Ir para conteúdo

Pacífico devora dezenas de metros do litoral chinês ao ano


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pacífico devora dezenas de metros do litoral chinês ao ano

 

A erosão é agravada por fenômenos naturais, como tufões, mas também é causada por atividade humana, de acordo com relatório de agência do governo

 

 

 

PEQUIM - A China assiste a um recuo gradual de seu litoral leste, devido ao avanço do Oceano Pacífico, que a cada ano destrói dezenas de metros de costa, segundo um relatório da Administração Oceânica Estatal, citado pela agência Xinhua.

 

O aumento do nível das águas, a fraqueza natural do litoral arenoso e as freqüentes tempestades aceleraram um processo de erosão, pelo qual o homem tem grande parte de culpa.

 

Na província de Jiangsu, por exemplo, o litoral, de 19,75 quilômetros de extensão, perdeu uma média de 16,8 metros a cada ano, desde 2003.

 

Desde aquele ano, o litoral da província de Shandong perdeu 6,8 quilômetros, elevando a 35,6 quilômetros a extensão de litoral afetada pelo processo de erosão.

 

Um estudo feito ao longo de 15 quilômetros do litoral da província de Liaoning mostra que o mar avança 0,7 metro a cada ano, e que a proximidade da água destruiu estradas litorâneas e ameaça plantações, edifícios e florestas.

 

A extração de areia de praias e fundos marítimos, bem como a construção de edifícios no litoral, entre outras atividades, são causas de erosão que devem ser atribuídas exclusivamente ao ser humano, diz o relatório.

 

Fonte: estado.com.br

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...