Ir para conteúdo

Novo passaporte entra em vigor


Michael Darolt

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Novo passaporte entra em vigor

Medidas adotadas garantem importante avanço de segurança

 

Júlia Gouveia

 

SÃO PAULO - O passaporte brasileiro acaba de ganhar uma versão renovada, com importantes avanços na questão de segurança. Desde segunda-feira, o novo modelo do documento finalmente começou a ser emitido, depois de ter sido anunciado para o meio do ano, mas, por enquanto, apenas em Goiás e no Distrito Federal. Segundo a Assessoria de Imprensa da Polícia Federal (PF), a intenção é que até abril de 2007 os outros 116 postos do órgão em todo o País também já possam expedir a nova caderneta, cuja validade continua sendo de cinco anos.

 

Com o novo modelo, o Brasil passa a observar as normas estabelecidas pela International Civil Aviation Organization (Icao), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por fiscalizar assuntos relativos a aviação civil e a documentos de viagem. De acordo com a PF, a grande diversidade racial brasileira torna os passaportes nacionais um dos mais cobiçados no mercado mundial de falsificações. Para dificultar possíveis fraudes, 16 medidas de segurança foram adotadas no novo documento.

 

Com recursos de dar inveja ao agente 007 James Bond, o passaporte passa a contar com código de barras bidimensional, paginação em filigrana, fio de costura luminescente bicolor e fundo com impressão íris, entre outros itens. Na barra, por exemplo, estarão armazenados dados pessoais e a foto será digitalizada (não será mais necessário apresentar retratos 5X7 datados). Outra mudança notável: o documento deixa de ser verde-oliva e passa a ser azul-escuro, conforme determinação do Mercosul.

 

O novo passaporte ainda não tem preço definido. Atualmente, custa R$ 89,71. Especula-se que chegará a custar em torno de R$ 150, que, se confirmado, representaria um aumento de quase 70%.

 

Em São Paulo, o documento (ainda o antigo) pode ser requisitado na superintendência da PF, no Boulevard São Bento e nos shoppings Eldorado, Ibirapuera, Alphaville, Tatuapé e Internacional de Guarulhos. É preciso apresentar identidade, certidão de casamento, título de eleitor e certificado de reservista.

 

Lembrete: o modelo verde-oliva não precisa ser substituído pelo novo antes de sua data de expiração.

 

INFORMAÇÕES

 

Anote na agenda

Superintendência Regional de São Paulo da PF

Tel.: (0-11) 3616-5000

www.dpf.gov.br

 

Fonte: estado.com.br

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...