajude a cuidar e preservar a natureza.

Caso seja marinheiro de primeira viagem ou nunca tenha feito a trilha para o Pico do Lopo, recomendo que contrate um guia que conduza você e seu grupo com segurança. A trilha é considerado um esporte de aventura e todo cuidado é pouco. 



 

4bd889_41d503d92b704b02895bb79c1e5a2626~

 Relaxando no Pico do Lopo


 

Espero que tenham gostado do relato, para qualquer dúvida só mandar mensagem pelas minhas rede sociais, estou presente no Instagram no rafacarvalho33 e no Facebook no Follow The Portuga.

 

 

**** Aos amigos do blog que vão viajar e reservar sua hospedagem, peço para usarem minha caixa de pesquisa na página inicial do site, assim o Booking repassa uma parte da comissão para mim, ajudando eu a seguir com o trabalho aqui no blog, isso não gera nenhum custo adicional para você. Valeu =] ****

 

 

Follow me
 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...